domingo, 18 de setembro de 2011

Agora é coisa séria......acabou a brincadeira!

Volta às aulas, eu querendo mandar bem nos posts mas estou com um teclado sem teclas e borrachinhas....chega a dar ulcera!
Se antes eu ficava imaginando uma forma de redigir algo que despertasse a atençao do leitor, agora eu calculo tudo isso numa formula reduzida onde eu precise menos da letra A, do L e da barra de espaço.....e fica tudo uma merda!

Por outro lado, se nao escrevo quando assunto esta fresco, depois fica sem graça, sem liga.
Se faltar letra ou concordancia, me desculpem mas é tudo culpa do Alexandre.


As aulas ja começaram, muitas novidades, mudanças,tempo de conhecer as novas profs, assimilar e se habituar.
Pra Ciça esta tranquilo, as unicas mudanças sao o horario integral onde ela come na cantina diariamente e o fato de na quinta feira ter uma outra prof comandando a sala, ja Mathieu tem tido dificuldades em ver que tudo mudou.

Todos os dias na saida fazemos o percurso da volta comentando o dia deles, Ciça sempre diz que fez pintura, massa de modelar e Mathieu diz que ainda nao fez nada disso hehehehe, eu fico com pena mas na sexta disse a ele que agora dificilmente ele fara! Acabou a moleza!!!

Sabado foi a reuniao de ambos, como nao tenho o dom da clonagem ou da onipresença, escolhi ir apenas na da escola do Mathieu, sabia que teria novidades importantes , fora que como mae peste que sou, queria sacar se posso me unir às profs (ele tambem tem duas!) ou se em caso de problema mando logo muniçao pesada.

De cara gostei das duas, honestidade é comigo e achei otimo elas nao so mostrarem serviço mas tambem dividir certas dificuldades e problemas pedindo nossa ajuda, um exemplo é a questao da leitura...ela nao tera tempo pra fazer todos os alunos lerem em voz alta na frequencia que deveria, entao nos pediu pra repassarmos a leitura com eles de vez em quando.

O programa esse ano é pesado, enquanto ela dizia tudo o que Mathieu tera que aprender, eu so tinha vontade de gritar " Deixem meu filho ser criança e brincar em paz!!!".
Ok, nao é tortura, infelizmente é necessario mas eu me pergunto ate que ponto! Outro dia estava lendo uma discussao interessante onde alguem sugeriu uma enxugada no programa que permitisse as crianças de aprenderem com calma e apenas o que é realmente necessario.....concordo! Tentam faze-los decorar ou "assimilar" o maximo num curto tempo mas sera que isso nao impede deles terem uma base realmente solida? Se a preocupaçao nos primeiros anos fossem apenas leitura e contas simples, o resto viria com mais facilidade depois?

Enfim, eles vao continuar pegando firme no frances, teremos no minimo quatro conjugaçoes verbais à decorar, ops! - aprender....aquela coisa de buscar sujeito e afins da frase, em matematica contar ate mil, somar, subtrair e multiplicar....duas aulinhas de ingles por semana, noçoes regionais pra geografia, higiene e alimentaçao em ciencias.....no fim é tanta coisa que da medo!

Eu sei que ele vai aprender, mas meu medo é a desmotivaçao quando ele afrontar a realidade do trablho duro, nao sei se ele tem maturidade pra tanto e vendo pelos colegas dele que convivemos,a maioria esta na mesma situaçao!

Uma outra mudança sera a nota de comportamento....esse ano nao tem mais, terao conselhos semanais de acordo com o tempo onde o aluno pedira permissao pra adiquirir uma "faixa" e os proprios colegas votarao em cima do comportamento dentro e fora da sala,a professora tem poder de veto e sao tres faixas, amarela, laranja e verde.....cada uma indica um posto na sala de aula, tipo chefe da sala, ajudante ... nao "decorei" as tres hahhahaha!

Ja vi que eu que nao curto dever de casa vou penar, eles tem sim pequenas tarefas mas como leitora assidua, confesso que vou me atirar no poço se Mathieu completar 15 anos lendo como uma maquina, sem entonaçao, sem assimilar o que lê.....entao decidi me aplicar e aproveitar que ele adora leitura e que temos uma biblioteca ao lado de casa pra insentivar e ler com ele em voz alta, alias, pra mim vai ser bem produtivo porque vou ter a oportunidade de enfim decorar conjugaçoes verbais com precisao, ja que eu falo bem , conjugo a maioria certo meio à frases mas se pedir pra conjugar na lata sem nada, eu nao consigo !

No fim da reuniao, reparando na sala de aula, tive a ideia de tirar fotos para mostrar à voces como é uma salinha de primario por aqui, e levando em conta que em dias de aula pais nao sao permitidos rondando dentro da escola, fora que estou sempre com Alex impaciente e Ciça fofuxa, pedi permissao à prof que achou curioso e aceitou de imediato e fiz com o celular mesmo.....a qualidade deixa à desejar, ainda mais que a salinha ainda tinha pais em fila querendo um breve tete à tete com a prof e tive que fazer malabarismos para corta-los....mas ja da pra ter noçao!

Ahh, lembrando que eu farei um comprativo com à minha bagagem escolar no Brasil, nos temos inumeras escolas com pedagogias diferentes e ate no ensino publico rolam diferenças.....fora que terminei o primario ha mais de 20 anos, tempo suficiente pra muita coisa mudar!
A primeira diferença que notei foi a mesa atras, e nao na frente dos alunos, prof vai à frente praa ensinar mas estando atras, ela observa todos sem ser observada, astucioso!





Ali da pra ver uma mini biblioteca e o computador da sala, ela explicou que a informatica sera usada mas pouco, eu adorei......Mathieu ja sabe usar PC e sinceramente, nao vejo vantagem nenhuma, ferramente total desnecessaria na idade dele!


Meu primario todo tinhamos paineis lindos dentro da sala, fazia parte do magisterio as profs serem caprichosas e talvez rolasse ate competiçao velada do tipo qual era a classe mais bonita....na maioria das vezes eram paineis sobre questoes e festas culturais, estaçoes do ano, me lembro que voltava das ferias de julho doida pra ver as novidades e a mudança de decoraçao, tbm tinhamos desenhos lindos no quadro negro semanalmente dependendo da professora....aqui é diferente, a maioria ds salas sao enfeitadas ao longo do ano com o proprio trabalho das crianças, senao, tudo é muito funcional....ao longo da sala temos o alfabeto inteiro, numeros, noçao de esquerda e direita, mapas, um grafico do tempo abaixo do quadro que vai da pre-historia ate os dias de hoje, quadros com a divisao dos grupos e um outro sobre a aquisiçao das tais faixas coloridas mostrando quem é o chefe atual.









Achei esse detalhe fofo....um pequeno cartaz com o nome dos alunos que usam oculos na turma...olha Mathieu ai!












Nesse aqui rola um lembrete pras crianças se lembrarem qual é o caderno de rascunho, matematica, frances...tudo por cor!





Uma mostra do trablho feito com as crianças enfeitando o corredor!





Um pedacinho do patio!









Enfim, um pouquinho da Leon Dauer......edificio do seculo 19 que era pensionato de jovens meninas, foi requisitado em 1914 pelo estado maior e regimento de militares franceses durante a invasao da regiao em torno do Marne, retornando apenas em 1926 como instituiçao educacional, onde deram o nome do prefeito da época, Leon Dauer.

Achei um site muito legal que mostra o patrimonio frances e nele tem varios pontos aqui em Villiers....alias, conta a historia da cidade!

http://fr.topic-topos.com/ecole-leon-dauer-detail-villiers-sur-marne

http://fr.topic-topos.com/villiers-sur-marne

Voila! Vou ver se consigo permissao no maternal da Ciça pra fazer o mesmo e por aqui!

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá.
Porque você não usa o teclado virtual do seu computador???