segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Daonde vem os bebes?

Essa semana ao falarmos sobre o aniverssario do Mathieu, foi com emoçao que contamos a ele mais ou menos como rolou o dia em que ele nasceu, com quase seis anos e um pouco de ciumes dos mais novos, ele adora quando eu conto sobre ele quando baby .
 Disse apenas o basico, que papai estava viajando, mamae ao acordar sentiu a bolsa estourar, liguei pro tio Nicolas que me levou ao hospital, papai veio correndo de outra cidade e poucas horas depois, Mathieu nasceu lindao......ai foi a vez do papai contar que ele deu o primeiro banho, vestiu Mathieu com delicadeza e ficamos juntos o resto da tarde.
  Coincidencia ou nao, no sabado à noite orkutando, me deparei com um post de alguem um pouco chocada com um livrinho alemao onde mostra à crianças como os bebes sao fabricados e como nascem.....eu que sou do time da franquesa, adorei! Alias, ja tinha me deparado com esse mesmo livrinho e na época, fiquei chateada por nao ter salvo as tais fotos escaneadas pra quando fosse preciso.
 Enquanto comentava o post e salvava as fotos, Mathieu apareceu do meu lado maravilhado com o desenho, e eu que sou super curiosa, deixei ele ver e me explicar o que via, segue as explicaçoes do meu menino sabido!

 Olha, um bebe.....é o pai e a mae dele né? Ele tem aquele negocio que voce comprou pra por no carrinho do Alexandre (proteçao de frio, ele confundiu com o cobertor ahahhaa)




 Ué, eles estao pelados?
 

Aqui ele nao percebeu grande coisa no inicio, so depois de rever as imagens que ele me mostrou o ovulo na barriga da mae, nao viu daonde ele veio, alias, ele viu sim mas nao associou ao penis......me mostrou o percurso com o dedinho que o ovulo fez e dali pulou pra outra imagem mais interessante; ahh antes ele so tinha dito "Eles estao deitados na cama...."




Olha mae, o bebe dentro da barriga......o que é isso? (perguntando sobre o cordao umbilical e a placenta), expliquei a ele que é por ali que o bebe se alimenta, ele achou engraçado, como se fosse um brinquedo pro bebe ou algo assim pra se divertir.....



Aqui ele reparou no casal dentro do carro indo pro hospital pra ganhar o bebe;



Nessa hora aqui ele disse," ihhhh olha o bebe aqui......ele esta saindo pelo bumbum? Nao Mathieu, pela vagina......ahhh pelo zizi? Nao Mathieu, so mulheres dao a luz, os homens so ajudam na fabricaçao, ta vendo la em cima o moço dando o ovulo pra moça? Entao, bebe so sai da mulher....ahhhhhhh, ele esta sorrindo, e olha os braços dele!!!"



Aqui o bebe ja esta com a mamae e o papai dele né.....e vao levar ele pra casa!




A conclusao que tirei, foi que crianças veem tudo com naturalidade, a sexualidade ali passou longe, nao é do interesse dele e nem maturidade pra isso ele tem, ele viu o que tem capacidade pra compreender, esta feliz de saber que ja sabe daonde vem os bebes.......quando gravida do Alexandre, perguntei pra ele se ele sabia por onde o bebe saia e a resposta foi um gesto de vomito hahahaha, ele acreditava que saia pela boca! Hoje ele ja sabe por onde sai!
  Muita gente nao gostou dos desenhos, bem, é a franquesa e naturalidade alemã purinha né.....os pontos que achei legal é que a mae esta sempre sorrindo, a familia nao é belissima e todos loiros de olhos azuis, no unico momento onde a mae poderia estar com cara menos sorridente, que é no expulsivo, tiveram a otima ideia de nao focalizarem o rosto dela mas sim o nascimento em si, que é o que importa e na ultima foto, tcharannnnnnn......ela esta amamentando!!
Alias, detalhe visto pelo Mathieu, que disse que apos nascer, o bebe ja estava com fome e que ele se alimenta como Alexandre!
 Nao entendo o medo que as pessoas tem em torno do sexo quando rola questionamentos, nao vou expor aqui detalhes de como soube mas posso dizer que teve muita coisa que eu NAO soube......foram anos de questionamentos sem saber pra quem perguntar e onde achar as respostas, ainda bem que com Lipe mamae foi mais esperta e agiu diferente, talvez por ele ser menino, mas percebi que muita gente ainda fica constrangido ao ver esses desenhos......alias, eu nao sei a traduçao ao pé a letra mas alguem traduziu uma vez e é ainda melhor, ate sobre a ereçao fala, mas sempre focalizando o amor e a felicidade dos pais!
 Enfim, imagens devidamente guardadas.....quando Ciça aparecer com questionamentos, utilizarei a mesma tecnica em apresenta-las as imagens e esperar ELA me dizer o que vê!

5 comentários:

disse...

Eu ja' conhecia esse livro (ou melhor, as imagens) e adorei! Mesmo sem conhecer o livro, foi exatamente assim que a minha mãe me ensinou sobre como fazer bebês. Em casa nunca teve historia de cegonha e a sexualidade nunca foi tabu. Pretendo fazer igual com o Rafael. E com certeza vou mostrar essas imagens! Criança não tem maldade. Acho que quando ensinamos tudo com naturalidade e sinceridade desde o inicio, a chance de criarmos pessoas com menos encucações é muito maior.

Cyntilante disse...

Adorei Ju.. a sexualidade esta na cabeça dos adultos, que por medo, acabam passando tudo errado.. Bem melhor mesmo eles saberem agora, de forma natural e certa...
saudades...
bjs

Anninha disse...

Acho que a naturalidade e objetividade são tudo! O que ele está querendo saber? Antes, o que ele já sabe? E assim os assuntos fluem. Qualquer um! Como professora dou conta do recado, acredito que como mãe tb vou conseguir. Beijocas! =)

A Mamãe do viajante disse...

Hahahahaha, eu recebi este email semana passada e postei também no meu blog sobre o assunto.

Acho que o livro nao existe, estou aguardando resposta de uma colega que mora na Alemanha, uma já me disse que nunca viu. Também pedi informacoes para uma amiga brasileira que dá aulas de alemao e estou no aguardo.

Aqui na Austria nao é conhecido!

Eu achei as fotos bizarras, mas super engracadas.
O texto já é de uma imbecilidade incrivel! Mas eu ri, kkkkkkkkkkkkkk...

Beijocas para vocês e uma ótima semana.
Aninha.

Silmara disse...

Oi Juliana, eu lembro que vi quando era pequena na biblioteca da escola um livro parecido, que explicava a concepçao e o nascimento. Em portugues, se chama "De onde viemos" (nao é igualzinho esse, pq as imagens sao diferentes, mas é tao explicativo quanto)
Nesse lonk das lojas Americanas tem (achei caro, rsrsrs)

http://www.americanas.com.br/produto/6779406/livros/juvenil/literaturainfantil/livro-de-onde-viemos-explicando-as-criancas-os-fatos-da-vida-sem-absurdos

Silmara (grupo face Brasileiros na França)