sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Sera que ele é cesarista????

Agora que todos ja sabem que Creyce esta gravida, pensando no bem estar do meu sobrinho e tentando ajuda-la, ja que essa caminhada é totalmente nova pra ela, vou escrever em resumos algumas dicas pra ela se dar bem na gestaçao em rumo ao parto normal que ela quer.....
  Pra quem nao sabe, Creyce é a Carol do tio Hélio......esse  apelido  era do tempo em que faziamos facul juntas, encaravamos longos engarrafamentos e de tanto zuar, pegou, de maneira que Chris por exemplo so a identifica como Creyce pois vamos combinar?! Carolina é um nome lindo e portanto temos mais de um na familia e a cada dialogo isso da um rolo kilométrico de explicaçoes de quem é quem.

 Voltando nos cesaristas, nao é segredo ou nao deveria ser pra ninguem que de todas aquelas mulheres que dizem querer um PN , sao poucas as sortudas que consegue, ate porque, EU falo de parto digno, esses do tipo escabrosos que as vizinhas , tias e manicures adoram contar, ficam totalmente OUT da minha lista!
 Médicos de plano de saude entao....terreno pegajoso, sao raros aqueles que encaram e SABEM encarar um PN como deve ser, entao aqui vai uma listinha pra Creyce usar toda a labia dela (pois ela tem!) pra saber se o Dr simpatico e bacana dela vai realmente ASSISTIR (pois quem faz o parto é a mulher) seu PN e acima de tudo, sem aquele monte de intervençoes que alem de acabar com a beleza da experiencia, podem desencadear uma cesarea que inicialmente nao seria necessaria.

  Creyce, atençao....chegue la com o seu sorriso e simpatia de sempre e diga que como toda gestante voce esta ansiosa e queria saber mais detalhes sobre o parto, se ele disser ok....vambora,  se ele vier com papo de que so mais pra frente voces verao isso, começe a prestar bem atençao!!
  Claro que voce vai insistir e dizer que tem umas perguntinhas pois sabe como é né, todo mundo fala muita coisa e voce acabou ficando cheia de duvidas, quem melhor que o seu médico pra esclarecer (essa parte ele vai gostar!).
  Pergunte a ele quantas semanas dura a gestaçao pois cada um fala um troço....se ele disser eu so espero 40 semanas, game over, EU daria um Hasta la vista baby e caçaria por outro, mas se ele disser que dura 42 semanas com monitoraçao mais intensiva nas ultimas duas semanas, nada mal;

Ai emendando nessa pergunta, e ainda fazendo alusao às manicures e menssageiras da agonia (sim, pois basta emprenhar pra topar com uma a cada 2KM), manda aquela de "E se passar da hora???? Porque Dr, tem gente que ja me disse que TEVE (adoro esse teve bem enfatico!) que ser cesarea pois o bebe nao deu sinais.......se ele nem tocar no assunto induçao, sim, pois induçao existe.....dificilmente voce vai parir com esse senhor, a nao ser que Nossa Senhora do bom parto seja bem sua amiguinha e te ofereça o PQ como presente, o famoso parto quiabo que pode rolar ate no taxi, sonho de consumo de muitas loucas como eu!

 Pergunte tambem se é necessario voce ficar no soro, se ele disser sim...ai ai ai! Se faz PN, gosta de intervençoes, pergunte sobre a sua liberdade de escolher a posiçao final, se voce podera ter movimentos livres durante o TP ( trabalho de parto) ou se sera obrigada a esperar deitada na cama; legal saber sobre acompanhantes, se voce podera ter quem voce escolher na sala de parto e pergunte a ele o que ele acha de uma doula.....essa é boa pois vai mostrar se ele tem algo contra a ser observado por quem entende da coisa ou nao, cesaristas nao gostam de doulas pois eles perdem terreno e inventar desculpas escabrosas perto de quem tem o minimo de conhecimento é mais dificil.

 So acrescentando, ja que Carol/Creyce é novata, doula é uma profissa bacana que costuma a acompanhar as gestantes antes, durante e depois do parto dependendo do acordo, ela manja muito da coisa, aplica massagens, da palavras de conforto, procura maneiras nao farmacologicas de minimizar a dor, enfim, é a tia Angela do parto.......

 Bom perguntar tambem em caso do bebe estar sentado (pélvico), se ele mandar logo o veredito cesarea, péssimo, se ele disser que ainda tem tempo, que o bebe pode virar ate durante o TP, ou que existem tecnicas como a moxa, versao externa e acupuntura fora outros, bom sinal!!

 Mais algumas dicas pra ficar de olho:

 Médico que faz PN atrasa, da bolo por estar assistindo parto de vez em quando, nao fica pedindo milhares de exames pra se apoiar como cabide e tentar achar aquela pulga que mata a confiança de qualquer gestante, como um doppler sem necessidade.......simpatia deveria ser o ultimo criterio pra se escolher um médico pois à primeira vista, a maioria deles sao bacanas, mas em vista de um churrasco em familia, podes crer que voce ira pra faca com a desculpa mais deslavada possivel e quando chega nesse estagio a coisa complica, raras sao as que caem fora....

   Um site completinho e que tem um teste é o  Amigas do Parto (http://www.amigasdoparto.com.br/teste.html)    otimo pra quem esta entrando no terreno, essas que coloquei aqui de forma mais descontraida sao as minhas preferidas, mas tem muitas outras maneiras de saber se com aquele médico ali voce vai parir ou ser cesareada.......

  Carol, ainda vou por aqui muita coisa pra voce.......essa sua gestaçao so veio contribuir pro blog da titia aqui nao ficar vazio! bjao

2 comentários:

Desnuda disse...

Ju! No meu tempo não tinha internet e as minhas fontes eram as curiosas e escabrosas estórias. E eu gestanalfa! Sofriiiiiiiii! Aff.


Beijos nossos em todos!

* Aqui está uma dificuldade para entrar na net. Quedas de luz quase que diárias. Falta de luz ( aí falta água tb #%*¨%$#@*), e conexão fujonas e " di normal" péssima!

Anônimo disse...

Hello, as you can see this is my first post here.
Hope to receive some assistance from you if I will have any quesitons.
Thanks in advance and good luck! :)