quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Batizado - parte 1

Bom, tenho escrito pouco por aqui pois nesses ultimos tempos toda energia e concentraçao estao servindo pra organizar o batizado das crianças.....é eu sei, à principio deveria ser tudo rapido e simples, e é.....mas dessa vez, como ja disse milhares de vezes por aqui em passagens, tudo sera diferente!

  No batizado do Mathieu eu estava super perdida, nao sabia como ia rolar, nao estava  entusiasmada, escolhi os cantos por serem os mais bonitos e nao exatamente pelo significado, nao conhecia ninguem da Igreja em questao, foi uma correria sem fim, pois os padrinhos quase ficaram presos no Rio e sem padrinhos nao teria batizado, a escolha dos padrinhos nao foi a acertada.....tadinho, hoje me da uma dor em ver que tudo poderia ser diferente, pena que nao podemos dar um passo à tras, apagar tudo e refazer......Deus é testemunha de o quanto eu queria que Mathieu participasse tambem dessa cerimonia.

 Enfim, eu nem sabia se iria batizar Ciça, muito menos Alexandre.....a grande madrinha de todos os meus filhos, e a oficial da Ciça é Renatinha.....pensavamos muito em como fariamos, se la no Brasil, aqui....quem seria as madrinhas ja que a escolha no Brasil é farta, tenho primas merecedoras de sobra, todas sao no fundo um pouco madrinha das crianças, entao eu oscilava entre a desistencia e a vontade de fazer algo novo, pois ao mesmo tempo que me dizia que era so uma cerimonia linda, nao queria diferença entre as crianças.
  Re partiu antes dos nossos planos se concretizarem, tinhamos acertado mais ou menos batizar as crianças em Agosto passado, logo apos o nascimento do Alex e nao importando outros padrinhos e madrinhas, ela estaria aqui batizando Ciça......surpresas do destino, ela desencarnou antes.

  Caramba, mais uma vez voltei à estaca zero e sem ela pra guiar minhas decisoes (sera?).
A escolha dos padrinhos e madrinhas dessa vez foi facil, sao dois casais que sempre me ajudaram, sempre taparam o buraco, que sempre estiveram por perto.....Solene é amigona, nossos filhos sao amigos, passamos dias juntas quando da, gostamos de reunir a criançada, organizar os aniverssarios....porque nao? Ela a cada gestaçao minha veio aqui dar um UP na arrumaçao, fazer compras, ate lavar roupa pra mim ja lavou!
  Karen? Poxa sem palavras.....sempre muito amiga, correndo a cada telefonema meu pra uma "depanage rapide"!......alias, ela é quem me levou pra maternidade e assistiu o parto do Alexandre....enfim, escolha feita!

 Alias, nesse entretempo, algo que pesou muito foi quem iria celebrar......Christophe tem um otimo amigo de infancia e adolescente que entrou na vida religiosa, pessoa muito especial que ficou super feliz em saber das crianças e a qual se ofereceu pra fazer a cerimonia, como negar??? Ao ver o sorriso no rosto dele a cada encontro, tenho certeza de que demos um passo acertado.
   Quarta feira passada estivemos no prieuré onde ele reside pra falarmos sobre a cerimonia e combinar os ultimos detalhes, dessa vez escolhi com gosto os textos, tivemos um papo agradavel sobre escolhas, ele e Chris riram dizendo que o catecismo era chato, falaram de pessoas que conheceram na época, ele quis saber sobre madrinhas e padrinhos, sobre a nossa intençao ao batizar as crianças.....tudo muito agradavel e ainda ao lado de um otimo "pain perdu", algo que se assemelha muito à nossa rabanada mas feita em tabuleiro.....DELICIA!

 Como tem que rolar um humor, a certo momento escolhendo os cantos, deixei pros dois pois nao conhecendo nada, tinha mais de 40 pra ler e tals.....eis que folheando as paginas, vi um onde metade do canto se resumia em Alleluia.....nada demais, nao fosse as altas zuaçoes que Chris e eu fazemos com o tal Alleluia......ao passar o olho, corri pra outra pagina pra continuar no sério.......eis que escuto sogra e Frere Jean entonando o canto.....caramba, eram tantos Alleluias, em tons diferente, ambos se sentindo Pavaroti, felizes em cantar e dizendo que sim, esse era facil de cantar e deveria constar, eu sentindo o riso na cara de Chris, abaixei a cabeça e tentei pensar em coisas sérias.....Chris por debaixo da mesa buscando meus pés pra catucar.....quando finalmente me acalmo, ele solta....Alleluia so conheço aquela , do  Jeff Buckley.....bom.....escolheram a Alleluia, nao a do Jeff e ja sei que durante a cerimonia, vou evitar algumas pessoas porque senao vamos acabar em gargalhadas!

    Enfim, tudo acertado.....por aqui geralmente rola um enche pança depois da cerimonia, nos faremos um buffet.......e sim, vai ter salgadinhos!!! Santa Karen que passou algumas horas fazendo kibe e coxinhas! Tambem é tradiçao a distribuiçao de dragees, aquelas balinhas que no Brasil conhecemos por portuguesas, com amendoas dentro....no Brasil sao os padrinhos que dao a roupinha, aqui parece que eles nao dao as roupinhas mas a medalinha ou cruz em ouro......os outros convidados dao presentes  à criança batizada, nao me lembro se isso rola no Brasil.....enfim, sabado estaremos por la festejando meus filhos......claro que voltarei recheada de fotos!

Um comentário:

Desnuda disse...

Alleluiaaaaaaaaaah !!! HAhahahaahahah Aff Maria...Quero saber e ver todas as fotos, Ju! Tia vai em pensamento,coração e espírito estar com voces! E Re, vai estar presente sorrindo também, porque onde está, vela por voces.

Ah, aqui dão medalhinhas, pulseirinhas, cruzinhas, brinquinhos, roupinhas, brinquedinhos, e até absurdos em geral kkkkkkkk! Ou vão só pra comer e beber kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Deus os abençoe. Beijos tamanho FAMÍLIA!