domingo, 19 de junho de 2011

Junho, o mês da correria.......

Junho é sem duvida o mês mais complicado por aqui, é kermesse de fim de ano, reuniao com a prof pra conversar sobre o rendimento do aluno, Chris e seus varios festivais.......varios passeios na escola pra encerrar com chave de ouro e isso tudo resulta em trabalho, trabalho adicional!

Antes era apenas Mathieu escolarizado, uma kermesse, um bolo, uma agenda, esse ano eu tive que me habituar à nova realidade, sao duas festas, duas reunioes, varios picnics a programar pras saidas escolares......e tudo isso com chaveirinho à tira colo!

A experiencia foi bem positiva, Mathieu esse ano aprendeu a ler e escrever, Ciça deu passo grande na autonomia e fez seus proprios amigos!

Vou começar pela kermesse do Mathieu, alias, nao teve kermesse esse ano, apenas apresentaçao de fim de ano na sala de festas que por sorte, é ao lado de casa!
Uma semana antes veio uma anotaçao na agenda dizendo que o tema seria algo do tipo " Volta ao mundo pela musica" e que seria bacana se cada criança fosse com vestimenta de nacionalidade diferente, nem preciso dizer qual foi a nossa opçao né?!!!
Gostaria de ter tido mais tempo pra elaborar melhor mas no fim deu certo, camiseta branca, calça de capoeira e ele quis uma bandana do Brasil.

Na sexta, tive que acordar Alex pra poder buscar Mathieu e Ciça na escola, alias, cada um numa quadra do bairro.....obvio que ele acordou PUTO. Busquei os dois, lanchamos, arrumei Mathieu e alguns minutos depois, ja era hora de cruzar a rua e ir pra Sala de festas.
Enquanto iamos pra casa, Mathieu tinha mencionado algo sobre "tickets"......como ele ainda da umas viajadas, eu na correria cortei e nao dei atençao.....bem feito mil vezes pra mim!
So fui perceber que historia de ticket era essa quando vi outros pais com um amarelinho dando pra diretora na porta da Sala de festas.
Bom, nao ia dar tempo de ir em casa, eu tambem nao estava afim, Mathieu soltou o famoso "eu te disse", e eu so queria morrer.....drama total.
Perguntei à diretora se tinha problema a falta do ticket, que nao daria tempo de voltar em casa, ela disse que teria sim......."Entao, ele nao vai participar?".....ela ja ia escancarando no esporro quando eu disse que o erro foi darem o ticket no dia da festa deixando à cargo de crianças a funçao de nos avisar, ela sem saida ainda tentou argumentar que foi escrito no caderno de correspondencia, nao foi nao.......respondi que a unica anotaçao era a restriçao de convidados onde entrariam apenas tres acompanhantes por criança, ai ela encerrou com chave de ouro dizendo que no portao da escola tinha um "bilhete"....."Minha senhora, com TRES crianças e muito trabalho, a senhora acha mesmo que eu perco tempo lendo mural de porta de escola quando temos um caderno de correspondencia com objetivo claro?".......matei a velha, ai um senhor ja impaciente pediu passagem enquanto ela dizia que eu nao fui a unica a reclamar, para entrarmos.

Alexandre suuuuuper paciente no carrinho (NOT), ja dava sinais de que o caldo iria entornar.....e fervilhando, claro!
Entreguei Mathieu à prof, achei um lugar otimo e me sentei com ele e Ciça.......e o espetaculo começou! Do Mathieu? NAO, do Alex.......um chororo, tentei por no colo, no peito, ele so queria sair correndo e obviamente pra subir no palco.
Eu tentando conter de todas as maneiras possiveis e nao crueis e a sala de festas inteira, eu disse INTEIRA olhando pra minha cara com ares de reprovaçao......nessas horas, se eu tivesse um fuzil, teria matado todos poupando apenas crianças e liberaria a porra do palco e corredores pra todos, afinal, estavamos numa festa infantil e familiar, nao numa apresentaçao da Ana Botafogo no Municipal!
Sobe a jeca da diretora anunciando o espetaculo e indiretamente me recriminando, pedindo pra calarmos nossas crianças choronas pois as outras crianças trabalharam duro ensaiando e ficariam desconcertadas se ninguem as ouvisse, tambem pediu pra contermos as crianças pois era proibido o acesso livre no grande corredor da sala.
Mathieu e os amigos entraram em cena, Alex se acalmou e pude enfim aproveitar alguns minutos, tentei filmar o maximo que pude.....foram quatro musiquinhas, uma em hindu se nao me engano, outra em espanhol, teve uma que ele nao sabe dizer que lingua é e eu nao consegui ouvir a prof dizendo e por fim, cantaram em ingles!
Enfim, terminei o espetaculo vendo as outras turmas cantando com Alex no colo se debatendo no fim da sala.......a prof do Mathieu foi bem gente, bem humana, me liberou numa boa e mandou um olhar de "te entendo".....peguei meu trio e vim m'embora puta dentro da roupa!

Ja estava em colicas imaginando o que me esperaria no dia seguinte, se num espetaculo de meia hora Alex foi o astro, imagina um que dura bem mais e ainda é seguida por kermesse!

Esse ano, diferente dos outros, nao fiz bolo eu mesma, nao fiz nada! Saco cheio, seria um trabalho a mais e como na sexta ja tive essa programaçao do Mathieu, compri dois bolos enormes de chocolate pronto, pus na sacola sem do nem piedade!

Enfim, acordei a tropa, cafe da manha reforçado, vesti a galera toda e la vamos nos.......um tempo horroroso e eu rezando pra que nao chovesse como no ano passado!
Entreguei Ciça na salinha, Mathieu super feliz de reencontrar os amigos foi brincar e eu fui caçar um lugar digno pra ficar......nao quis sentar, ja sei como funciona e Alex nunca ficaria ali no meu colo, deixei ele no carrinho, levei lanchinho pro momento dificil e estava a esperar o inicio do espetaculo enquanto via as pessoas em volta de mim me pressionando pra sair dali......pois é, queriam meu lugar privilegiado e eu, mulher com uma droga de carrinho e um menino reclamao, deveria mais é sumir dali né.....errado! Me engoliram bonito......um senhor que estava ao meu lado esperançoso, achando que como a mulher e filha dele, iria reclamar de pernas cansadas e iria sumir dali, ja estava aflito ao ver que eu estava sacando camera e monstrando que vim pra ficar.
"Por que a senhora nao vai sentar? Aqui sera dificil pra voce, nao?"....."Nao, nao sera nao.....impossivel sentar com tres crianças e uma camera a gerar.....ja o senhor pode chegar mais pra la ou sentar por ali né?!!"
Bom, ele recolheu a insignificancia, a vergonha e foi pro outro lado num otimo lugar tambem e sem me pentelhar.....acabou? nao, claro que nao! A Terra é populada de gente pentelha né!
Diretor pegou o microfone que ele A D O R A e foi pedindo aos maus educados à minha volta pra se afastarem permitindo ao menos a entrada das crianças à cena.
Feito, Ciça e amiguinhos entrando, as profs organizando, começo a ouvir uma espalhafatosa ao meu lado chamando a filha de 8 anos pra filmar, fotografar, pra nao sair dali, pra saber se estava tudo ok, pra dizer a filha que ela estava ali, enfim, pra PERTUBAR......a menininha se chama "Mimi", eu ja estava com uma puta raiva daquela chata chamando a tal "Mimi" o tempo todo atras de mim, reclamando, e isso o espetaculo rolando......nessas horas é que a gente vê que nao adianta, como educar crianças sendo mal educada? Impossivel né......

Ciça cantou meio que timidamente, preferiu tentar fechar o casaco e se distrair com outras coisas.
Alex ja estava começando a ranhetar quando finalmente acabou a cantoria, mas tinha a sagunda parte da "tortura", a festinha!

Fomos caçar uma mesinha com duas maes bacanas que conheço e esperar o bufet abrir.
Alex ontem me surpreendeu muito, nao tentou fugir, nao pediu peito em momento algum, foi na mesa das pessoas filar lanchinho, transgrediu regras subindo no escorrega interditado.......alias, nesse momento eu so ouvi incovenientes dizendo "Olha um garotinho ali???? Mas nao esta proibido??? Cade a mae dele???" hahaahahahhahahaaha devem ter gostado mais ainda quando viram ele deitado ao lado de uma poça de agua da chuva bebericando que nem um gatinho!
Por fim, consegui descolar algo pra comer e beber, quando estava voltando, acho ele na mesa de duas mulheres, a senhora super bacana tentou minimizar minha vergonha dizendo que ele era pequenino mas super esperto, nao passaria aperto nunca, ja chegou pegando, se virando hahahahhaha.....ainda existe gente simmatica e compreensiva no mundo, thanks god!

Dei dois tickets pra cada um escolher as atividades, geralmente, eu compro um carnê pra cada um, mas Alex esse ano esta mais ativo e no fim ja demonstrava claramente a vontade de ir pra casa!
A hora de ir embora foi aquela alegria contagiante (NOT), Ciça gritando que queria pintura facial, Mathieu reclamando que fulano ganhou a prenda tal e ele nao e Alex gritando querendo CASA.....e é nessa hora que caiu uma rapida tromba d'agua pra lavar minha alma, meu humor e acalmar com todo mundo!

Enfim, fui achando que seria uma droga, que ia ser um escandalo atras do outro mas me surpreendi positivamente, o "bilan" foi positivo e ano que vem, enfim.....vai ser xuxu beleza!
Enfim, deixo aqui videos e fotos....fiz o possivel, o resultado foi magro se comparado aos outros anos mas ta otimo!



Mathieu esta de bandana atras dos meninos na direita da tela!



Agora é a vez da Ciça.....pra quem entende frances, da pra ouvir a tal da espalhafatosa falando com a "Mimi" de vez em quando.....



Bom, bem que tentei postar fotos varias vezes mas devido à problemas tecnicos, vai no facebook.......meu jurassico ta de birra!

Um comentário:

Jamileh disse...

Ju estão lindos, e você parabéns, conheço muita gente que por muito menos desistiria de deixar os filhos participarem desses eventos, por ser trabalhoso, sair com 3, enfrentar pessoas mal humoradas e incompreensíveis... Eles são lindos e absolutamente sociáveis, isso eles vãolevar pra vida inteira! Lembro do Mat nessa apresentação do maternal... ;) Bjos a todos te amo!