domingo, 21 de março de 2010

Rotina, uma necessidade infantil!

Quando me casei com Chris, minha rotina no Brasil nao vou dizer que era zero, ja que eu tinha a faculdade e a tarefa de levar meu irmao de manha na creche, mas era bem mais light. Eu tinha horror daquela coisa de "todo dia ela faz tudo sempre igual....", dizia a mim mesma que nunca cairia nessa armadilha, ainda mais por ter tido exemplos perto de pessoas que praticamente nao viviam pra manter uma rotina pesada.

 Quando cheguei aqui na França, a ultima coisa que tive na vida foi rotina, com os horarios de trabalho do Chris, a gente vivia praticamente à margem, dormiamos quando a maioria esta trabalhando, jogavamos play quando a maioria ja estava dormindo, nao tinhamos horarios pra refeiçoes, tudo era feito quando tinhamos vontade, eramos so nos dois.

Quando Mathieu chegou, eu nao instalei rotina, ele como um super baby easy going, nem sentiu falta, com medo de me aprisionar, eu fazia ele dormir tarde, assim era contato garantido com Chris e tambem pelo motivo que ele acordar meio dia nos ajudava bastante, e assim passamos um ano e meio, ele nao tinha problemas de sono, nem pra se alimentar, topava tudo e sempre de bom humor.

Quando inscrevi Mathieu na escola, foi com um peso nas costas pois sabia que essa moleza iria acabar, o que eu nao sabia ainda é que ela iria acabar por vontade minha!

A madrinha da Ciça, Solene, sempre me disse que eu era boba, que colocando as crianças pra dormir as oito em ponto, depois eu teria a noite toda pra fazer o que quisesse, eu retrucava que de todo jeito eu tinha, pois no outro dia enquanto ela acordava as sete pra trabalhar, eu ficaria na cama com Mathieu ate meio dia, mas com a entrada dele na escola e a chegada de Ciça, compreendi que sem rotina a gente nao vive!

O declic rolou quando Chris partiu no inverno em tournee, passei algumas semanas sozinha e aos poucos a rotina se instalou sozinha, acordavamos super cedo pra levar Mathieu na escola, ia buscar pra almoçar em casa, levava novamente, siesta da Ciça que muita das vezes era curta pelo horario escolar do Mat, ia buscar Mathieu e quando ele chegava em casa, se eu nao desse janta as seis e banho as sete, ele dormia direto no sofa sem comer e sem se lavar. Esse foi o primeiro motivo.
 Depois de uma semana, reparei que fazendo todos os dias praticamente o mesmo, Ciça que era uma high need se ajustou melhor, e oito e meia ambos estavam na cama dormindo.......esta certo que inicialmente eu ficava me sentindo sò com meus pimpolhos dormindo, tinha vontade ate de acorda-los so pra ter o que fazer, mas descobri que com esse tempo disponivel ficava muito mais facil de ficar no computador, ligar pro Brasil, vi telefilmes, aluguei outros......e eis que um dia Chris chega as nove e meia e descobre o silencio......"Juuuuu,  cade as crianças???? ...................ué, estao dormindo doce........Ja????? Nao vao acordar nao? Nao....agora vao ate as sete e quinze! Ele nem acreditou !
   Outra batalha se fez presente, quando estou sozinha, instauro a rotina numa boa, quando papai esta em casa, Mathieu aproveita o pretexto saudades pra ir dormir um pouco mais tarde.....hoje ja nao destroi a rotina dele mas no inicio era complicado, eu passava duas semanas pondo eles no ponto pra em tres dias Chris acabar com tudo, ate que ele tambem percebeu a importancia da rotina depois da professora reclamar que Mathieu durante a tarde (escola aqui é integral) estava sonolento e as vezes dormia no canto da sala!
  Nao deixo de ir jantar na casa de alguem, ir numa festa, nada disso, mas estando em casa, eles tem horarios sim......a facilidade é que bébés e crianças aprendem por repetiçao, se voce faz a mesma coisa todos os dias, depois de um certo tempo é automatico.
 Tambem percebi que com um so filho é possivel viver sem rotina mas com dois nao, eu precisava dos horarios regrados pra me organizar na limpeza da casa, no almoço e janta das crianças, nos banhos, enfim, pra poder fazer tudo na tranquilidade.
 Hoje com tres, nao vivo mais sem ela.
Alias, em todos os livros no mercado sobre sono dos babies, um ponto em comum em todos eles, seja do metodo do choro (que eu NAO concordo ) ou de outros, como o da Elisabeth Pantley, todos eles pregam a rotina, acima de tudo aquele ritual antes da hora de dormir. Tirando a parte benéfica no desenvolvimento deles, ja que a rotina permite um sono mais ajustado onde a criança dorme  a quantidade de horas em média pra idade.
  Ciça nesse inicio de ano esta na fase de transiçao onde nao quer mais dormir à tarde, ja sei que ao entrar na escola em setembro, esse soninho vai voltar.....a rotina vai mudar!
 Alias, aqui temos rotinas diferentes a cada estaçao hehehehe, no inverno é sempre aquela mesma coisa, saimos pra escola, caminhadas curtas, mercado no fim do dia e saidas nos fins de semana, ja na primavera começamos com o parque diariamente apos as aulas, mesmo que seja quinze minutinhos, fora o parque dos finais de semana.....ja no verao é uma delicia, é a tarde toda no parque, banho, barriga cheia e cama! Como o sol se poe bem tarde, eles dormem mais tarde.....dificil ir dormir as oito e meia com o sol à pino la fora!
Ja no outono se demos sorte, ao menos no inicio da pra ir ao parque na saida da escola, mas como geralmente chove muito, a rotina é bem parecida com a de inverno.....
  Enfim, esta ai o depoimento de quem um dia disse NUNCA e que no fim aprendeu a NUNCA mais usar essa palavra, ja que hoje, depois de muitos anos de moleza, sou totalmente adepta da rotina e recomendo! bjos
MAthieu e Ciça no soninho depois de se rabiscarem todo..... primavera  de 2008!

3 comentários:

Myria Cabanach disse...

Que fofos teus filhos dormindo.
Do mais concordo que rotina é indispensável, no meu caso não tenho filhos (ainda... o primeiro vai estar nascendo em novembro :p), mas pra conseguir conciliar universidade, trabalho, marido e casa, sem rotina é impossível... mas as vezes a preguiça bate e acabo saindo da linha, afinal ninguém é de ferro.

abraço querida.

ctleal2004 disse...

Ju,

so aprendi a ter rotina com os franceses viu rsrs!! Na minha casa dormia, acordava e comia na frente da tv qdo queria.
Minha sogra sempre brigou comigo no começo, mas hoje so tenho agradecer, pq com essa rotina fico mais disposta para as meninas e tbm posso me dedicar outras coisas q nao teria tempo se nao fosse pelas regras.

Ja falei q adoro teu blog!!!??
Bjokas da terrinha

Anônimo disse...

necessario verificar:)