domingo, 8 de maio de 2011

Abduzido!

Oi, se alguem ai que conheceu o Mathieu, aquele menino docil, gentil, mega obediente de olhos grandes e expressivos, que fala fazendo gestos e gagueja de vez em quando o ver por ai, avisa que a mae dele o procura urgente!




 Serio, alguem carregou meu menino......no lugar tem um outro que esta desobediente ao extremo e com a cabecinha na lua! Ok, ele sempre curtiu "viajar".......Mathieu sempre teve ligaçao com essa coisa de planetas, satelites, ja me disse ate que uma vez grande, morara na lua......mas pombas, ele JA esta com a cabeça por la  e faz tempo! Uma desatençao impressionante, nada tem importancia......o mundo esta acabando? E ele com isso!

Ja fazem duas semanas que me confrontei com a desobediencia extrema, nao é em momentos perigosos ou importantes, sao coisas pequenas mas que fazem uma MEGA diferença no meu dia......arrumar brinquedos? Ele inventa todo o tipo de desculpa quando da atençao ao assunto, senao, na maior cara de pau ele me olha como se fosse surdo! Alias, a boa desculpa é "Estou olhando e brincando com Alexandre, nao posso mae!"

Na ultima terça, na saida da escola perguntei como foi seu dia, pela primeira vez ele respondeu "mais ou menos", teve muito dever pra fazer e disse que foi longo, que ficou na classe da Madame Meziane enquanto os amigos estavam na recreaçao, eu de inicio, leoa que sou, fiquei puta ! Perguntei inumeras vezes como aconteceu pra nao ser injusta com a prof mas ele percebeu que eu iria falar com ela e disse que foi uma brincadeira, que nada aconteceu!
De noite, conversando com Chris, mandei a pegadinha "Mathieu, quem ficou contigo na hora do castigo enquanto seus amigos estavam na recreaçao?", ele vendo TV respondeu "Madame Meziane" hahahahhahaha, pronto, a confirmaçao!
Pensei bem e decidi deixar pra la, esperar uma proxima vez pra conversar com a prof , nao queria chegar acusando sem ter certeza absoluta apesar de no fundo, achar que ele nao estava mentindo.
  Ao abrir o caderno de correspondencia, vi um bilhete da prof querendo conversar comigo, gostei! Boa oportunidade de trocarmos ideia e eu tentar entender o que esta rolando!
   Sexta batemos um papo junto com ele e ela me explicou o que tem ocorrido, Mathieu ultimamente, ainda que sentando sozinho, vira pra tras, conversa com todos (isso me lembra alguem hahahhahaha), viaja na maionese e enquanto todos os colegas ja terminaram o dever, ele mal começou! Nesse dia, a prof ja cansada da situaçao, colocou ele pra terminar durante a recreaçao na classe ao lado com outra prof, quando Madame Meziane ( a outra prof)  perguntou pra ele por que ele nao conseguiu terminar à tempo, a resposta  foi "Tinha uma mosca me atrapalhando, voando perto de mim".............a mulher achou que ele estava de sacanagem, e posso compreender, porque as vezes tenho minhas duvidas se é ingenuidade demais ou se é gaiatisse, e brigou com ele dizendo que ele precisa ser mais serio!
   Enfim, descobri que o comportamento em classe é praticamente o mesmo que tem rolado em casa, a prof disse que ele continua gentil, é um bom menino, mas fala demais e nao faz deveres na hora certa, se distrai grande parte do tempo, vive no mundo da lua! .........sera fase? Espero porque sinceramente, nao estava preparada para uma mudança dessas, de um menino exemplar  ele virou um "surdinho".
Tah, eu deveria ate agradecer que em seis anos ele nunca me deu problemas mas caramba, me acostumei mal!  Acho que talvez, isso seja um  pedido de atençao maior, nao vejo outro motivo, verdade que na correria que tem sido nosso dia a dia, com Chris trabalhando muito, nao temos tido um tempo so nosso, ele tambem nao mais saiu sozinho com o pai pra ir no mercado ou dar uma volta, sempre tem Ciça e Alex junto!
A conversa com a prof parece ter feito ele entender que algo vai mal, ele ja teve uma melhora de 30%  nesses dois dias mas eu quero mais!
Decidi pegar firme com ele nos deveres de casa, estava relaxando pois nessa idade nao é obrigatorio e eu achava demais ele ter atividades em classe e em casa depois de um dia inteiro na escola mas por outro lado, talvez esse momento com ele traga disciplina e possa treina-lo a ter momentos de concentraçao, talvez ele pegue a manha de ser mais rapido nas atividades.
Mais uma vez, isso tudo serviu de liçao pra mostrar que criança pode ate nao mentir, mas nem sempre consegue contar os fatos de maneira exata, que antes de sair soltando fogo em cima da prof, é bom se acalmar e conversar! Se eu tivesse me deixado levar pelo discurso de sofredor dele e chegasse enfiando o pé na jaca, iria complicar o avanço dele ja que pra isso, eu e a prof precisamos trabalhar em conjunto e criando animosidade entre a gente, esse trabalho nao seria possivel!
 Enfim, depois de um tempo com mudanças aplicadas, volto pra dizer se funcionou.......espero que sim, quero meu Charlie * de volta!




* Desde que a Cris me deu o DVD do Charlie e Lola, ambas vemos Mathieu e Ciça como tais........incrivel a semelhança! Alias, tem ai algum episodio onde o Charlie perde o rumo???



2 comentários:

Liliane disse...

Apesar de achar que é uma fase dele, pegue firme pois senão vai virar uma constante. Conversar com os amigos, se distrair, fazer bagunça, são coisas normais que todos fazem, mas ele precisa reconhecer que todo mundo faz isso e também faz os deveres no tempo certo. Acredito que ele vai fazer mais rápido para não ficar mais com Madame nenhuma, rs.
Bjokas!

SAM disse...

Ju,

Esta da mosca me trouxe lembranças além de boas gargalhadas. Eu era tão obediente na escola que qdo a prof disse que todos deveriam levantar o dedo pra avisar algo eu cumpri a risca! E olha que já era bem grandinha ( na idade rsrs). Pois bem, desastrada que era derrubava a minha borracha todo o tempo e todo o tempo eu levantava o dedo...Até que a prof mandou eu sair de sala! Ela pensou que eu estava de sacanagem!kkkkkkkkkk.

O avô de Mathieu uma vez foi abordado no colégio porque era exigência cabelos curtíssimos ( você sabe bem sobre o rigor daquela época do Iguaçuano) e deram alguns minutos com a sentença: ou corta em tantos minutos ou não entra no colégio! Ele foi no barbeiro ao lado e perguntou: qual o corte mais rápido? Respondeu o barbeiro que era máquina zero. Foi o que fez e voltou ao colégio, careca. Resultado: foi supenso até crescer o cabelo! Não sei se nesta houve inocência como a minha ou não. Mas ficou asim ate hoje a história rsrsrs.

Enfim, saber o limite exige atenção e sensibilidade. Espero que ele encontre o equilíbrio sempre em todas as fases da vida dele que ,evidentemente, será muito bem acompanhada por você e o Chris.


Beijos querida!