terça-feira, 30 de novembro de 2010

A importancia do afeto.

Quem nunca assistiu essa cena........a mae ja com certa idade vem abraçar a filha ou o filho, e esse super desconfortavel so pensa em se desvencilhar daquele abraço que parece incomodar? Quem nunca percebeu aquela senhora olhando a filha abraçando os netos e caindo em si da distancia que ela tem com a mesma?

Porque sera que isso acontece? Eu tenho visto cada vez mais as pessoas com medo de dar afeto, sempre as mesmas questoes, o colo que vicia , a mae que "mima", a criança que vira rei........mas porque tanto medo de abraçar? Porque resistir o impeto de passar o dia beijando e apertando seus filhos?

Nunca entendi isso......quando Mathieu nasceu, eu com somente um ape de 40m² pra "comandar" quando Chris nao estava, passava o dia com ele no colo, nao conseguia deixa-lo num canto porque pra mim era tudo tao novo, ele tao fofo, aquele cheirinho de bebe que deixa a casa mais gostosa, o sorriso que ele aos poucos expremia em resposta ao meu toque, as risadas, a devoluçao do carinho.......com Ciça ocorreu o mesmo, queria sugar ao maximo, aproveitar tudo o que tinha direito, passava o dia com ela no colo, ainda que dessa vez tivesse tarefas, alias, com Ciça nao tinha escolha, ela como um baby high need so ficava bem no colo, mas depois o habito era tanto, que ate quando mais velha eu segurava ela nas cadeiras sem necessidade alguma.
Um barato meu era passar a manha abraçada a ela vendo TV ou novela no pc enquanto Mathieu estava na escola.......mesmo enquanto o barrigao crescia com Alex ja ali dentro, ela estava sempre ali, como aqueles bichinhos agarradinho.
Com Alex entao, sendo o ultimo, esse eu nao largo mesmo......faz tempo que ele quer é chao, mas vira e mexe eu ainda jogo ele na cama enchendo -o de beijos e prendendo ele comigo.......acho tao gostoso e importante isso tudo que é com muita incompreenssao que vejo as pessoas deixando seus bebes na maior parte do tempo em berços, bebe conforto.......tudo com medo do "depois"! Deixam de viver intensamente pensando em coisas que nem irao acontecer......ha quem tenha medo da entrada na creche, ha quem ache que nunca mais ficara livre......alguem ai ja viu uma criança de cinco anos pedindo colo? Mathieu nao pede mais, embora sempre que pode, vem me abraçar e me acariciar dizendo coisas fofas.
A cada vez que vou ao Brasil, algo que ouço muito é que eles sao carinhosos, afetuosos........mas voces acham que isso vem daonde? Sim, tem muito da personalidade tambem, mas as pessoas respondem com aquilo que lhes foi ensinado........sao nos primeiros anos do bebe que é construida a base de uma relaçao, se nao rolou carinho ali, dificilmente rolara mais tarde, se nao aproveitar ali, vai aproveitar quando???? Com 6 anos eles mal cabem no nosso colo! Eu acho um desperdicio deixar um aparato barato curtir a maciez da pele deles, o cheirinho, o sorriso e tudo mais no meu lugar! Nao , nao......aqui damos colo sim senhor!
Por quantas vezes Alexandre dormia no meu colo e eu ao inves de coloca-lo na cama, ficava ali observando, tentando memorizar cada expressao, cada detalhe do rostinho dele?......foram muitas, e ainda bem! Pra que ter filhos senao pra aproveita-los?
Tem um topico na PR (comunidade pediatria radical no orkut) que eu gosto muito e vou deixar aqui:


De onde vem a idéia que não se deve dar colo??

Foi Holt (em 1916) com seu “catecismo para uso das mães” que lançou a idéia de que embalar a criança era um “vício”, um hábito que deveria ser quebrado por ser “prejudicial”.
Durante cerca de 50 anos, as mães e pediatras “modernos” deram fim ao berço de balanço e se abstiveram de pegar a criança mesmo se esgoelando de chorar, ou de beija-la e acaricia-la. Estabeleceram-se normas rígidas sobre horários, treinamento de toalete e “preparar a criança para viver em sociedade e se tornarem ‘independentes’”.

Se a criança chorasse à noite ou com fome, deveria esperar para não ficar “manhosa” – e as mães, mesmo com o coração apertado resistiam bravamente a seus “impulsos animais”. E não ousavam enfrentar a palavra autorizada dos pediatras, pois eles “sabem o que fazer”.
Esse período é considerado a Idade Média da criação infantil, com mães “modernas” recusando-se ao “sentimentalismo” e entregando a criança ao berço, com medo da opinião de parentes, pediatras e amigos.

A tecnologização da obstetrícia, a separação do bebê logo após o parto, as longas esperas pelas mamadas, o encorajamento do uso da mamadeira e da chupeta em lugar do seio, são as evidencias melancólicas que até hoje ameaçam a criança.

Até que Peiper chamou a atenção para o embalo nos braços maternos, “o melhor sedativo”... E CONTINUA: é preciso embalar O bebê sadio no berço e nos braços da mãe ou do carrinho – “quando estiver a ponto de dormir – logo ele se acalma e não precisa ficar chorando” _ “uma criança embalada SABE que não está sozinha” (Peiper, A. Cerebral Function in Infancy and Childhood, NY, 1963).

O bebê devidamente embalado e aconchegado recebe estímulo positivo para seu funcionamento celular e visceral, principalmente cerebral, respiratório e gastrointestinal. O embalo faz com que os líquidos e gases do instestino se movimentem ajustando a digestão, absorção e eliminação.

Em 1934, Zahovisky declarou que “bebês acalentados após as mamadas têm menos cólica, menos espasmos intestinais e se tornam mais felizes que os bebês confinados ao berço...” Um dia, diz ele, “acredito que não haverá dúvida quanto a embalar a criança e cantar para ela adormecer”.

Embalar tem efeitos positivos sobre a temperatura do bebê e relaxa o sistema nervoso e melhora o tonus intestinal. Produz uma estimulação suave de todas as áreas da pele, com os conseqüentes benefícios fisiológicos para o bebê.

Esses efeitos influenciarão o futuro bem-estar, a sensação de plenitude existencial, a alegria, o senso de ritmo e o interesse em viver, ao contrário das crianças abandonadas a si mesmas, privadas de si mesmas e que só acham consolo no auto-embalo (como os autistas).

A percepção espaço-temporal da pele é mais rápida que a do olho e mais simples. Por que se canta no chuveiro? O estímulo da pele pela água induz mudanças respiratórias que remetem à música.

A privação das necessidades tácteis vela ao choro, logo acalmado pelos braços e carinhos materno. O que é um ser humano sadio? Aquele que é apto para amar, trabalhar, brincar e pensar criticamente – é um ser humano sensível aquele que foi “tocado”.

Quem não foi tocado adequadamente tem mais desorientação espacial, mais síndrome de pânico, mais angústia. Um meio de retomar o contato é buscar mãos amorosas que lhe devolvam as carícias maternas ou seus substitutos, seja nos cabeleireiros, nos consultórios médicos ou massagistas, uma vez que a cultura cerceia e bloqueia as oportunidades de toque, como faz desde que a criança é impedida de receber embalo e cuidados maternos. 


Sao tantas as pesquisas que falam sobre a importancia do toque e do afeto para o bom desenvolvimento infantil ,entao, nao resista ......abrace seus filhos, dê colo o quanto baste, aproveite essa fase que passa rapido, construa uma relaçao emocional solida, dê equilibrio emocional à seus filhos.......abrace para ser abraçado , acaricie para serem sempre acaricciado......nao quebrem o ciclo do carinho, ao contrario, façam perpetuar na sua familia essa relaçao de amor, aconchego, de apego.....para que mais serve um RN senao para ser beijado e acalentado?

domingo, 28 de novembro de 2010

O dia em que tudo é permitido!

Ok, que isso aqui esta às moscas eu nem vou negar, mas esses ultimos 15 dias foi complicado, aniversario pra organizar, marido 15 dias fora, o frio que acaba comigo, nao da pra por  as ideias no lugar  e escrever algo que preste nesse clima, pra coroar o momento, essa semana Alex ainda teve otite com direito à chamar a Karen ja no inicio da madrugada e o SOS medicin........
mas vamos para o que interessa?

Esse ano Mathieu comemorou o niver dele em varias etapas, tudo pra compensar os outros anos que o Chris nao estava, familia tambem nao e eramos so nos dois e um bolinho! Teve almoço domingo dia 21 com a familia aqui em casa, festa ontem........fora os outros dias onde so falavamos nisso! O bacana é que ele agora entende tudo e curte.....antes, fazer festa nao tinha diferença pra ele, mas esse ano tudo mudou!
Alias, deixa eu contar rapidinho o almoço da semana passada......pra deixar tudo no esquema, fiz o bolo no sabado e deixei pra confeitar no domingo de manha, o almoço ja estava engatilhado, a mesa com tudo separado.....Karen passou aqui no final da noite, batemos papo e quando ela foi embora, Ciça foi pra cama, Mathieu ia jogar quando eu entro na cozinha e me deparo com meu bolo esburacado.......vontade de morrer, matar, tudo, menos de fazer outro bolo depois das dez da noite!
Mathieu antes de ir dormir me explicou que tirou o bolo do alto pra mostrar pra Ciça e fominha como eu, ela achou uma faca e se serviu!
Onze e meia, eu cheia de sono fiquei esperando o bolo assar......o pior, momentos de alta tensao ao abrir a geladeira e notar que nao tinha um tablete de manteiga fechadinho pro bolo, a conta do que tinha na mantegueira foi exata!
Mas vamos voltar à festa, porque no fim o almoço foi otimo ao ponto de eu beber uma taça de vinho e outra de champa!
Sexta passei o fim da tarde organizando a casa pra receber as crianças, com Chris viajando, estou com tres cadeirinhas aqui nesse apertamento fora as malas que ele faz a troca a cada passada em casa........tive que arrumar lugar pra guardar (entrulhar) tudo e fazer o maximo de espaço para as crianças brincarem!
Arrumaçao feita, hora do bolo......gosto de fazer na vespera e quando eles dormem, assim nao tem erro! Bolo pronto, casa arrumada (nao limpa!) fui "dormir"........Alexandre é mega calmo, mas ele escolhe bem os dias em que faz serao e como era de se imaginar, nao dormiu NADA de sexta pra sabado, quando viu o pai chegar as quatro da matina, pronto! Ai é que nao dormiu mais......se eu tive 4 horas de sono foi muito entao imagina o meu humor (ou a  falta de)!
Acordei as crianças, café da manha pra todo mundo e fui fazer minha faxina rapida de 20minutos ja imaginando bolo pisado, papel de bala, refrigerante entornado ........um otimismo doido!
Alex a essa altura estava mega enjoado, nao queria dormir de jeito maneira e eu precisando do sono dele pra decorar o ape......lutei  bravamente por uma hora antes dele dormir, ja eram 13:00 horas, contando que eu marquei 14:00 com os amigos do Mathieu.
Eu tenho horror à altura, to com essa frescurite de vertigem, e com mau humor agudo a coisa nao prestou, subi na mesa pra pregar os troços no teto mentalizando 500 palavroes por segundo, com Mathieu e Ciça no meu pé falando sem parar.......na hora do desespero a gente se pergunta " Que merda é essa que fui inventar, nao poderia ter feito um bolo solado, um copo de suco e nada mais?"........mas no fim tudo da certo né, e eu mal estava no inicio!
Decoraçao pronta, eu indo lavar os ultimos copos da pia quando começou a chegar os amiguinhos do Mathieu! Chris ate entao achou que conseguiria dormir a tarde toda, ele realmente é acostumado com barulho mas nao contavamos com o que rolou ontem, ja na chegada  do terceiro amigo do Mathieu ele saiu do quarto pra me dar uma mao!
A cada vez que a campainha tocava, a gurizada gritava querendo saber e apostando quem estaria à porta! A gritaria era tanta que eu mal escutava no interfone quem era, apenas mandava subir..........os pais em sua maioria me desejando boa sorte e me dando numeros de telefone, caso as crianças dessem muito trabalho, eles viriam buscar mais cedo.
Por fim, todos aqui, a festa começou .......Mathieu estava que nao cabia de tanta felicidade, os melhores amigos aqui, uma bagunça generalizada, pulos e saltos liberados......eles brincaram muito, rolou campeonato de Kapla, LEGO, assistiam um episodio de desenho, dançaram, lutaram......ja nos dez primeiros minutos de zona meu lustre IKEA foi pro chao! A bola foi devidamente guardada no armario!
Alexandre que me surpreendeu, acordou de otimo humor e se jogou no meio da criançada! Ciça pra variar, gostou do mais agitado, passou a tarde atras do Jules querendo que ele fosse brincar com ela hahahahahaha
Eles comeram tanta, mas tanta bala.......e achei interessante, o M&Ms sobrou! (bom pra mim né!)
Karen e Solene ja estavam desesperadas, de cinco em cinco minutos alguem perguntava a hora esperançosos do fim da festa....Chris pedia pelo bolo, e eu respondendo que de nada adiantaria, ainda tinhamos umas tres horas com os 13 pulando e gritando por aqui.
Depois de muita insistencia dos desesperados , cantamos o parabens, Mathieu era so sorrisos e bombons......boca cheia de bala o tempo todo!
Abertura dos presentes e a energia da criançada ja estava dando sinal de falha, olinhos piscando de sono, outros preferindo se sentar e brincar no chao à correr e pular.......os pequenos perguntando a que horas seus pais chegariam e eu e Chris divertindo as crianças .
Mathieu ganhou bastante playmobil que ele adora, um livro bacana da historia do football pra crianças, um troço do bakugan ou algo parecido que foi a alegria da gurizada, livro de stickers e atividades, uma pista garagem de automoveis enorme....e o bacana é que Ciça tambem ganhou, os amiguinhos dela trouxeram um playmobil , coisas da hello kitty e livrinhos!
Faltando cinco minutos pras 18 horas a campainha começou a tocar........os pais chegando todos ao mesmo tempo, as crianças nao querendo ir embora e muitas promessas de voltarem, nao os 10 juntos hahahahahahhaa, isso ai é so uma vez ao ano, mas o bacana é que agora, conhecendo cada vez mais os pais dos amigos dele, nas quartas feiras chatinhas desse inverno, pra alegria dos vizinhos (not), poderemos convidar os amiguinhos pra passar a tarde aqui!
Algumas fotos :
 Sentido horario: Paolina, Victor,Jorian, Cristian e Jules ........olha o lustre na escada la atras aposentado!
 Heloise, Alex, Jules e Victor......arremessando kapla nas bolas pra ver se estoura! So ideia boa!
 Um pedacinho da zona! Djibril, Alex no sofa, Heloise, Camille e Loulou!
 Pausa depois da correria, Cristian, Jorian e Djibril! Faltou o Vincenzzo!!!
 Flagra, Victor dando bolada no Jules e Batiste fugindo do tipo "sou inocente!"
 Esperando o bolo! Loulou, Cristian, Jorian escondido, Mathieu, Victor e Jules!


 Com tanta bala na boca mal conseguiu assoprar as velas!
 Quem quer boloooo? Victor ja com o bracinho pra cima respondendo!!!
 Abrindo os presentes!
 Batiste, amiguinho de classe da Ciça e irmao do Victor, amigao do Mathieu.......tudo a mesma galera!
 Enfim sentada tomando uma coca colinha, tambem sou filha de Deus!

Ja que o tema foi foot, Mathieu com a camiseta do Fla, presente da Jamileh e do Ramon! Oficial com o nome dele nas costas.......
Por fim, valeu cada minuto de trabalho, cada palavrao mentalizado ecoando na minha cabeça, ganhei muito beijo babado das crianças, ouvi muita coisa engraçada, brinquei como ha tempos nao tinha brincado, comi que nem doida e o sorriso na cara das crianças nao tem preço! Ainda bem que isso é apenas uma vez ao ano, os vizinhos agradecem!
Agora é a vez dos amigos que ainda nao completaram seis anos fazerem planos e do Mathieu aterrorizar na casa dos outros, por aqui, missao cumprida!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Primeira etapa do niver do Mat..........lista de convidados e convites!

Mathieu fara seis anos dia 22 e como esse ano o meu garoto ja tem formado seu circulo de amiguinhos e uma vidinha social estabelecida, decidimos comemorar em casa com a turma dia 27!

Estava cantando Mathieu ja ha um mes pra decidir o tema da festa e na primeira tentativa onde perguntei o que ele queria , ouvi "Sonic"......quem mandou eu abrir o bocao?! Nao tinha um tema mais complicado nao?
Pressionando levemente a criança, decidimos (EU decidi hahahaha) por spiderman, cores bonitas, coisa facil de achar, personagem bacana........eu ja no site pronta pra passar o cartao de credito e me arruinar, ouço Mathieu dizer que a festa dele nao poderia ser do Spiderman, ja foi tema da festa do Jorian e ele ficaria chateado né!
Mathieu, outra ideia? Batman......ok, fui caçar os apetrechos do batman e achei sem graça, tudo preto e cinza, ja basta o inverno! Olhado os sites tive a ideia nacionalista de fazer a festa dele com o tema Football.....e BRASIL, claro! Ele adorou e combinamos assim!

 Ontem, ao olhar bem o convite que tinha comprado, me dei conta de que ele nao tinha muito espaço pra escrever, eu teria que por minha caligrafia péssima por ali e o mega defeito é que ele é escrito todo em ingles! Vendo isso tudo, imaginei Mathieu vestido de camisa brasuca no convite, bem melhor né.....com dizeres mais alegres e o bom feito em casa que agrada por demais as crianças.
Dez e meia da noite, eu ja cansada depois de uma tarde com visitas e duas fornadas de pao de queijo, mais o combo da noite janta/banho no trio,  fui confecionar os tais convites, tinha aproveitado a ideia e depois do banho do Mat, vesti ele com camiseta brasileira, canga colada na parede e bora pra sessao de fotos.
Nao deu certo.....ele cansado, a falta de uma luz solar fez diferença e tadinho, ninguem levaria fé nele, nao consegui uma foto de campeao!A melhorsinha foi essa aqui:
     Filho, nao é cantor de rap nao, é jogador de foot!A canga toda amassada é um efeito à parte né.....loosho!

Nao satisfeita, lembrei de uma foto fofa que o Chris tirou pros documentos escolares dele onde o fundo era a nossa bandeira brasuca, mas cade que achei?!
 Rodei toda a memoria do PC e resolvi fazer uma montagem tosca mesmo....o que importa é ele estar lindao na foto né!
 Achada a foto, começa a dificuldade.....eu sem habilidade alguma e programa que preste, apanhei do paint ate decidir o que fazer e conseguir o resultado que desejava......alias, o que eu queria mesmo é utopico dentro das minhas habilidades né.......mas enfim, saiu um convitinho basico! Deixo às leitoras que sacam frances o divertimento basico de caçar erros porque sim, ele ou eles existem ali e so me dei conta hoje de manha.....trop tard!


Ok, ele nao esta com hepatite nao, o papel é amarelo e scaneado ficou nesse tom.....mas da pra ver que ele esta bronzeado né? Importante esse detalhe!
Tambem nao curto Pelé nao, alias, nao gosto dele mas nao achando outra imagem melhor, deixei ele ali com essa cara de susto ao ver a beleza do Mathieu no convite.....o corte nos braços dele nao foi proposital, so mais um resultado da minha imensa habilidade! 
Vencida essa dificuldade, a proxima etapa é convidar apenas 13 amiguinhos, ja que Mathieu esta decidido à convidar a cidade inteira......de hora em hora ele acrecenta um convidado à sua lista.....to perdidinha de como decidir por ele quem vem e quem nao vem apesar de conhecer os melhores amigos.
Outra dificuldade, como dar o convite à essas crianças que nunca nem vi? Alias, duas delas eu nem sei falar ou escrever os nomes.....OI? Sao amiguinhos novos da alfabetizaçao  e com a distancia e seriedade que rola por agora, nao tenho tanto contato com os pais e amiguinhos como no maternal onde todos nos cruzamos nos corredores e na salinha.
 Deixei essa missao pro fim do dia.......o que nao faço por esse mulekinho ai da foto!
Por isso que digo, fazer tudo ao mesmo tempo e cansada da em rolo! Ainda bem que nessa idade, esses detalhes escapam e qualquer coisa ja é muita coisa......agora é me preparar pra encarar e agradar essa criançada toda!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Daonde vem os bebes?

Essa semana ao falarmos sobre o aniverssario do Mathieu, foi com emoçao que contamos a ele mais ou menos como rolou o dia em que ele nasceu, com quase seis anos e um pouco de ciumes dos mais novos, ele adora quando eu conto sobre ele quando baby .
 Disse apenas o basico, que papai estava viajando, mamae ao acordar sentiu a bolsa estourar, liguei pro tio Nicolas que me levou ao hospital, papai veio correndo de outra cidade e poucas horas depois, Mathieu nasceu lindao......ai foi a vez do papai contar que ele deu o primeiro banho, vestiu Mathieu com delicadeza e ficamos juntos o resto da tarde.
  Coincidencia ou nao, no sabado à noite orkutando, me deparei com um post de alguem um pouco chocada com um livrinho alemao onde mostra à crianças como os bebes sao fabricados e como nascem.....eu que sou do time da franquesa, adorei! Alias, ja tinha me deparado com esse mesmo livrinho e na época, fiquei chateada por nao ter salvo as tais fotos escaneadas pra quando fosse preciso.
 Enquanto comentava o post e salvava as fotos, Mathieu apareceu do meu lado maravilhado com o desenho, e eu que sou super curiosa, deixei ele ver e me explicar o que via, segue as explicaçoes do meu menino sabido!

 Olha, um bebe.....é o pai e a mae dele né? Ele tem aquele negocio que voce comprou pra por no carrinho do Alexandre (proteçao de frio, ele confundiu com o cobertor ahahhaa)




 Ué, eles estao pelados?
 

Aqui ele nao percebeu grande coisa no inicio, so depois de rever as imagens que ele me mostrou o ovulo na barriga da mae, nao viu daonde ele veio, alias, ele viu sim mas nao associou ao penis......me mostrou o percurso com o dedinho que o ovulo fez e dali pulou pra outra imagem mais interessante; ahh antes ele so tinha dito "Eles estao deitados na cama...."




Olha mae, o bebe dentro da barriga......o que é isso? (perguntando sobre o cordao umbilical e a placenta), expliquei a ele que é por ali que o bebe se alimenta, ele achou engraçado, como se fosse um brinquedo pro bebe ou algo assim pra se divertir.....



Aqui ele reparou no casal dentro do carro indo pro hospital pra ganhar o bebe;



Nessa hora aqui ele disse," ihhhh olha o bebe aqui......ele esta saindo pelo bumbum? Nao Mathieu, pela vagina......ahhh pelo zizi? Nao Mathieu, so mulheres dao a luz, os homens so ajudam na fabricaçao, ta vendo la em cima o moço dando o ovulo pra moça? Entao, bebe so sai da mulher....ahhhhhhh, ele esta sorrindo, e olha os braços dele!!!"



Aqui o bebe ja esta com a mamae e o papai dele né.....e vao levar ele pra casa!




A conclusao que tirei, foi que crianças veem tudo com naturalidade, a sexualidade ali passou longe, nao é do interesse dele e nem maturidade pra isso ele tem, ele viu o que tem capacidade pra compreender, esta feliz de saber que ja sabe daonde vem os bebes.......quando gravida do Alexandre, perguntei pra ele se ele sabia por onde o bebe saia e a resposta foi um gesto de vomito hahahaha, ele acreditava que saia pela boca! Hoje ele ja sabe por onde sai!
  Muita gente nao gostou dos desenhos, bem, é a franquesa e naturalidade alemã purinha né.....os pontos que achei legal é que a mae esta sempre sorrindo, a familia nao é belissima e todos loiros de olhos azuis, no unico momento onde a mae poderia estar com cara menos sorridente, que é no expulsivo, tiveram a otima ideia de nao focalizarem o rosto dela mas sim o nascimento em si, que é o que importa e na ultima foto, tcharannnnnnn......ela esta amamentando!!
Alias, detalhe visto pelo Mathieu, que disse que apos nascer, o bebe ja estava com fome e que ele se alimenta como Alexandre!
 Nao entendo o medo que as pessoas tem em torno do sexo quando rola questionamentos, nao vou expor aqui detalhes de como soube mas posso dizer que teve muita coisa que eu NAO soube......foram anos de questionamentos sem saber pra quem perguntar e onde achar as respostas, ainda bem que com Lipe mamae foi mais esperta e agiu diferente, talvez por ele ser menino, mas percebi que muita gente ainda fica constrangido ao ver esses desenhos......alias, eu nao sei a traduçao ao pé a letra mas alguem traduziu uma vez e é ainda melhor, ate sobre a ereçao fala, mas sempre focalizando o amor e a felicidade dos pais!
 Enfim, imagens devidamente guardadas.....quando Ciça aparecer com questionamentos, utilizarei a mesma tecnica em apresenta-las as imagens e esperar ELA me dizer o que vê!