terça-feira, 9 de março de 2010

Batizado 2

   Quase um mês depois........eu sempre fui reconhecida por isso, mamae as vezes pedia fotos do Mathieu e eu demorava tanto a enviar que ela me dizia que veria o menino no auge dos seus seis meses na sua festa de 15 anos, é aquela coisa de amanha eu faço e no fim das contas esse amanha nunca chega, pois é....mas tambem tivemos varios contratempos, enfim, agora sim vou deixar aqui tintin por tintin o que rolou na cerimonia e como foi nos minimos detalhes!

      A cerimonia estava marcada pra 16:30 do sabado, dia 6 de fevereiro........eu nao arrumei praticamente nada, fora a escolha do que seria falado, Sophie dessa vez se ocupou de tudo, as minhas cunhadas ajudaram a organizar a sala dela e deixar tudo prontinho.

 Claro que saimos daqui de Villiers em cima da hora, apesar de começarmos a nos arrumar cedo, à cinco, ou melhor, à sete, fica complicado sair na hora.....mas nada disso era preocupaçao, a igreja era nossa, Sophie tinha as chaves e total controle, o diacono e seu amigo que vieram realizar a cerimonia tambem estavam à nossa disposiçao entao nada de pânico!
  Chegamos praticamente no horario acertado na casa da Sophie, que é pertinho da igreja para deixarmos algumas coisas na casa dela e partimos pra cerimonia, chegando na porta ja nos esperavam a familia Gautier , ou seja, padrinhos da Ciça, os dois diaconos e meu sogro.
   Logo em seguida chegaram Sophie com Marianne, Virginie e Ines....so faltava mamae que estava com a Karen e o Xavier, padrinhos do Alexandre.....mesmo assim o atraso deles foi minimo, foi o tempo de eu entrar na igreja, sentar, amamentar um pouco pra elas chegarem correndo.

   Assim começamos a celebraçao, normalmente aqui eles começam do lado de fora da igreja, perguntando aos pais o que eles desejam com esse batismo, e se eles desejam esse comprometimento com a fé catolica. Sao duas a tres perguntinhas feitas aos pais e padrinhos antes de entrar na igreja, mas com o frio que estava fazendo, nos fomos so ate a entrada.
    Claro que minha resposta foi a fé, nao me importo com o caminho religioso em que meus filhos vao trilhar apesar de deixar clara a minha preferencia ao espiritismo, mas se tem algo que nao quero que falte na vidinha deles é a fé....depois de respondida as questoes, Ines com Virginie  e Paolina distribuiram os livrinhos que Sophie fez para seguirmos a cerimonia.
  Fomos nos instalar nos primeiros bancos e Frere Jean começou a falar, o mais bacana é que o discurso dele foi algo totalmente diferente, ele falou da alegria de estar celebrando o batismo dos filhos do seu melhor amigo de infancia, relembrou dos tempos em que eles andavam sempre juntos, da maneira especial em que Deus fez esse reencontro, e algo que achei legal é que tinha momentos em que ele falava de Deus mas de maneira que nao incomodasse nem quem é ateu, o discurso foi amplo, bonito, cheio de ensinamentos. 
   Chris que nao é nada religioso gostou muito, alias, faz toda a diferença esse envolvimento e confiança em quem ira celebrar, realmente foi uma cerimonia so nossa .
     O diacono convidado amigo dele, Clemence Maria tambem falou umas poucas palavras e começamos com o primeiro canto.
   Lembram que falei que iria rir muito com os Aleluias do tal canto? Pois é, na na ni na nao, Sophie deu o sinal  no teclado, eles começaram a cantar e eu fui atras, cantei junto na maior, Chris de inicio olhou tentando rir mas ate ele cantou!
   Pausa pra falar das crianças, claro! Alexandre, um lord como sempre, Ciça intrigadissima, quietinha observando tudo e todos, Paolina e Luisa tambem ficaram observando e tentando participar, Mathieu estava com cobrinha na roupa, nao parava de se mexer, tipo eu na infancia hahahaha, e pra completar tinha Ines, minha sobrinha com apenas dois aninhos estava fogo puro e ela e Mathieu fecha uma otima parceria, ela doida pra aloprar e ele tambem, eu so ouvia ele perguntar ao Chris se podia ir vê-la hahahaha!
   Enfim, rolaram alguns cantos, umas duas leituras breve e fomos ao fundo da igreja onde tem a pia batismal, esse momento foi lindo demais, nem vou dizer que me emocionei varias vezes e os outros presentes tambem, Frere Jean fez a apresentaçao dos padrinhos, eu peguei Alex, Chris Ciça, ela foi envolta pelo xale fofo que Sophie fez, branquinho e macio (tipo o casaquinho da Lotta no charlie e Lola hahahaha) e foi o momento da consagraçao, da agua na testa, nao choraram nao.......depois os padrinhos confirmam sua responsabilidade e
acendem a vela juntos.

  Voltamos ao seio da igreja onde cantamos, fizemos a oraçao à virgem Maria que foi linda demais....todos nos voltados à ela na igreja, Frere jean finalizou e ai começamos à assinar os livros, nossa, quanta assinatura.....nao acabava nunca hahaha, era tipo Silvio Santos no auditorio, voce vem pra ca, voce vai pra la, pra ca, pra la por favor.......e as crianças aproveitaram esse momento pra subirem ao tablado no altar e brincarem muito, foi uma pulaçao! E a cerimonia chegou ao fim, com as crianças felizes brincando e perguntando quando é que passariamos ao "gouter" hahahaha, ou seja, essas sao minhas sobrinhs querendo saber do lanchinho, claroooooo!



   Ahh, duas passagens interessantes do Mathieu, no meio da cerimonia, ouvindo atenciosamente Frere Jean, ele perguntou ao Chris porque ele era "assim".......Mathieu ficou impressionado com a roupa dele que vamos combinar, parece que o cara saiu do Assassins Creed direto da TV, e a maneira ao mesmo tempo simples demais, magnetica......Chris nao soube responder e ficou na dele ate a proxima questao.....pai? Oi Mathieu.........Quem é o rei?  Hahahahahha essa foi a interpretaçao que ele deu a Deus, so que ele queria dar um oi....abstrato nao da né!


     As crianças ganharam cada um um cordao de ouro da Sophie, e Ciça como toda menininha, ganhou da madrinha cordao e pulseirinha....essa é insh alah, ela tem é ouro!
    Fechamos a igreja e partimos dali pra casa da Sophie, que estava prontinha para nos receber.
 A mesa estava linda, Marie Helene mandou uma braçada de flores que ficou perfeita na decoraçao, tudo simples mas muito aconchegante (Alô Nandoca??!!).
   Sophie preparou com ajuda das minhas cunhadas varias coisinhas pra beliscar e Karen levou coxinhas e kibe, gente....que delicia!!! Os diaconos se acabaram na coxinha, nao queriam saber de outra coisa, sucesso absoluto hahahaha! Tudo estava delicioso....as crianças se acabaram de brincar, Mathieu e Ines na correria, Ciça, Luisa e Paolina mais reservadas brincando juntas.
   Conversamos bastante, rimos demais pois mamae e Karen juntas é riso garantido, fofoquei bastante com Solene ja que nao nos viamos fazia uns dois meses e comi muito pra variar!
  Lipao ficou responsavel pelos clics, como é bom ter alguem se preocupando com as fotos hahaha, fiquei de boa aproveitando, alias, eu nao fiz NADA, fui de convidada!
   Sophie completou o menu com um bom rosbife.....meus carnivoros adoraram , estava realmente delicioso!
   Enfim, chegou a hora do parabens.....parabens? é......Ines completou dois aninhos no dia 4 entao celebramos tambem seu aniverssario, Sophie fez uma "piece montee", é o bolo tradicional deles aqui pra festas, sao bombas macias com creme de baunilia dentro coladas por um caramelo feito em casa, ficou uma graça! Teve tambem o famoso bolo dela de cholocate, nozes e laranja confeitada.....adoro!
   No fim, saimos de la bem tarde, as crianças brincaram muito, nos nos divertimos bastante, foi otimo!

 Foi tudo tao legal que ja estou aqui, com a cabeça cheia de ideias hahahahaha......

2 comentários:

SAM disse...

Ju, que lindo! Fiquei aqui sonhando rsrs. Aff Maria!!!!

Beijos tamanho família!

Jamileh disse...

Juuuu escritora!!! Entrei na estória, viajei, parecia q estava lá! Bom, me emocionei e tenho certeza q Rê deu sua passadinha por lá, abençoando todos e seus afilhadinhos ;) Estavam todos lindos e parabéns a você e a todos que fizeram parte disso! Que Deus ilumine sempre vcs e vc pra lá, vem pra cá, ohooiii hi hii...kkkkk mto bom! Te amo mto!