segunda-feira, 19 de abril de 2010

Bolo de chocolate do Encontro em Saint Cloud!

  Sei que ja estou abusando com essa coisa de receitas, mas depois de tantos elogios, essa nao poderia ficar de fora!
 Estava marcado pra ontem um encontro com as MBF (mamaes brasileiras na França) no parque de Saint Cloud, como sempre, rola aquele mega picnic onde cada uma leva uma gostosura melhor que a outra, eu sempre levava coisas prontas, pela praticidade e pela falta de jeito mas depois de alguns bolos e receitas que deram certo, resolvi encarar o forno e fazer um bolo de verdade e atençao,  à la brasileira, com recheio!!
  A receita é uma simples receita de quatre -quarts, bolo tradicional frances onde as medidas na origem eram compostas pela mesma medida de manteiga, açucar, ovos e farinha......essa que eu fiz foi tirada do livrinho "500 gateaux" de Susannah Blake.
   Meu toque pessoal foi achocolatar o bolo, rechear com doce de leite e coco e cobrir de chocolate, realmente ficou gostoso, foi uma atrapalhada na hora de desenformar, cortar pra dividir o bolo em dois discos......alias,  nunca tinha feito essa operaçao e achei que ia quebrar o bolo em mil.
  Depois de rechear e "colar" as duas partes, achei que ele estava torto, dei uma de pedreiro, usei o chocolate como se fosse argamassa e deu certo gente!
 Bom, ai vai a receita pras minhas amigas de ontem que curtiram e pra quem queira se aventurar!!!!

 Ingredientes:

200 gramas de manteiga "mole"
320 gramas de açucar
6 ovos
280 gramas de farinha
1 sachet de fermento em po (no Brasil deve ser uma boa colher de po royal!)
4 colheres de sopa de leite


Preparo:

Pre- aquecer o forno a 180°.
Passar manteiga e farinha numa forma de 22cm (eu usei papel sulfurisado)

 Bater as seis claras em neve separadas num recipiente;
 Em outro, misture o açucar e a manteiga, depois de bem batidos, acrescente as gemas;
 Nesse momento eu acrescentei de olho cacau puro em po;
Acrescente a farinha alternando com as colheradas de leite;
A massa é bem consistente, eu fiquei de saco cheio e com dois recipientes nao tao grandes, acabei juntando ali minhas claras batidas em neve e foi tudo na batedeira.....por fim o sachet de fermento!
 
Assei por uma hora no forno , ele sobe bastante e nao é dificil perceber que ele esta bem assado, mas cuidado, eu vou de olho e feeling porque tenho pra mim que meu forno esta desregulado!

Esperei esfriar e fui fazer o recheio.


Ingredientes do recheio:

1 lata de leite moça
Coco ralado à gosto;

 Cozinhar na pressao por uma hora a lata de leite moça fechada, depois retirar da panela, esperar a lata esfriar para abrir , misturar o doce de leite com coco e reservar.


Montagem do bolo!!

Eu nao tinha experiencia alguma em cortar o bolo ao meio, ja ouvi falar da tecnica com linha  mas na falta de uma, fui no facao enorme de pao! Cortei ele em dois e nao foi dificil com a faca e uma espatula retirar a tampa e reservar;

Como o fundo do bolo geralmente fica bem certinho, eu fiz ao contrario, virei a tampa de cabeça pra baixo, recheei essa parte e depois colei o outro pedaço com o fundo virado pra cima, pra um efeito melhor na hora de cobrir, o problema é que como dessa vez o bolo subiu um pouco mais no meio, se nao por peso nele e prensar, fica uns buracos embaixo!

Pra cobertura eu usei:

350 gramas de chocolate "patissier"
70 gramas mais ou menos de manteiga

 Ambos derretidos em banho maria e despejados ainda quentinho no bolo, e pra decorar confeito de mercado mesmo!
 Olha a obra ai:

 Prometo bolinho a cada picnic!!! Alias, se tiverem coragem de cruzar Paris para virem no 94, prometo bolinho pra lanche com as crianças e uma tarde no parque aqui do lado, quem topa?????

10 comentários:

mineroka disse...

Uma delicia esse bolo!!! bjao

viviuel@gmail.com disse...

Eu nao acredito q eu nao comi esse bolo ontem!!!Ficou com uma cara otima!!!


* Me deu agua na boca!

Ju vc tem balança em casa??? como vc faz para pesar certinho tudo???

viviuel@gmail.com disse...

Eu nao acredito q eu nao comi esse bolo ontem!!!Ficou com uma cara otima!!!


* Me deu agua na boca!

Ju vc tem balança em casa??? como vc faz para pesar certinho tudo???

Juliana Beaup disse...

Vivi, vem me ver que faço um so pra ti!!!!!

Eu nao tenho balança nao mas tenho um copo "doseur" com todas as medidas, super bacana, tem ml, tem a medida do açucar, farinha, acho que comprei no mercado mesmo.....meço tudo ali! Bjocas

Desnuda disse...

Ju voce conhece a tia...Só conseguiria fazer um bolo com alguem ,tal qual professora infantil, segurando as minhas mãos, fazendo tudo e depois dizendo: parabéns! Voce conseguiu fazer o bolo! Mas na verdade foi a pessoa que fez kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Ontem as meninas fizeram uma torta rapida de morangos...Ficou showwwwwwwww!

Beijos saudosos!

Juliana Beaup disse...

Tia, ri muito hahaha, se voce vier, eu tenho certeza de que comigo ao lado ira conseguir, eu so fazia bolo torto.....ja queimei muito, solei varios outros mas hoje so acerto hahahaha!

Sera que herdei as maos da Vo Mary e nao sabia???!!!! Tomara né......beijao grandao sabor chocolate!

Ingrid do orkut, rs disse...

Ai que delicia, Ju!!
Adorei! ;D

Myria Cabanach disse...

Rapaz, essa foto atiçou minhas lombrigas...

Neda disse...

Juliana,
O bolo entrou para a minha lista de receitas para fazer, tá com uma cara tão boa!

Outro dia eu descobri seu blog e comecei a ler e adorei, por isso:
Você acaba de receber o Premio dardos.

http://casinhadesape.blogspot.com/2010/04/premio-dardos.html

Bjs

Notre blog des photos disse...

gente tà com uma cara deliciosaaaaaaaa!!