segunda-feira, 23 de maio de 2011

Cardapio de festa infantil alternativo!

Eu sou a rainha do salgadinho, posso comer uma quantidade enorme em questao de segundos, em uma festa brasileira, eu trato logo de sorrir largamente pros garçons assegurando varias passadas na minha mesa.....ok, foi um confesso vergonhoso mas ta ai, so pra mostrar que eu nao sou chatonilda, radical e nem to querendo fazer uma festa sem graça, mas hoje em dia, com a boa alimentaçao sempre sendo falada, a obesidade estampada em varias materias, acho que vale a pena repensar alguns habitos, dentre eles nosso cardapio de festas e se nao modificar totalmente, ao menos equilibrar.......acho que nao é mais necessario em todas as festas infantis termos so opçoes de comidas pra quem como eu, adora um lixo gastronomico!

Ultimamente, com a mulherada bem mais preocupada com a alimentaçao infantil, acho chato deixarmos essas crianças de lado propondo apenas o trivial e esquecendo que muitos hoje em dia nao curtem......alias, os meus tirando o bolinho de bacalhau, nao curtem salgadinhos! Olha que decepçao!!!

Em julho estou programando o aniv do Alex e Ciça, minha ideia é um grande picnic no parque que eles adoram e ja estou pesquisando um cardapio bacana mas que seja mais democratico, que tenha as porcarias que gosto sim mas tambem opçoes tao gostosas quanto e bem mais saudaveis.

Quando a gente fala em festa sem salgadinho ou docinhos, muita gente franze rosto achando que o cardapio sera intragavel......po gente, que preconceito! Tem tanta coisa gostosa que foge desse padrao, se tem algo que adoro é  ver receitinhas vegetarianas, sao otimos complementos saudaveis e gostosos......nao curto muito essas substituiçoes com soja mas o que nao faltam sao receitas que agradam qualquer tipo de paladar!

Algumas que eu particularmente estou tentada a fazer sao:

Dip de legumes frescos:

Aqui sempre vi muito em churrascos, festinhas ou ate jantar na casa de amigos legumes frescos cortados em tirinhas, como cenoura, pepino, tomates cereja e ate couve flor.....a maioria com um molho pra acompanhar, que podem ser comprados prontos ou nao.
Eu curto muito o Tzatziki, é uma receita grega deliciosa que tbm fica otimo com pao (adoro no pao arabe!).
A receita leva iogurte natural, pepino picadinho ou ralado e alho, tudo bem temperadinho.

Outra delicia é o Homus (hummus tahine), aquela pasta de grao de bico deliciosa que tbm acompanha bem pao arabe e os mesmos legumes frescos.........

Outra opçao facil é de mini quiche ou tartelettes......ontem na Sueli ela preparou pro niver da Pris um de frango com queijo que estava divino, sao otimos quentinhos ou ate frio, uma vez adiquirida a receita da massa (aqui tbm vende pronta e ja em forma de tartelette!) é so criar o recheio da sua preferencia e por no forno!  Espinafre com queijo, alho poro,frango com champignon, um creme de cenoura (tipo uma receitinha de soufle) ou de milho tambem acompanha bem!



Aqui rola a facilidade de encontrarmos qualquer tipo de massa pronta, folhada, pra tortas e quiches, é bem pratico.....ja usamos a "brisee" pra fazer pastel de forno e ficou uma delicia, é so cortar com um copo, rechear (fizemos de camarao), fechar como um risole, passar a gema e por no forno no papel manteiga pra nao agarrar!



Alguem se lembra do taboule? pois é.....aqui ja vi servido em "verrines", aqueles copinhos de vidro (ou plastico) com colherinhas, é super facil de fazer!! Mathieu que é enjoado pacas as vezes come. Pode rolar uma misturinha com salmao defumado, pedaços de tomate, cenoura ralada, atum fresco, é so usar a criatividade e fazer as camadas, mas o tradicional tambem  é otimo! Aqui eu compro pronto, é so hidratar e ja vem ate temperado, depois é misturar os ingredientes à gosto tipo tomates, azeitonas......outro dia fiz em salada com beterraba e ficou deliciosa, mas ok, beterraba em festa infantil ja é apelaçao! Fica a dica pra um jantar como entrada ou salada!



Nessa segunda foto eles usaram camarao e kani (surimi) picadinhos!

Eu estou pensando em fazer algumas mini tartelettes, risole, coxinha, hummus e tzatziki com legumes frescos e pao........se eu estivesse em casa onde rola a facilidade de conservar no fresco, uma otima opçao doce seria espetinhos de frutas, alem de lindos, é atrativo, Mathieu sei que so come morangos e kiwi, mas Ciça come qualquer uma.......pra quem tem fonte de chocolate , é outra opçao mais açucarada!
Tambem da pra derreter em banho maria e servir numa tijelinha acompanhando, pra decorar a mesa, as opçoes sao enormes tambem, é so esperar num melao cortado ou melancia..........



A primeira vista, as pessoas vao achar que isso tudo nao tem NADA a ver com comida pra festa infantil
mas dependendo da maneira de servir, usando a criatividade, garanto que eles se interessarao, da pra fazer uma mesa bem bacana.....
So esclarecendo que as fotos nao sao minhas, todas pegas da net pra ilustrar, mas vou postar aqui no fim algumas receitinhas que apareceram ali em cima!

Tziatzki

250 gramas de iogurte natural ou grego de preferencia,
1 pepino bem lavado sem casca e sem aquele miolo, pode ser cortadinho em cubinhos miudos ou raspado,
2 cabeças de alho espremidas,
Azeite de acordo com a consistencia desejada,
Sal, pimenta moida e vinagre...

A receita classica pede que o iogurte seja "escorrido" num pano, pra tirar aquele liquido do fundo e ficarmos so com a parte consistente, mas aqui tem receitas onde usam "fromage frais" que é um queijo fresco e tambem fica gostosinho....o pepino eles tambem pressam num pano pra tirar bem a humidade, pra ele ficar mais sequinho, pode salgar um pouquinho antes do procedimento.
Misturar num recipiente o alho, pepino e iogurte.
Ir despejando bem devagar o azeite e mexer ate obter a consistencia preferencial, eu gosto dele mais firme, grossinho......ele escorre menos pra comer com os legumes! Em geral, da menos que 5 colheres de sopa de azeite.......misturar bem, temperar com sal e pimenta à gosto, uma gota de vinagre e pronto! Conservar na geladeira.


Hummos Tahine (Humos)

1/2 kilo de grao de bico bem cozido,
2 a 3 colheres de tahine (pasta de gergelim)
2 limoes espremidos
3 dentes de alho
sal
agua do cozimento do grao de bico


Bater no liquidificador o grao de bico, o alho, limao, tahine e acrescentar aos poucos a agua do cozimento ate dar o ponto de pasta, terminar ajustando o sal à gosto.
Ha quem goste de jogar azeite por cima, por alho torradinho.....ai é à gosto do fregues!


Pate brisée (massa pra tartelette)

Essa massa é facil, eu nao sei quanto rende em tartelette pois sempre uso na forma grande, que alias, tbm é opçao pra um bufet!

300 gramas de farinha de trigo,
150 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente,
8 centilitros (cl) de agua
pitada de sal

No caso da massa ser utilizada em tortinhas doces, é so juntar tres colheres de sopa de açucar!

Num recipiente misturar a farinha, pitada de sal (e açucar, se for doce), a manteiga usando as pontas dos dedos e por fim a agua......depois de formar uma bola de massa bem homogenia, enrolar num filme plastico e deixar descansar 30 minutos na geladeira.
Por fim é so abrir a massa num pouco de farinha pra nao agarrar e cobrir a forma, se for em forminhas, é ir cortando e amassando, uma vez na forma, dê espetadas com um garfo, evita dela subir......outra dica é passar manteira e enfarinhar as forminhas pra nao agarrar, eu gosto de usar papel manteira na forma grande, é mais pratico!

Assar no forno com a garniçao de preferencia, forno pre aquecido à 180°.......o tempo vai variar se a torta é grande, se sao tartelettes.....é bom ficar de olho, é so deixar a massa dourar!

 Enfim, ta ai uma pequena mostra de que é possivel bolar um cardapio diferente que seja mais saudavel e agrade todo mundo, sei que se aparecer um ortorexico aqui, vai ter crise ao ler farinha e açucar no meio da palavra saudavel, mas ja aviso que eu sou meio campo......o objetivo sao receitas praticas com ingredientes faceis de achar e que talvez nao sejam 100% saudaveis mas uma opçao melhor aos nossos salgadinhos fritos ou enroladinhos de salsicha!









Um comentário:

Nine disse...

Ô meu Deus! Mas tá de babar esse post!

Super legal! E obrigada por compartilhar as receitas.

Uma vez eu comemorei meu aniversário com uma "festa árabe", pesquisei receitas gostosas e rápidas: fiz tabule, fiz o homus e uma de berinjela, comprei pão sírio/árabe, torradinhas, comprei kibe e esfiha...hum...foi uma delícia e saiu do tradicional, né?

E outro aniver eu fiz "chá da tarde" com bolo de milho, torta salgada de frango e queijo, sanduiches frios, pão de queijo, hummmm outra delícia!

Boa sorte nos preparativos!

Beijos,
Nine