sábado, 30 de abril de 2011

Mas ele ainda é um bebe!

Alexandre completara 2 anos fim de julho, muitos se assustam com a idade dele achando que ele tem menos. Ok, ele nao é grandao, nao é gordinho, nao fala, nao gosta de pessoas estranhas e principal detalhe, ainda mama....alias, ainda nao, ele  MAMA, ja que  esta normal pra idade dele e esse ainda indicaria que ele faz algo que ja deveria ter parado de fazer.

Quando penso no Mathieu nessa idade, tambem vejo um bebe.....alias, Mathieu é meu eterno bebezao, ele falou tarde, era muito espertinho mas sempre curtiu um colinho e ate semana passada (Yupiiiii, conseguimos!) chupava chupeta! Nao tinha muito estimulo pois foi o primeiro, era mais solitario e cobaia né!
Ja quando penso em Ciça, eu ja via um "prototipo" de garotinha......ela ja falava, era bem mais autonoma e dona de si, começou a comer sozinha rapido e  andou mais cedo.

Bom, claro que rola alguns fatores, tipo, meninas sao mais precoces na fala e no desfralde (sem generalizar hein!) e contando que ao completar um ano, passamos dois meses no Brasil onde devido minha cirurgia, por dois meses o colo e cuidados ficaram por conta de mamae, Renatinha, e minhas tias queridas....logo apos, veio a gestaçao do Alex, onde ela pode acompanhar a mudança do meu corpo, a chegada do maninho e com isso perder o espaço de bebe da casa virando a filhota do meio! Foram muitas mudanças que a fizeram crescer além.
Como minha ultima lembrança na barra dos dois anos se concentra nela, eu acabo sim vendo meu Alex um pouco mais bebe!

Voces devem estar se perguntando (ou nao hahahhaha!) o que tem de errado nisso......NADA ué, alias, nao sei se tem, as vezes me questiono se esse é o desenvolvimento real dele ou se EU estou impedindo ele de crescer.
Explico....ultimo filhote é isso, a gente quer aproveitar ate a ultima gota, o que antes era motivo de cansaço, hoje encaro com alegria me dizendo "sera a ultima vez...." e com isso, ele ganhou sim uma mini vantagem sobre os irmaos, que alias, me ajudam na tarefa de mima_lo, ja que nem chamar atençao dele eu posso sem que Ciça ou Mathieu venha em defesa me dizendo que ele ainda é um bebe!

Ultimamente, a pressao pro desmame é enorme (ja sei, ja falei nisso zilhoes de vezes né!), embora so me falta vestir diariamente uma camiseta dizendo que nao, nao vou desmamar  e TUDO, absolutamente TUDO é  "culpa" do tal têtê.......impressionante!
Ainda acorda uma vez por noite? Culpa do seio......ainda nao fala nao sei quantas palavras? Culpa do seioooo......ainda nao brinca com desconhecidos? Culpa do seio, obviamente.......nao pega onibus sozinho???? Tambem, ainda mama......
Nem gosto muito da palavra culpa ainda mais nesse caso, onde nao existe culpa, somente um desenvolvimento à seu tempo proprio, consequencias desse desenvolvimento e de algumas escolhas, de alguns habitos familiares......culpa tambem remeteria à algo fora do padrao, o que nao é verdade!

Ontem na farmacia me deu ate vontade de rir, cheia de "ites" por causa de uma rhino alergia, fui pedir uma homeopatia que pudesse entrar no lugar do Zyrtec, uma das farmaceuticas que ja me conhece  perguntou-me o porque de nao tomar logo o Zyrtec, visto meu estado, ai ela mesmo disse "Ahh, voce esta gravida né!"......."Nao, é que amamento!"......  "Quantos anos tem seu bebe? é pequenininho né? .........."Nao muito, fara dois anos em julho!"....silencio na farmacia, ela me olha espantada e solta "Voce TEM que parar!"........"Parar? Mas eu GOSTO!"...............(falando mais alto) "Mas voce TEM que parar!......"Nao, nao tenho.....eu GOSTO e a recomendaçao é no MINIMO dois anos, ano que vem ele ira à escola e o interesse sera outro.....talvez desmame ate antes, mas por enquanto, continuaremos assim!"......a outra farmaceutica soltou um risinho e a que me atendia sem graça, continuou a procurar meu remedio!

Talvez esse tipo de situaçao ocorra esporadicamente na vida da maioria, ainda mais pra quem mora no Brasil, mas imaginem voces que a França é o paìs ocidental com menor taxa de aleitamento materno........junta ai o fato de que nem 20% de 50% das mulheres que decidem aleitar, ultrapassam a barreira dos seis meses exclusivos.....logo, aqui eu sou um ET e esse tipo de situaçao ocorre no minimo uma vez por semana!

Engraçado é que ate Chris, que nao tem a cultura do aleitamento e nunca tinha visto de perto, me apoia totalmente......ontem mesmo quando veio nos dar boa noite, ao ver Alex mamando ele disse que bichinho realmente ainda é um bebe, que nao entende o por que das pessoas insistirem no desmame, no que isso poderia prejudicar Alex, ainda mais ali, vendo ele tao seguro e satisfeito junto ao têtê!

Talvez, ele seja sim mais bebe que os outros da idade dele, mas o que importa? Por que a pressa de ver traços firmes de autonomia nas crianças bem antes da media normal? Por que essa corrida, essa vontade de vê-los crescidos??? Sera que quem me acusa indiretamente de nao deixa-lo crescer, nao faz ou fez exatamente o contrario, impulsionando seus filhos a serem autonomos antes da hora? Quantas vezes teremos que ver fulana dizendo que seu filho JA sabe fazer tal coisa e ainda pedir fulaninho pra provar?
Ai ai......e pensar que daqui dois meses começara o questionamento sobre desfralde!


Olha Mathieu ai completando dois anos!!



Agora minha Ciça, completando dois aninhos dez dias depois do nascimento do Alex!



E por fim Alex, dois meses antes de completar dois aninhos!!!




Como ter coragem de dizer que esse pitoquinho nao é mais um  bebe? ahhh nao........é meu bebe SIM e ponto final!

2 comentários:

Miriam disse...

Poxa Juliana, nao pude deixar de comentar... nao amamento mais, mas ando me fazendo os mesmos questionamentos sobre essa tal autonomia! Ainda "nino" minha filha pra dormir, entre outras coisas que "ainda" faço por ela, que tem quase 14 meses... e penso na tal autonomia, nos comentarios alheios de que estou mimando demais, deixando ela dependente demais, q depois q for pra creche vao trata-la diferente e vai ser dificil pra ela... e no fim, olho pra ela tao BEM e FELIZ no meu colo, segura, esperando o soninho chegar, q penso q isso nao pode fazer mal, que uma hora ela vai dormir sozinha, q ela vai se virar, qdo for a hora certa pra ela! Que esse mimo é carinho! As vezes é dificil saber o limite, né? A sociedade cobra, a gente se cobra... aiai. Nem sempre é facil saber o que é certo.
So desejamos que nossos filhos crescam felizes, nao é isso?

Cyntilante disse...

Meu Deus Ju.. dois anos ja??? olha.. se eu fosse vc deixaria ele mamar pelo menos ate os doze...rs...

ta certa amiga.. se vc gosta, tem leite e ele gosta.. nao tem essa de TER QUE tirar... deixa como ta...
bj