domingo, 28 de março de 2010

Slings - quando a desinformaçao traz o panico!

Essa semana me chamou muita  atençao varias materias sobre o Recall que rolou nos USA sobre carregadores do tipo baby bag que nada tem a ver com o sling.
 O que mais tem pelo orkut afora sao sites seguros com dicas e ensinando nao so posiçoes mas falando sobre a segurança do produto, qualquer coisa mal utilizada pode trazer danos e um sling nao é diferente, mas o que nao gostei foi que ja tive relatos essa semana de mulheres que ouviram desparates na rua por carregarem seus filhos em um como se estivessem prejudicando ou pondo em risco seus bebes, o que nao é o caso.
 Demoramos tanto pra desmitificar o Sling e faze-lo ser aceito na sociedade que da tristeza ver o que uma materia mal feita e informaçoes incompletas podem fazer!

  O que a maioria das materias nao disseram é que o recall e problema é com UM so modelo de carregador e que esse modelo ja de cara corta a principal caracteristica do sling, a questao de ser ergonomico.
  Como inaugurei o blog falando sobre eles, achei bacana voltar aqui pra esclarecer essa pequena confusao que rolou na midia e acalmar mamaes que por ventura estejam com medo de usarem seus slings.
  A maioria das informaçoes que postarei aqui é de gente séria e é claro que vou aproveitar e postar a fonte para maiores informaçoes.
 A Materia do Globo que nao deu detalhes e nao diferenciou os produtos foi essa aqui: http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1542549-9356,00-EUA+FAZEM+RECALL+DE+MAIS+DE+MILHAO+DE+CARREGADORES+DE+BEBE.html  e o preocupante foi essa frase aqui "A agência fez um apelo aos pais para que parem imediatamente de usar os carregadores para bebês com menos de quatro meses de idade."   Que fique claro, o apelo é dirigido à pais que usam esse tipo de carregador aqui:


O que tem que ficar em C é a coluna do bebe, nao o corpo inteiro incluindo a cabecinha, nessas duas fotos vemos bem que alem de nao ser ergonomico, o que nao é legal pra coluna do bebe, na primeira foto vemos que o carregador esta baixo demais, e nao na altura correta, e vemos tambem a posiçao que contribui para o sufocamento  , façam um teste voces mesmo, colem o queixo no peito e tentem respirar........e ai, viu a dificuldade? Pois é, é isso que devemos evitar, os bebes quando  nessa posiçao e com a respiraçao dificultada, podem vir a obito . Mas olhemos essa foto aqui:

Viram a diferença? O bebe esta mais alto e mais proximo à mae, a cabecinha dele apoiada e vemos claramente que o queixo nao esta comprimido colado no peito.

Enfim, nao tem motivo pra panico, é se informar e continuar usando, os beneficios do sling e afins ja é provado ha muito tempo, seja pelos povos primitivos ou pela tecnologia atual, o que ferra tudo é quando tentam modernizar algo simples que nao precisa de "relooking", se eles fossem tao perigosos, nao seriam recomendados nos hospitais amigos da criança onde nas UTIs neo rola o projeto mae-canguru!
Vou deixar aqui  fontes seguras de pesquisa, desde o topico na Pediatria radical no orkut onde tem tudo explicadinho a um site maravilhoso com informaçao mais do que mastigada!



 Eu continuo usando o meu, so que Alex no auge dos seus oito meses, ja fica sentadinho nas ancas!

Nenhum comentário: