segunda-feira, 6 de setembro de 2010

De volta à luta!

Depois desse tempo todo longe e esse unico post sobre a minha volta, do tipo pra « assegurar que estou viva », parece que nos dias de ferias no Brasil nada ocorreu de digno pra colocar aqui....nao é isso, ja começo a justificativa dizendo que tenho panico de escrever em laptop, com o meu pc ferrado e encostado, eu fiquei pretelando a volta ate que nao me aguentei.......na verdade eu gosto do meu teclado velho, da minha mesa IKEA, da minha cadeira ja gasta.....se fosse artista diria que é essencial pra minha criatividade e que faz parte, coisas de artista, mas como nao sou porra nenhuma, me contento em dizer que aos 26 anos ja tenho manias de velho!



Mal cheguei e a correria se instalou, alias, ha tres meses tenho impressao de estar vivendo na velocidade 5 non stop, nao tenho tempo pra nada! Com essa historia do ciso gastei muito do pouco tempo que disponho e continuei as ferias no Merger (casa do sogro).



Mas é sobre o que o post? Depois das reclamaçoes habituais.....sobre a volta as aulas, volta à vidinha normal (ou nem tao normal assim) e corrida mas que tanto gosto.



Quinta passada o ano escolar começou aqui no hemisferio norte, esse ano com duas novidades, a estreia de Ciça e a entrada do Mathieu "dans la cours de grandes", ou seja, acabou a farra, o papo agora é serio.....aprender a ler e a escrever!



Começamos o dia indo levar Mathieu, a entrada dele estava prevista pras nove da matina, fomos todos, Mathieu infelizmente so reencontrou uns amiguinhos do maternal, enquanto a maioria foi enviado à Jules Ferry, ele teve o azar (ou sorte) de ser enviado à Leon Dauer.....mas ainda assim, ao menos Djbril, um dos melhores amigos e Jules, um carinha bacana estao na sua sala!



Entramos todos os pais e alunos, houve um pequeno discurso de boas vindas da Mll Hiayaoui ( essa vai sofrer, ja estao chamando a prof de Mll aiaiai !) ou algo assim, despedidas e assim partimos......detalhe, Ciça que ja esta desfraldada nao aguentou o fresquinho matinal e no meio do corre corre com alguns coleguinhas, fez xixi nas calças!



Por causa desse pequeno detalhe, voltamos em casa e trocamos Ciça, ja tinha trocado ela no patio da escola com a roupa extra da mochilinha dela mas em casa pude retrocar......mais um café e partimos pro maternal!



Ciça estava ansiosa, falante e com um megafone na boca ,ja começou nos surpreendendo quando ao olhar um painel foi respondendo aos nossos questionamentos e num deles disse que a planta ao lado do cowboy era um cactus.....

Depois de muita ansiedade a porta se abriu e a Laurence, segunda prof do Mathieu apareceu, Ciça ficou surpresa ao ser chamada diretamente pelo nome e com tanta intimidade, essa prof a viu crescer.....alias, na sala dela esta a maioria dos irmaos e irmas menores de amiguinhos do Mathieu, dentre eles, Kenzi........lembram-se da chata palpiteira mae da Roselene que ficava me questionando???? Pois é, pensei que tinha me livrado dela, ja que Roselene esta no Ferry mas nao, vi que teria de cruzar com ela ainda ao ler o nome do filho dela na lista....super!



A diferença é que dessa vez ela é que esta desconfortavel.....Ciça entrou feliz, o filho dela mal queria entrar......Ciça ja foi sentando pra desenhar, fazendo amizades, Kenzi estava desconcertado pedindo pra ir embora....nada de anormal na idade dele mas o desconforto estava e esta estampado na cara dela, justo ela que é perfeita e so tem filhos perfeitos, agora encara o filho berrando no corredor e se agarrando na saia dela para nao ficar na escola........ahh se eu tivesse a mesma lingua que ela…..eu so finjo nao ver a cara sem graça dela pra nao aumentar o desconforto do guri.



No fim do dia, o bilan foi positivo, ambos estao felizes com a nova rotina e entusiasmados, mais um ano de idas e vindas começa, durante as manhas agora seremos so Alex e eu......



Engraçado, como é diferente as responsabilidades de um filho no maternal e outro no CP(alfabetizaçao), com Ciça e ate hoje com o Mathieu, apesar dos pesares, eu nao me pressionava com resultado algum, era so brincadeira, so desenhos, muito do desenvolvimento motor......mas agora a brincadeira acabou, ja no primeiro dia na agenda veio o recadinho de que Mathieu no dia seguinte teria de recitar o alfabeto ate a letra M........ele agora tera deveres de casa, metas, resultados.......confesso que apesar da confiança que tenho nele, da medo, medo e pena.....como o bom da infancia passa rapido! De agora em diante, ainda que de maneira mais branda, a vidinha dele ja é trabalhar, construir, apresentar resultados, ter decepçoes, ser cobrado......que Ciça aproveite muito , o que é bom passa rapido!

Fotos da Ciça no primeiro dia e dos dois no segundo!!!



Um comentário:

A Mamãe do viajante disse...

Tudo de bom a volta as aulas né Juliana?

Que bom as criancas se adaptarem a nova rotina, parabés para eles!

E você, nem parece maezona de 3 crias, muito bem nas fotos hein!

Beijocas e uma ótima semana para todos,
Aninha :)