segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Voce deixa???? e por que nao???

Toda vez que falamos sobre passeios escolares pela PR a maioria é terminantemente contra, nao, nao e NAO!
Verdade que nem sempre a realidade de cada uma ajuda, nem toda escolinha e organizada e por ai vai, MAS tambem nao sei o que me faria deixar meus filhos numa instituiçao que eu confio "pela metade".

Outro ponto que percebi é o medo da responsabilidade, tipo ter em maos filhos dos outros nem é frio na barriga, é congelamento Brastemp....eu bem me lembro que cresci ouvindo isso de mamae e de minhas tias, mas percebi dois pontos, falta de saco travestida de medo (desculpinha basica) e o efeito "espelho", quem caça culpados em toda situaçao e come o figado dos presumidos, tem medo de se ver sendo comido vivo, tanto que esse "medo" tambem é citado em topicos sobre festinhas infantis onde os pais nao acompanham os pequenos.

Nao vou ficar criticando escolha alheia nao, ate porque, feeling as vezes salva muita gente, mas vou falar um pouquinho do lado super bacana dos passeios escolares que muita gente nao conhece e afirma nao fazer falta pro seu pequeno.

No inicio do ano, junto à uma infinidade de papeis à preencher, recebemos um imenso questionario sobre saidas escolares, onde voce detalha tudo sobre a criança, vai do nome do médico de familia à atestaçao do seguro que cobre eventuais problemas passando por muitos numeros de telefone pra voce ser achado a qualquer momento!
Ali voce autoriza seu filho à participar das saidas promovidas pela escola e à ser exposto à fotos no seio da escola.
A questao das fotos é algo bem legal, toda atividade ou saida é fotografada pela professora e exposta num cadernao que no fim do ano as crianças trazem pra casa e guardamos de recordaçao, as fotos sao escaneadas em A4 mas a maioria é bem nitida.

Aqui sao muitos passeios ao longo do ano, muitos de graça bancados pela coperativa escolar, que sao doaçoes que nos pais de alunos fazemos duas vezes por ano, e outros bancados parcialmente, onde rola contribuiçao de no maximo 3 euros!
Esse esquema permite que crianças de familias menos favorecidas tambem participem pois deixa bem mais barato cada saida ao longo do ano, ponto pro beneficio coletivo!
Sao muitas idas à mediateca onde rola animaçoes das bibliotecarias, contos, insentivo à leitura e à inscriçao da criança, à ludoteca, onde eles aprendem à jogar jogos de tabuleiro, cartas e outros com objetivo de ensinar à dar a vez, perder, esperar....sessoes no cinema (o da cidade oferece uma de graça à cada turmaescolar da cidade uma vez por ano), espetaculo infantil na sala de teatro da cidade, idas à floresta pra repararem nas mudanças da estaçao operando na paisagem, colheita de nozes, champignon....enfim, sao muitas opçoes que complementam o que é falado na salinha.

Geralmente essas saidas sao organizadas da seguinte forma, a prof manda recado uma semana antes pedindo autorizaçao e ajuda de pais disponiveis pra acompanhar, geralmente é um adulto pra quatro crianças (de 2 anos e 8 meses em diante), se nao tiver quantidade adequada de adultos,o passeio é anulado, mas nunca aconteceu.....eu ja fui algumas vezes e Chris tambem!
Quando cheguei aqui,ficava boba de ver as crianças pequeninas andando em filas de dois em dois, maosinhas dadas ao coleguinha pelas ruas sem problemas, nunca vi um correr, fugir, desobedecer..... é muito legal!
Muitos pais tem medo da "obediencia", do filho sair correndo, posso afirmar que criança longe dos pais e em coletivo se comporta de forma beeeeem diferente e mais disciplinados!

Pro Mathieu foram tres passeios super marcantes, a visita ao corpo de bombeiros onde eles conheceram a "caserne" e viram um pouquinho do dia à dia e das instalaçoes, uma visita ao atelier KAPLA (Chris foi junto!) onde eles foram brincar com esse brinquedo simples (sao barrinhas de madeira) e ver imensas construçoes feitas com o mesmo e por fim a ida à Paris onde teve subida na Torre e passeio de Bateau Mouche, pena que no primario as saidas nao sao fotografadas.
Ja Ciça elegeu como preferidas a ida à fazenda, onde ela deu mamadeira pros cabritinhos e viu diversos animais e a floresta onde ela colheu castanhas, folhas de outono e outras coisinhas pra fazer um mural bacana.

Muitas pessoas acham bobagem, mas diz ai, quantos pais tem saco pra saidas "pedagogicas" com seus fihos? Quantos trocam uma ida ao shopping + praça de alimentaçao por um pic nic num parque municipal? Eu ja vi muita gente reclamando que em suas cidades nao tem NADA de interessante, ok, ate acredito que em muitas falta sim estrutura pratica, mas tambem tenho certeza de que com criatividade,a escola ou ate os pais por iniciativa propria tem como promover essas "atividades" simples, afinal, qualquer buraco urbano tem um pedacinho de natureza ou cultura....mas é aquele comodismo cultural pratico, quem passa uma hora no carro pra se fechar em shopping, geralmente reclama de fazer meia hora pra mostrar uma cachoeira ao filho!

Outro ponto lembrado pela Renata Cristina (prof e amiga virtual) é que esses passeios para alunos da rede publica as vezes sao a unica oportunidade de lazer cultural, me lembro de uma tia que por diversas vezes levou turmas da rede municipal no forte de Niteroi com parada na praia, nao parece grande coisa, mas foi depois disso que com consternaçao me dei conta de que ainda que estejamos a 40km da praia (No Rio, claro!), muitas dessas crianças nunca tinham visto o mar!

Enfim, eu sou totalmente à favor dos passeios escolares, se nao tenho confiança na escola pra tal, nao deixo meu filho nem meio periodo que seja por la.....acho que da pra pais e professores/direçao entrar em acordo e organizar juntos atividades bem legais que so tem à acrescentar à criançada!

Ontem escaneei algumas fotos, a qualidade nao é otima mas mostra alguns passeios ja feitos por Mat e Ciça com a Charles Perreault!

Nessa temos Mathieu e sua turminha da grand section no atelier KAPLA!

Aqui foi Ciça ano passado, na petite section coma turma no "Jardin d'acclimatation" em Paris, teve atelier com tema "boticario", pic nic e visita à fazendinha.




Aqui foi Mathieu na ludoteca da cidade...
Ciça e a turminha ano passado na Foresta Marmousets


Ciça esta no penultimo quadradinho, é a primeira do trio de capa de chuva branca!


Algumas fotos das noisettes e castanhas que colheram, de folhagens....simbolos do outono!


Aprendendo a indentificar cogumelos venenosos.....


Aqui foi nas vinhas da cidade no parque do Bois Saint Denis, onde aprenderam sobre estraçao do suco, colheita.....


Turminha do Mathieu....




Colheita e degustaçao de uvas.....


Aqui Mathieu foi com a turma num apiario.....aprenderam sobre produçao do mel, ganharam um pedacinho de favo pra cada um degustar em casa e fizeram um "bolo de mel".....

Viram so? Sao coisas simples mas super interessantes....bem mais bacana aprender ao vivo que pelos tais "canais educativos" ou outras ferramentas tecnologicas......proximo post falarei mais sobre as atividades feitas dentro de sala de aula no periodo do maternal! Até....

4 comentários:

Natasha Ulmer disse...

Eu pretendo deixar meu filho ir nos passeios sim, acho tao importante eles sairem em grupo, aprenderem coisas e irem à lugares onde nos pais dificilmente poderiamos leva-los por nossa conta propria...

E tb acho muito fofo o grupo de crianças nas ruas, todas em fila direitinho, ninguém correndo, pegando metrô. Sempre fico de olho, como é que os monitores conseguem dar conta dessa criançada toda, me da até nervoso no metrô, nenhuma criança sai do vagao!

Tomara que na escola que o Lucca for tenha um caderninho igual à esse dos seus filhos, adorei a idéia de registrar todos esses momentos!

K∂riиє* Smith. disse...

Eu acho que esses passeios são complementos do currículo e importantes para o crescimento das crianças tanto intelectualmente quanto socialmente falando.
Super deixo e fico muito feliz em relembrar a ansiedade que passeios assim me traziam quando pequena...

beijo

KINHA disse...

Olá Juliana


Sou Kinha do blog AMIGA DA MODA e vim conhecer seu espaço. Gostei de tudo que vi aqui, e já estou te seguindo. Vou aguardar a sua visita e ficarei feliz se me seguir também.

Bjoooooo......................
www.amigadamoda1.com

Juliana Beaup disse...

Oi Kinha, seja bem vinda!!! Sorry pelo atraso e pode deixar que passarei la no seu cnto, adoro moda hahahahha bjos!