terça-feira, 8 de junho de 2010

Hors concours!

Dentre os varios tipos (esteriotipos) de maes, tem aquela que vive em competiçao, voce esta tranquilamente curtindo um churrasco por exemplo mas ela nao, ela esta ali pra mostrar o quanto ela é melhor, o filho é melhor e blablabla, tudo é gancho pra ela dizer "Melvio ja faz isso, o seu nao?" e completa com aquela cara de CU que da vontade de fotografar de tao tosca!

 Ja vou dizendo, nada demais fazer uma propaganda do filhote, toda mae é babona né, a gente adora contar as peripercias e é assunto que nao acaba, mas isso quando as pessoas estao interessados, quando voce tem intimidade e ainda assim lutando pra usar o bom senso porque ninguem merece , imagina eu com um trio? "Ahh o numero um fez isso em tal idade, ja a fulaninha nao.........e o ultimo ja faz isso, mas o primeiro......"

Ja no primeiro dia de aula do Mathieu no maternal, eu ouvi um "Hei, voce pariu sua filha no mesmo dia que eu  , eramos vizinhas de quarto.......hoje nossos filhos mais velhos estarao na mesma classe! Legal né?" é, poderia ser legal mas é um pé no saco!
Desde entao a moça faz comparativos entre nossas crias e haja saco, alias, ela é espertinha, so faz quando esta em vantagem senao ela corre de mim (deve achar que sou igual, ECA!) e espera o filho dela avançar pra vir mostrar o quanto eles sao brilhantes!

 A coisa ja começou na época em que ela me viu chegando pra buscar Mathieu na segunda semana da escola e me disse "Olha, seu filho hoje fez xixi nas calças!"   "ahh foi?"......."é, ele nao esta com as roupas de quando chegou"......ele ainda nao esta desfraldado?........."Nao, Mathieu teve alguns problemas e esse desfralde nao esta legal".........."Roselene ja esta desfraldada de dia e noite desde os 17 meses!"........"é, ouvi dizer que meninas tem mais facilidade!  ".........."Nada, isso SOMENTE depende dos pais"........e assim , depois de me chamar de incompetente, a moça se foi!
Na semana seguinte ela olha pra Ciça no carrinho e vem blablabla , a menina nao estava agasalhada, disse o que eu deveria comprar e ainda completou " é baratinho, no E. Leclerc tem, voce vai la na sessao tal e COMPRE".........enfim, eu pra nao ser grossa fui me afastando porque disse ao Chris que o que eu menos desejava na época era mandar ela ir tomar no buraco negro, confusao em saida de escola nao faz meu tipo!

Ela viu que eu era indiferente e passou a dizer oi somente algumas vezes mas nao sei se é porque ela viu que eu HOJE falo com mais da metade da escolinha, incluindo ai beijinhos em algumas pessoas , e ela voltou a me apresentar nos  corredores (ate no shopping da cidade, mereço!) às amigas dela , sempre com o mesmo tralala de que parimos "juntas" e temos filhos juntos na escola e provavelmente Ciça e o Kenzi (gente, que nome exotico!) serao da mesma classe!

Hoje, depois de dar um bonjour à moça, estava à subir as escadas quando escuto "Ela ainda esta em fraldas???? Nossa, porque?"............respirei , contei ate dez e virei sorrindo(amarelao né, mas tentei ser simpatica!) dizendo que nem tentei, que se nao fosse a escola, ELA iria desfraldar sozinha na hora dela......"ahhh mas a Rosilene com 17 meses ja estava desfraldada dia e noite, o Kenzi demorou mais mas com dois anos ele ja estava desfraldado ".......PARA TUDO!  Ja que to nesse concurso sem saber, vou mandar, o Kenzi com dois anos nao subia as escadas sozinho nao.....ela levava ele no colo reclamando que ele era chorao e ficava sem graça quando via Ciça subindo sozinha!

Ela continuou "Mas voce nao vai começar a desfraldar nao? Olha que  em setembro eles começam as aulas hein, ela ja esta na idade, ja deveria estar desfraldada...."
Bem seca eu disse que nao concordava com isso nao, que vou desfraldar por causa da escola mas que EU nao jogo nesse time , enfim ela sem graça me deu tchau e se foi!

 Gente, mas que diabos a mulher se permite em olhar o popozao da minha filha, tirar conclusoes e ainda vir dizer o que eu tenho que fazer? Ahh para né!

De todo jeito eu fico à imaginar como deve ter sido o desfralde dos filhos dela, uma das cenas que mais chocou nao so eu quanto a muitos outros pais ja no primeiro ano escolar foi o pai da Rosilene no corredor dando bronca nela porque o chapeu dela nao estava no lugar certo, depois de esbravejar e dar um tapa no bumbum dela, mandou-a colocar braços pra tras e sair andando ATRAS dele.......

 Esse assunto de desfralde é bem complicado, engraçado é que a maioria nao conta a verdade, as pessoas fazem uma corrida de quem sai das fraldas mais rapido como se isso fosse sinal de inteligencia e brilhantismo, esquecem que o desfralde é altamente ligado a questao fisica e emocional e que mal feito, traz danos pra toda uma vida.......................foi o que aconteceu com o Mathieu!

Quando comecei a contar a historia dele pelo orkut afora é que vi o quanto as mulheres escondem a realidade com medo de julgamentos, como se elas tivessem falhado.......a gente falha quando permitimos que essa pressao estrague o bom funcionamento dos nossos filhos, nisso EU falhei!

Alguem ai ja leu sobre encoprese emocional? Crei eu que nao, é o tipo de segredo que muitas maes guardam à sete chaves com vergonha, ainda mais que é o tipo de problema que so conhece quem convive muito e em casa com a criança, por exemplo, na escola do Mathieu nao contei e ninguem sabe o que rola com ele!

Tudo começou com a pressao pra desfraldar antes da entrada na escola, Ciça nasceu pouco tempo antes dele ir, foram muitas mudanças pra ele ,  ele nao estava preparado, tinha tentado varias vezes e nao conseguia, com barrigao de final de gestaçao  eu desisti!
 Ja no primeiro dia de aula tomei bronca da professora que me disse "traga cinco mudas de roupa se for preciso mas fraldas nem pensar!".......Ok, concordei e foi o que fiz, em casa eu tentei tirar a fralda mas ele passava o dia se espremendo na parede, nao queria fazer coco, nem no penico, nem no vaso com ou sem redutor e no fim, depois de meia hora segurando , se escondendo e nervoso, ele fazia nas calças, chorava de frustraçao e no fim de uma semana eu decidi por as fraldas em casa.......assim fomos por um ano quase, ele nao queria de forma alguma ir ao banheiro, as pessoas enchendo o saco, dizendo que era preguiça, falta de firmeza, falta de palmadas......um absurdo atras do outro, eu NUNCA achei que meu filho fazia aquilo por querer ou somente pra me sacanear, eu nunca achei meu filho sacana, baixo ou algo desse tipo pra pensar essas coisas, ele era somente uma criança que estava passando por muitas mudanças, com medo de que o novo bebe da casa tomasse o lugar dele, com medo de crescer demais e perder espaço.

Um ano se passou e depois de um episodio lamentavel e uma bronca a qual me arrependo, porque EU nao acredito que as coisas deva ser dessa forma, ele começou a se esforçar pra ir ao banheiro, algumas vezes funcionava, outras nao, ele ainda frustrado porque a ida dele ao banheiro nao foi por ele, foi PARA a mae dele, foi pra agradar, pra ser aquilo que eu queria que ele fosse mesmo que isso custasse caro a ele.

Enfim, de la pra ca eu percebi muita coisa, ele continua sujando cuecas de vez em quando, se fragilizado, suja uma por dia, quando na escola, diminnui muito o numero e o mais grave pra mim é que ele nao tem ainda a percepçao fisica que deveria ter, ele se confunde de vez em quando, acha que vai soltar um pum e quando vê, ops! Escapou!!!! A carinha dele de decepçao é tanta, como brigar com uma criança assim?
  Hoje ele esta melhor, temos conversado muito, vivo em cima dele e ele se esforça mas nao tenho duvidas de que a pressao das pessoas e os desfraldes mal sucedidos e em repetiçao (um desfralde junto com duas grandes mudanças na vidinha dele numa idade complicada) trouxe problemas......nao quero repetir isso com Ciça apesar de saber que o dia em que eu decidir desfralda-la, ela o fara sem problemas!

 So lembrando um detalhe, eu ouço muitas maes dizendo que fulano ja esta desfraldado mas vivem à correr pelos cantos atras de banheiro, trocam lençois vaaaaaarias vezes na semana......isso pra mim NAO é desfralde, é forçar a barra!
Pra quem acha que esperar é coisa de mae preguiçosa, eu respondo que correr com o processo é coisa de mae pao dura que nao tem bolso pra fraldas descartaveis!

Quanto a chata do inicio do post, ja vi que ate o fim do ano mandarei ela ir pra PQP e de primeira classe!

Um comentário:

Lili disse...

Eu jah teria mandado! hauahuahahau