sábado, 16 de abril de 2011

Ahimsa - nada de violencia por aqui!!!

Ultimamente tenho percebido grandes mudanças no Mathieu, com seis anos e alguns meses, meu ursinho esta numa fase complicada, muita influencia de amigos, que alias, ele ainda nao aprendeu a diferenciar os verdadeiros e os que gostam apenas de tirar sarro com ele, tem andado na linha bamba, hora é meu garotinho fantastico, hora fica meio agressivo ou respondao, como  ele vê os amigos fazerem.
Esta dificil dele se auto afirmar, perceber que comigo o tom é outro e que ate com os amigos, nem sempre vale a pena copiar comportamentos so pra entrar num grupo!

Mas tirando isso tudo, eu tenho visto um menininho extremamente carinhoso que curte muito cuidar do irmao mais novo, ensinar algumas coisas pra Ciça e fazer amizades!

Ontem, pra entrar no embalo das férias, levamos o trio pro McDonalds, ja faz um tempo descobri um enorme afastado que é pouco frequentado, a area de jogo é enorme com mesas no mesmo espaço pros pais e uma otima opçao pra eles, inclusive pro Alex que ainda é mini e nao curte brinquedao, se nao fosse a comida, seria perfeito!
Geralmente, eles beliscam alguma coisa e correm pra brincar,  Chris e eu passamos umas duas horas ali batendo papo vendo eles se acabarem!
Ontem, talvez pelo esquema de ferias, tinha mais crianças que o habitual, Mathieu logo fez par com um menininho pra la de agitado, tipo ele , mas por varias vezes, eu reparava em ambos se atracando, dando chutes e tapas, tipo uma brincadeira de luta mas no limite.
Por duas vezes eu disse ao Mathieu pra parar, que aquilo nao era brincar......a ultima coisa que eu queria era ouvir mae dos outros reclamando do anjo que tem em casa!

Um break pra falar de Ciça, ela que era acostumada a enfrentar os mais velhos, numa ultima oportunidade ao parque, percebi que talvez por influencia da escola , ela se controla mais......quando alguem vem chatea-la, ela so pede pra parar, nao se defende com tanto afinco, mas ontem, ao ver Mathieu apanhando, Bebela venceu o medo de subir no brinquedao (ja paguei o mico de tira-la algumas vezes la de cima e ninguem merece!) e disse pro menino "Ei, nao bata no meu irmao....voce nao pode fazer isso!".
Achei fofo porque pra defender Mathieu ela é capaz de superar seu medo e investir de uma maneira que ela nao faria se fosse pra se defender!

Voltando ao Mathieu, num determinado momento, eu ouço ele procurar a mae do menininho e dizer "Oi, eu sou o Mathieu, olha o seu filho esta falando palavroes e me batendo......dessa maneira, nao da pa brincar, pede a ele pra parar ai!"........ a mulher repreendeu o filho e disse pra eles apertarem as maos e que dali pra frente seriam amigos, ambos apertaram e passaram o resto da noite brincando juntos numa boa!

O que eu gostei é que ele seguiu à risca os meus conselhos, ha duas semanas atras, ele voltou da escola contando que mais uma vez fulano passou a mao nas suas bolinhas de gude e que ciclano gosta de dar chutes nele, as vezes na barriga, as vezes nas pernas......Chris perguntou o que ele fazia, ele nao soube responder muito bem, eu sei que ele nao fazia nada, tentava se esquivar mas nao tinha coragem de pedir com autoridade o menino pra parar porque pra ele, TODO mundo é amigo , ate esses que se aproveitam da ingenuidade dele pra se dar bem!
Chris depois de falar muito e perguntar mais ainda, finalizou dizendo que caso nada desse certo, era pra ele se defender, o classico! Eu cortei e disse "Nessas horas procure um adulto! A professora, inspetor, a mae do colega, SEMPRE um adulto e relate o ocorrido.......nao bata em ninguem pra nao perder a razao, voce pode segurar as maos do colega  e pedir pra parar, mas dar o troco nao"......e Chris indignado dizendo que se ele nao se defendesse nunca, iria sempre apanhar.....enfim, ele ontem deu sim uns empurroes no menino de brincadeira, numa intensidade bem mais leve, o que nao justifica......mas achei fofo ele tomar a decisao de abrir o jogo com a mae do colega! Sinal de que ele entendeu bem o recado e mais, entendeu à quem se dirigir, ja que ele poderia vir à nos que estavamos do lado da mulher!

Essa nova fase dele tem sido trabalhosa, por vezes eu me pergunto onde enfiaram o meu Mathieu, mas é fofo ver os avanços dele e constatar que meu bichinho esta crescendo, que fim do ano sera 7 anos, idade da rasao (e da encheçao! eu bem me lembro Lipe nessa idade hahahahahahhaa).

Enfim, por aqui continuo defendendo a ideia da nao violencia........nao quero meus filhos usando da força pra intimidar, prefiro vêlos usando da inteligencia pra atingir seus objetivos!E por enquanto, tem dado certo.......

4 comentários:

Cyntilante disse...

Ju.. como é dificil essa missao né?
Tbem tento sempre falar pro Eric nao revidar batendo, tentar conversar, falar pro amigo parar, e se nao der certo, avisar a Professora.. mas imagino tbem, que com tantas crianças fica dificil ela dar atençao sempre que alguem chega falando que fulano fez isso e aquilo.
Achei lindo o Mat indo falar com a mae do menino.. fiquei imaginando a cena..rs
parabens amiga..
beijocas

Priscila disse...

Jú, estou tão orgulhosa da sua sabedoria e maturidade nesse caso do Mat... e mais orgulhosa dele, de ter ouvido seu conselho e colocado em prática, falando diretamente com a mãe do menino. Ele resolveu a pendenga da melhor forma possível.Nessas situações, não esqueça nunca de elogiá-lo e dizer o quanto vc ficou feliz com a atitude dele, isso vai incentivá-lo cada vez mais.
Beijos e sucesso nessa dura e difícil caminhada que é a educação dos filhos.

Liliane disse...

Se metade das mães dessem essa mesma orientação as salas de aula não teriam 90% dos problemas. Parabéns Ju! Vc dá um show no quesito educação.
Bjokas

SAM disse...

Ju,

Que orgulho eu fiquei da atitude do Mahieu e da educação e orientação de voces! Ganhei o dia!


Uma abençoada semana para vcs! Beijos tamanho Família!!!