terça-feira, 7 de setembro de 2010

Informaçao, quando rola derrapagem na TV!

A cada vez que vejo na TV ou ate por ai materias sobre parto ou aleitamento fico ansiosa, as vezes vejo de cara que é furada vendo os convidados ou quem escreveu o artigo, mas as vezes rola aquela ansiedade e o desejo de enfim ver uma informaçao correta sendo passada para mulheres que na maioria das vezes, ainda novatas nessa estrada longa e complexa que é a maternidade, acham que porque passou na TV ou porque fulano é Dr so pode estar dizendo coisa decente , que nao tem noçao de que o senso da maternidade foi tao perdido pela nossa geraçao que hoje em dia é preciso um verdadeiro vestibular pra se dar bem e minimizar as burradas !




Hoje ao voltar da escola da Ciça, aproveitei a calma pra ligar no 5, de manha passa diariamente um bom programa que se chama Les maternelles…..geralmente dao bons conselhos mas as vezes rola uma ou outra derrapada, sempre temas voltados a parto, maternidade, puericultura e educaçao infantil.

Tema de hoje ? Aleitamento, porque eu nao consegui amamentar ?

Como a maioria deve saber, o aleitamento materno estava muito em baixa aqui por essas bandas, nao sei exatamente o porque mas desconfio de muitos fatores socio culturais como a entrada da mulher ao mercado de trabalho durante e no pos guerra, as dificuldades em assumir lares e trabalho sozinhas, na falta de mao de obra, na ideologia do feminismo mal colocada como prega a senhora Badinter e por ai vai.

Por aqui ja começamos com um numero baixo em aleitamento, na primeira semana, somente 56.2% das francesas decidem amamentar, estima-se que 12 semanas depois, 70% dessas mesmas francesas nao estejam mais amamentando, seja por vontade propria, ja que algumas so acham importante as duas primeiras semanas, seja pela volta ao trabalho ou por problemas com o andamento da amamentaçao.



Esses numeros sao complicados de calcular ja que nao se sabe se todos os criterios foram levados em conta, a novidade é que esse numero tem aumentado, em 1995 por exemplo, ele se reduzia a 46.5% de mulheres…….ainda assim, nossa taxa é muito baixa se comparada com outros paises europeus, ainda mais se colocarmos os nordicos na jogada, na Noruega por exemplo, 99.9% das mulheres amamentam nesse primeiro instante !

Entao, nesse programa tivemos tres maes para darem seus testemunhos, os tres apresentadores chave e um pediatra , o Dr Marc Pilliot, pédiatre et président de la Coordination Française pour l’Allaitement Maternel (CoFAM).

Eu ja peguei o programa em andamento, mas ainda no primeiro relato, houve sim muitas informaçoes, alias, foi bem debatido que um enorme problema nessa questao da amamentaçao é a falta de informaçao  devido à   mà  formaçao do pessoal que trabalha na area.

Uma sage femme (enfermeira obstetra) , ginecologista, puericultrice ou qualquer pessoa da area nao apresenta mais que uma hora sobre o assunto no seu curriculo…….nos hospitais a qualidade das informaçoes sao absurdas !

A minha critica ao programa foi nao desmitificar todas essas informaçoes, o Dr Marc com certeza tinha bagagem pra isso, mas acho que ao se confrontar com mulheres que diziam suas verdades com aquela sensaçao de culpa, fracasso e com aquela fragilidade que algumas apresentam,  ficou sem graça e nem sempre usava a dificuldade como gancho pra dar a informaçao correta, rolava uma careta ou outra em alguns momentos onde ele via absurdos, tipo uma enfermeira enfiando a boca do bebe no seio de uma mae( ele explicou que o bebe é que deve ir espontaneamente e com delicadeza ao seio, nao forçar daquela maneira deixando o bebe nervoso).
 Um momento que me deu vontade de saltar dentro da TV foi quando Elodi, a mamae da Jocelyn explicou que ja alguns dias em casa, com um bebe perdendo muito peso, ela  voltou  ao hospital onde ambas foram internadas e que a medica lhe disse pra entrar com complemento NA MAMADEIRA e nao oferecer o peito mais do que 10 minutos………MERDEEEEEEE !!!  A indicaçao do complemento nesse caso onde o bebe ja estava em risco foi correta mas todo mundo esta careca de saber a importancia da livre demanda, ainda mais quando a amamentaçao nao esta regular ! Como ter leite se o bebe nao suga ???? Ele se absteve em dizer que a mamadeira foi o vilao do desmame, mas esqueceu de falar sobre a livre demanda……como se a informaçao de oferecer dez minutos em cada seio fosse correta ! 


Nao rolou em algum momento um resumao de como ter sucesso, das primeiras medidas a serem feitas, do que é certo e o que é mito, o programa ficou somente em torno daqueles tres casos rasos onde alguns ganchos foram feitos mas nao suficientes pra esclarecer quem ainda esta na luta, enfim, o unico bom conselho que deram foi procurar organizaçoes como a LLL (http://www.lllfrance.org/ ) , a solidarilait (http://www.solidarilait.org/) ou um blog super bacana, o http://blog.allaitement.mamanana.com/ onde rola um concurso fofo de maes  que mandam fotos amamentando pelo mundo afora ! Sim, sao fontes de otimas informaçoes sobre amamentaçao mas nao sana rapidamente a curiosidade de quem nao tem paciencia pra ler milhares de nuances sobre o tema .

Outro ponto foi a procura de ajuda com as sage femmes liberais, que atendem a domicilio e preferem o parto domiciliar, geralmente essas estao mais por dentro do assunto e podem dar um suporte nas primeiras semanas.
Se eu tivesse ali no programa, deixaria claro certos detalhes como :



A descida do leite pode demorar uma semana, nesse entre tempo o colostro é suficiente ;

Nada de relogio, é bom olhar pra ter uma base mas nos primeiros dias, acima de tudo dar o peito o quanto o bebe reclamar, seja para alimentar ou para conforta-lo, peito nao é so nutriçao mas tambem acalanto ;

Sao essas mamadas despretenciosas que ajudam a descida e regularizaçao, quanto mais o bebe suga, mais leite sera produzido, é extremamente importante a sucçao ;

Se o seio estiver sensivel, com feridas ou rachados é que geralmente a pega esta incorreta, a boquinha tem que englobar todoa a aureola, como ventosas, o peito deve vibrar, movimentos na face…….

Muito importante ter alguem que possa verificar a pega logo nos dois primeiros dias, ha poucos bebes que apresentam problemas no freio e ceu da boca, o que pode impossibilitar a pega……uma vez detectado o problema existe fisioterapia pra correçao e ate uma mini cirurgia rapida sem necesidade ate de anestesia. Aqui na França tanto os ORL quanto fisioterapeutas podem ajudar no caso desses problemas.

Importante se hidratar, cuidar da alimentaçao, tentar descansar sempre que possivel junto ao bebe e relaxar, fatores psicologicos tambem podem atrasar a descida e prodeçao do leite ;

No caso de complementaçao, pensar em primeiro lugar no copinho ou seringa, a sonda nasogastrica tambem é uma otima opçao ;

Importante observar o ganho de peso, normal o bebe perder na primeira semana e começar a ganhar em ate no maximo 10 dias, tambem importante aprender a identificar quando o peito esta « vazio », seio murcho nem sempre quer dizer vazio, muita alternancia pode prejudicar o ganho de peso, ja que o bebe primeiramente mama o leite magro para matar a sede e so depois o leite gorduroso, se alternamos rapido demais antes da produçao desse leite gorduroso, o bebe fica somente com o primeiro leite baixo em caloria impedindo o ganho de peso…… nada de minutos pre estabelecidos do tipo dez ou quinze minutos em casa seio;

E por fim, nao se esquecer dos picos de crescimento , tipo na chegada do terceiro mes onde o bebe passa um ou mais dias mamando alucinadamente, o dia todo pra poder regularizar a mudança na produçao, ja que inicialmente produzimos ANTES das mamadas e depois passamos a produzir DURANTE as mesmas.

Vou deixar aqui o link do programa pra quem esta por aqui ou manja em frances poder dar uma olhadinha !

http://les-maternelles.france5.fr/?page=emission&id_rubrique=3389

Ainda sonho com o dia em que nao acharei um so defeito numa fonte de informaçao do genero….ok, acho que devo estar maniaca do tipo que procura pelo em ovo, mas ainda assim, adimitindo minha chatice, espero pela perfeiçao em forma de informaçao !

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

De volta à luta!

Depois desse tempo todo longe e esse unico post sobre a minha volta, do tipo pra « assegurar que estou viva », parece que nos dias de ferias no Brasil nada ocorreu de digno pra colocar aqui....nao é isso, ja começo a justificativa dizendo que tenho panico de escrever em laptop, com o meu pc ferrado e encostado, eu fiquei pretelando a volta ate que nao me aguentei.......na verdade eu gosto do meu teclado velho, da minha mesa IKEA, da minha cadeira ja gasta.....se fosse artista diria que é essencial pra minha criatividade e que faz parte, coisas de artista, mas como nao sou porra nenhuma, me contento em dizer que aos 26 anos ja tenho manias de velho!



Mal cheguei e a correria se instalou, alias, ha tres meses tenho impressao de estar vivendo na velocidade 5 non stop, nao tenho tempo pra nada! Com essa historia do ciso gastei muito do pouco tempo que disponho e continuei as ferias no Merger (casa do sogro).



Mas é sobre o que o post? Depois das reclamaçoes habituais.....sobre a volta as aulas, volta à vidinha normal (ou nem tao normal assim) e corrida mas que tanto gosto.



Quinta passada o ano escolar começou aqui no hemisferio norte, esse ano com duas novidades, a estreia de Ciça e a entrada do Mathieu "dans la cours de grandes", ou seja, acabou a farra, o papo agora é serio.....aprender a ler e a escrever!



Começamos o dia indo levar Mathieu, a entrada dele estava prevista pras nove da matina, fomos todos, Mathieu infelizmente so reencontrou uns amiguinhos do maternal, enquanto a maioria foi enviado à Jules Ferry, ele teve o azar (ou sorte) de ser enviado à Leon Dauer.....mas ainda assim, ao menos Djbril, um dos melhores amigos e Jules, um carinha bacana estao na sua sala!



Entramos todos os pais e alunos, houve um pequeno discurso de boas vindas da Mll Hiayaoui ( essa vai sofrer, ja estao chamando a prof de Mll aiaiai !) ou algo assim, despedidas e assim partimos......detalhe, Ciça que ja esta desfraldada nao aguentou o fresquinho matinal e no meio do corre corre com alguns coleguinhas, fez xixi nas calças!



Por causa desse pequeno detalhe, voltamos em casa e trocamos Ciça, ja tinha trocado ela no patio da escola com a roupa extra da mochilinha dela mas em casa pude retrocar......mais um café e partimos pro maternal!



Ciça estava ansiosa, falante e com um megafone na boca ,ja começou nos surpreendendo quando ao olhar um painel foi respondendo aos nossos questionamentos e num deles disse que a planta ao lado do cowboy era um cactus.....

Depois de muita ansiedade a porta se abriu e a Laurence, segunda prof do Mathieu apareceu, Ciça ficou surpresa ao ser chamada diretamente pelo nome e com tanta intimidade, essa prof a viu crescer.....alias, na sala dela esta a maioria dos irmaos e irmas menores de amiguinhos do Mathieu, dentre eles, Kenzi........lembram-se da chata palpiteira mae da Roselene que ficava me questionando???? Pois é, pensei que tinha me livrado dela, ja que Roselene esta no Ferry mas nao, vi que teria de cruzar com ela ainda ao ler o nome do filho dela na lista....super!



A diferença é que dessa vez ela é que esta desconfortavel.....Ciça entrou feliz, o filho dela mal queria entrar......Ciça ja foi sentando pra desenhar, fazendo amizades, Kenzi estava desconcertado pedindo pra ir embora....nada de anormal na idade dele mas o desconforto estava e esta estampado na cara dela, justo ela que é perfeita e so tem filhos perfeitos, agora encara o filho berrando no corredor e se agarrando na saia dela para nao ficar na escola........ahh se eu tivesse a mesma lingua que ela…..eu so finjo nao ver a cara sem graça dela pra nao aumentar o desconforto do guri.



No fim do dia, o bilan foi positivo, ambos estao felizes com a nova rotina e entusiasmados, mais um ano de idas e vindas começa, durante as manhas agora seremos so Alex e eu......



Engraçado, como é diferente as responsabilidades de um filho no maternal e outro no CP(alfabetizaçao), com Ciça e ate hoje com o Mathieu, apesar dos pesares, eu nao me pressionava com resultado algum, era so brincadeira, so desenhos, muito do desenvolvimento motor......mas agora a brincadeira acabou, ja no primeiro dia na agenda veio o recadinho de que Mathieu no dia seguinte teria de recitar o alfabeto ate a letra M........ele agora tera deveres de casa, metas, resultados.......confesso que apesar da confiança que tenho nele, da medo, medo e pena.....como o bom da infancia passa rapido! De agora em diante, ainda que de maneira mais branda, a vidinha dele ja é trabalhar, construir, apresentar resultados, ter decepçoes, ser cobrado......que Ciça aproveite muito , o que é bom passa rapido!

Fotos da Ciça no primeiro dia e dos dois no segundo!!!