quarta-feira, 11 de maio de 2011

Horarios da escola podem influenciar no sono?

Hum......eu acho que sim!
Eu sempre fui resistente à palavra rotina , era de causar desconforto, medo, nao curtia de jeito nenhum, alias, quando engravidei, esse era meu maior medo......tem coisa mais gostosa do que uma ideia de ultima hora a qual voce pode concretizar sem problemas? Ok, com filhos é mais complicado, quando possivel né, e é o preço da maternidade, nao podemos ser mae levando  a mesma vidinha despretensiosa de antes, apesar de eu quebrar de vez em quando essas regras e me permitir sim algo fora da rotina pra mudar e apimentar a vida!
 Eu tinha verdadeiro horror quando chegava domingo e as cinco da tarde via todo mundo levantando acampamento de festas ou da casa da minha avò porque no outro dia tinha que acordar cedo. Quantas festas ou programaçoes perdemos porque dia de semana nem uma vez ao ano ?!! Com isso, fui crescendo mega resistente à essa coisa de rotina, alias, achava que isso era coisa de velho, de gente chata......ai ai, ainda bem que a gente muda com o passar dos anos!
 Eu e Chris levavamos uma vida totalmente desregrada ate pela questao do trabalho dele, nao tinhamos horario pra nada e Mathieu nasceu nesse meio, ok, depois dele passamos a ter obrigaçoes, como a de se alimentar como todo mundo em varias refeiçoes, ja que nos tomavamos café e depois so "jantavamos" à meia noite!
Mathieu era super easy going, bebe perfeito, nao chorava, nao reclamava e se inseriu direitinho nessa vida louca, ele dormia onze, meia noite, teve vezes que ate uma da manha e acordava meio dia, uma hora da tarde.......ok, é péssimo, ele nao tinha horario das refeiçoes como deveria, nao aproveitava da questao importantissima do hormonio do crescimento que age nas primeiras horas do inicio da noite, mas eu tambem nao sabia de nada disso e essa loucura permitia Chris de assumir totalmente a paternidade.
 A Solene, que hoje é madrinha da Ciça sempre torcia o nariz, me perguntava como é que a gente dava conta, como teriamos um tempo so nosso se ele dormia meia noite , como tinhamos disposiçao, e eu sempre dizia que dava pra fazer de um tudo (nao vou dizer que é mentira, mas hoje aproveito TRES vezes mais!), e ela ressaltando a importancia da rotina.....na casa dela era e ainda é tudo no cronometro, uma organizaçao total que a permite cuidar dos tres filhos, de mais duas crianças (ela é assistente maternal), dar conta da casa, do marido, das compras e ainda descansar, tricotar e fazer bricolagem  e jardinagem em casa!

Quando Ciça nasceu, Mathieu entrou na escola.....aqui escola é sempre na parte da manha, à tarde, so se fizer parte do integral. Nessa época eu tive que mudar com tudo, agora ele teria hora exata pra almoço, banho e  acordar.
   Nao vou mentir, fiquei com muito medo! Nao de nao dar conta, mas de perder a espontaneidade da vida, de ficar chata, velha e careta como as pessoas que eu conhecia.
Gente, que mundo novo.......lembro que Chris estava em tournee viajando, Ciça baby e eu entrei de cabeçao na tal rotina, Mathieu acordava as sete e quinze, vestia, dava cafe da manha, me vestia, por ultimo arrumava Ciça (era obrigada a acorda-la) e dali levava ele pra escola.
 Ele entrava oito e vinte e saia onze e meia.......ok, é um periodo curto, eu poderia leva-lo de uma e meia as quatro e meia, depois de almoçar em casa, mas nao era obrigatorio e se fosse pra fazer siesta na escola, que fizesse em casa.
Mathieu apesar de sempre ter tido um sono bom, dormia muito tarde devido ao mal habito instalado quando bebe.......foi bem complicado fazer ele largar esse habito, mas consegui, e pude constatar pela primeira vez os pontos super positivos dessa mudança na minha rotina, é......hoje ja nao sinto mal estar em dizer que sigo uma rotina!
 A primeira foi a facilidade da siesta, antes, acordando meio dia, obviamente ele dormia so as cinco, seis da tarde......acordava uma hora depois e so voltava pra cama madrugada à dentro, depois tudo mudou! Acordando cedo, brincando na escola, ele chegava em casa ja cansado, almoçava e ia pra cama num piscar de olhos, acordava antes das tres, brincava e no mais tardar oito e meia, estava novamente indo pra cama!
Me lembro da primeira vez que Chris chegou depois de duas semanas e pouco fora e as nove da noite me encontrou sentada no sofa vendo TV e a casa no maior silencio, ele assustado foi logo perguntando pelas crianças....ué, estao onde sempre deveriam estar, na cama!
À partir dai, entendi bem a questao da Solene de ter um tempo meu, é verdade que eu tinha no meio da madrugada, mas nada se compara com a quantidade que tenho hoje e o melhor aproveitamento desse tempo, ja me acostumei, quando da nove e meia e eles ainda estao acordados, ja fico mal humorada, tirando época de ferias onde sem obrigaçao de acordar cedo eu dou uma relaxada!

Entao, depois desse livro contando mais ou menos a minha mudança, eu quero chegar no ponto do melhor horario da escolinha e a questao do sono! Sim, a chata aqui tem toda uma tese sobre isso.....

Sempre notei que no meio das varias maes que sofrem com o sono (ou a falta de) dos filhos, rola uma similitude na questao da escolinha, muitos ja estao com dois/tres anos, ja vao meio periodo à escolinha e ainda assim nao tem rotina.......pois é, eu acho que descobri o por que, é a tal da escolinha à tarde!

Olha, isso aqui é conselho, nao é regra maxima nao, mas é quase uma matematica! Criança precisa de horario correto pra comer bem e dormir bem, rola uma cadencia de atividades no dia que uma vez instauradas, dificil nao trazer um sono bom.

Vejamos as diferenças nas duas rotinas:

Criança/bebe estudando de manha:  A criança acorda cedo, vai pra escolinha, brinca e gasta bastante energia, volta pra casa, almoça, banho gostoso, faz aquela siesta, acorda cheio de gas, brinca seja em casa ou num parque, janta, banho e cama!
 Quais os momentos em que voce mae poderia aproveitar? Nessas poucas horinhas de manha em que ele nao esta, no horario da siesta à tarde e isso tudo sabendo que as nove horas voce estara livre novamente.......ta vendo ai como é importante a organizaçao pra aproveitar bem o tempo?!!! Da ate pra fazer sessao cinema com maridao!

Criança/bebe que estuda à tarde: Geralmente, elas acordam um pouco mais tarde, entre oito, nove horas, mas se acordam cedo, é ate pior porque saca so, elas brincam em casa, se arrumam, almoçam e vao pra escolinha, uma vez la, ficam divididas entre dormir, o que seria o apropriado e brincar. A maioria escolhe brincar, alguns dormem mas pouco, quando saem as cinco da tarde, geralmente dormem no carro, senao ao chegar em casa, acordam uma hora depois de mau humor, jantam, tomam banho e ai começa a batalha.....energia acumulada, sono de mà qualidade, efeito vulcao, pais desesperados porque passaram o dia na correria e no fim do dia, ainda tem batalha de sono.....vao dormir bem depois das dez.
Quais os momentos em que voce mae poderia aproveitar? Bom, de manha ,contando que eles estao ainda em casa e juntando a preparaçao pra ir pra escola que acaba ficando bem mais longa, nada ou muito pouco......ai chega a tarde, voce tem de meio dia e meio às cinco, ok......é um tempo consideravel mas esse é o UNICO tempo que voce tera pra dar conta de resolver as questoes da casa e  as suas questoes , fora  organizar janta.......quando a criança chega, agitada porque nao teve sono de qualidade, acaba nao te deixando fazer nada com sossego, ai é a correria que todas nos conhecemos bem e depois, quando voce poderia estar na frente da TV vendo seu programa favorito no prime time, voce ainda  esta descabelada, cansada implorando pro seu filho dormir logo e voce ter enfim poucas horas suas, se ainda tiver disposiçao!

 Entao? Viu a diferença? Ok, deve ter casos sim de crianças que aceitam bem essa rotina da escolinha à tarde, mas EU ainda acredito que acordar cedo, faz toda a diferença na vida de uma criança, ainda que exista aquele papo moderno de que fulano ou ciclano so rendem em tal ou tal horario!

Aqui eu tenho visto essa diferença com Alexandre, ele fara dois anos em julho e nao, nao vai pra escolinha e nem creche, so entrara com tres anos em 2012, mas eu noto uma super diferença em quando acordo ele as sete e meia, SAIO com ele de manha pra levar os mais velhos pra escola, compramos nosso pao, damos uma volta na cidade, voltamos pra casa, ele brinca e quando vou buscar Ciça as onze e meia, ele acaba dormindo no carrinho na volta do percurso......ok, o almoço dele é atrasado, ja que ele so acorda as duas horas (olha o tanto de sono!!!).
 Bichinho almoça, brinca, as quatro e meia vamos buscar Mathieu e agora com o calor da primavera, ficamos no parque ate as seis, seis e meia......ele chega em casa, janta, brinca, toma banho e DORME!
Nao acorda as tres da manha pra querer brincar e nem fica acordando o tempo todo pra mamar......enfim matei a xarada!

Entao, se eu tivesse um conselho à dar pra maes que vao colocar seus filhotes meio periodo em escolinhas ou creches (lembrando que a MINHA preferencia é ficar em casa pelo menos o primeiro ano, e se possivel os tres anos), eu diria pras maes repensarem a falsa comodidade e colocarem seus filhos na parte da manha.....à primeira vista a gente acha que passa rapido demais e ficamos sem tempo pra nada, mas nao é verdade, fora que outra coisa que percebi ja com Mathieu bebe, é que criança descansada, da sossego! Entao ainda que acordados, as chances de conseguir fazer uma janta em paz ou ate ler um livro, sao bem maiores!

A luta agora é contra o sol que insiste em brilhar ate oito e pouca da noite.......

4 comentários:

Mãe do Gu disse...

Eu que vejo a diferença, viu? No Rio a escolinha do Gu era de manhã, ele tinha toda uma rotina e dormia muito bem. Aqui em Friburgo não encontrei UMA só escolinha de manhã e o resultado é esse mesmo: dorme no carro ou chega em casa mal humorado, quase não aproveitamos!

Nine disse...

Oi Juliana! Achei ótima essa sua teoria, ainda não experimentei aqui, porque pretendo levar a Ísis para a escola apenas depois dos 3 anos, mas eu me lembro que quando criança sempre estudei pela manhã e sempre gostei. A tarde parece que a gente já está mais cansado, sem atenção, sei lá.

Beijos,
Nine

Giseli Vergés disse...

Ju, querida, que saudades!!!!

Aquie em cas sempre me beneficiei da rotina, e olha que so tenho uma, agora com seus 5 aninhos...continua sempre alegre e falante, acorda cedinho sempre, vai para a escola integral (voltei ao trabalho, te conto depois) e quando retorno é banho e cama...rende super bem na escola, tem um sono de quliadade invejavel, graças a rotina estabelecidade desde bebezinha.

Jue, parabens pelos filhotes, beijocas, Gi

lorena disse...

Ju tem toda razão minha filho fica 4horas por dia na escolinha e é de manhã ..e a rotina é exatamente como vc descreveu.

Ele sempre dormiu bem..mas com a escola a rotinha teve que ficar mais rígida ainda ..senão no outro dia de manhã ele não teria pique de acordar..

então vai para cama bem mais cedo.

A mamãe aqui agradece.;