segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

E o natal se foi.......

Natal ja nao é grande coisa pra mim desde muitos anos, me lembro que quando criança esperavamos o ano todo por essa data, eu nao acreditava em papai noel ha muito tempo mas mesmo assim era muito bom, no dia 24 iamos sempre pra Morro Agudo na casa da tia Daniza, era a oportunidade de reunir a familia toda, aquele amigo oculto imenso e interminavel onde eu cochilava no meio ou ia correndo na sala ver o especial da Xuxa, alias, como esperavamos esses "especiais"......depois de um tempo ficou complicado, alguns anos iamos pra casa da mae do meu ex padrasto, Vo Armenia, tambem era muito bom e dia 25 era o natal tradicional na Vò Neusa......com balanço do vô, piscininha Tony e um dos tios vestidos de papai noel, alias, duas diversoes favorita dos netos eram essas, descobrir onde estavam guardado os presentes e depois descubrir quem era o papai noel da vez!
   Quando começamos a crescer, parece que as coisas mudam, notamos que muitas das vezes alguns sorrisos nao sao assim tao alegres e que essa data muita das vezes é dia de sofrimento pra alguns e esforço pra muitos, esforço em fazer algo bacana, mesmo que nao esteja a 100% so pra nao tirar a magia das crianças, e é por esse motivo que eu ainda comemoro natal.
   A principio nao ligo pra papai noel e acho que seria bem mais facil se meus filhotes nao acreditassem no velinho, nao sou contra magia e conto de fadas mas acho o papai noel injusto, em tempos de miseria, prefiria dizer aos meus filhos que foi Chris que com dinheiro do trabalho dele que proporcionou aquela alegria toda a dar créditos a um velho vestido de vermelho que nao passa na casa de todo mundo,que da cinco brinquedos pra uma criança e nenhum pra outra.....mas, enfim, justo eu tenho um filho encantado pelo velinho e sim, joguei o jogo ate o fim!
    A preparaçao começou com as compras de natal no dia 21 (é, como boa brasileira, deixo tudo pra ultima hora!), fomos mamy, Lipe, Alexandre e eu com Karen num centro comercial, ja nao bastasse a mala que mamae trouxe com presentes da familia toda, ainda tivemos o topete de comprar mais coisas.
   No dia 23 comecei a fazer minha sobremesa de natal, quis fazer à la francesa mas com um toque tropical, aqui é tradiçao por sobremesa um rocambole, nao importa o sabor e que se chama buche de noel, eu decidi fazer um de maracuja...depois de terminar as embalagens dos presentes (que duraram duas madrugadas por causa da exitaçao das kids!), fui pra cozinha queimar barriga, nada complicada a receita, mas a decoraçao........ Chris  eu passamos mais de uma hora pra fazer, eu tinha uma ideia, ele outra......ele inventou de fazermos um dragao ou lagarto decorando com rodelas de banana caramelada e kiwi, ficou lindo mas e a cabeça???? Pois é, pequeno detalhe, pra nao fazer outro bolo so pra isso, desistimos mesmo e chegamos ao ponto de partida, minha deco simples com arvores de natal feitas de kiwi e palito, ficou uma graça, pena que nao tiramos foto!
   O dia 24 se desenrolou como outro qualquer, ficamos em casa, Karen passou à tarde e no inicio da noite eu fui pra cozinha e Chris levou as crianças pra banheira, essa foi a maneira que encontramos de fazer o papai noel passar pela janela da sala e encher a arvore de presentes.
  Depois de arrumar a mesa  tiramos Mathieu e Ciça da banheira, a ideia era fazer festa do pijama com eles, Mat de batman, Ciça de branca de neve   e Alexandre de homen aranha mas Ciça ja cansada nao topou, prefiriu ficar de fralda.
 Eis que os dois vendo a porta da sala fechada, coisa que nao é normal aqui em casa,  se precipitaram para abrir e assim descobriram a nossa arvore!
   Mathieu apesar de maravilhado nao deixou de perguntar o porque dele nao ter visto papai noel, eu disse que tambem nao vi, que ele veio rapidinho enquanto estavamos todos no quarto e ele logo partiu com Ciça pra abertura  dos pacotes, ficou engraçado pois era tanta coisa que eles mal abriam um e ja partiam pra outro sem nem ver direito o que tinha dentro do pacote aberto......depois de uns minutos de brincadeira passamos à mesa, as tradicionais entradas, foie gras e saumon defumado....depois o prato nada tradicional, ficamos com um simples arroz e noix de Saint Jacques à la creme feito por Chris, uma delicia!
     Passamos o resto da noite à brincar com a nossa coleçao playmobil, Chris, Lipe e Mathieu montaram tudo na mesa, Ciça logo dormiu!
   No fim da noite comemos a sobremesa e fomos pra cama, ja que no dia seguinte teriamos que nos preparar para ir à Sophie.

   No dia 25, como previsto, fomos almoçar na minha sogra. Foi legal, a cada ano vamos so Chris, Mariane , as crianças e eu mas esse ano teve nao so mamae e Lipe mas tambem o namorado da Mariane, passamos a tarde como de costume comendo e conversando e as crianças brincando, aproveitaram a falta de vizinhos pra pularem e correr muito .

        Um dos meus melhores presentes rolou no dia 26, dia 25 à noite tivemos uma mensagem do Irmao Jean, amigo de infancia do Chris que esta pra se confirmar padre ano que vem, ele (na verdade se chama Xavier,  irmao Jean é depois da entrada dele pro monastério) cresceu com Chris, passaram um pedaço da adolescencia juntos e Chris sempre teve um carinho enorme por ele, hoje entendo porque!
      Ele confirmou uma passada aqui em casa pra tarde de sabado, foi otimo, ele vai batizar Ciça e Alexandre e gostaria de alem de rever Chris, saber mais sobre a gente, religiao , nossa vida.....e contra a tudo que possam imaginar, é uma pessoa com conversa super agradavel, so percebemos que é um futuro padre pelo vestuario. Nessa mesma tarde tive Sophie ao telefone dizendo que nao poderia vir nos encontrar mas que jantaria com ele na casa dos pais dele, mas Chris e eu acabamos roubando o convidado da noite, ele me ajudou a preparar a mesa, jantar e nao resistiu, ficou pra comer conosco! Prometemos nos ver recentemente e estou feliz com a nova amizade, apesar de ter uma fé diferente da dele, gosto de conversar sobre religiao e acima de tudo com pessoas que tem a cabeça aberta!
        Ainda nao falei com Sophie mas ja posso imaginar a decepçao dela em nao ter visto Frere Jean no sabado à noite na casa dos pais dele.........





Um comentário:

Mirelle disse...

hahaha! quanta foto gostosa! natal com criança eh outra coisa ne? so faltou isso no meu! logo logo planejo meus filhotes tb!