domingo, 23 de outubro de 2011

A historia de fofinho!

Era uma vez um bebe fofo que comia de tudo, das nojentinhas papinhas nestle à qualquer comidinha feita em casa, legumes, verduras, frutas......tudo ele traçava pro orgulho total da sua mae, que sempre disse que maior defeito num filho seria uma criança chata pra comer, insuportavel!
Quando esse fofinho completou dois anos, ele começou a ficar seletivo.....de inicio nao queria alguns legumes, cortou algumas frutas, foi fazendo carinha de nojo pra tudo, cospindo ate recusar totalmente!
Numa das vezes em que seu pai tentou fazer ele comer algo banal, ele pos tudo pra fora ao escutar que "Poxa, mas é tao gostoso....nao é coco nao filho!".......dali pra frente, miseria! Macarrao, arroz, sopas, leguminosas tipo feijao, lentilha e ervilha e so!

Ate batata ele nao comia mais, so fritas......mas que criança recusa um gratin de batatas? Nao é possivel.....a mae do fofinho nao aceitava, nao se conformava!
Nesse meio tempo, veio fofinha, a segundona da familia que sempre comeu maravilhosamente bem e continua ate hoje.....nem vendo fofinha, fofinho se animava!
Fofinho ja estava com cinco anos, começou almoçar na cantina escolar e fofona (a mamae!) achava que uma hora ele ia ceder aos legumes!
Fofona nunca desistiu, a cada refeiçao estava la, o legume na frente do prato e sempre oferecia à fofinho, apesar da recusa!
Fofinho passou a reclamar do alho e cebola, a situaçao pesou.......comida sem tempero? ahh nao da!
Uma vez fofona teve uma ideia genial, fez aquele prato de vagens e propos um jogo pra fofinho, ele ia experimentar algo de olhos vendados e diria depois se gostava ou nao......demorou pra ele aceitar o desafio mas com a promessa de muitos premios, ele sucumbiu!
Olhos vendados.....primeiro "Haricot vert" na boca, ele mastiga, engole....."toma mais um fofinho!".........mastiga, engole......"E ai, gosta?" ----------- Sim, é gostoso mae.....tiro a venda dos olhos e fofinho faz aquela cara de desapontado quando vê que sao as vagens.
Aceita por no prato, come mais uma e deixa o resto no canto! Ficaram frias....nao quis mais!

Esse ano durante as ferias, fofona que ja tinha jogado a toalha, apesar de nao demonstrar, ouve o pedido! "Mae, coloca brocolis no meu prato?"_________nao acreditei, perguntei o que ele queria porque nao tinha entendido, a emoçao tomou conta de mim quando ele respondeu "Brocolis"!
Ok, servi um pedacinho porque nem imaginei que ele fosse comer......comeu e pediu mais, e isso se repetiu ate acabar!
Sonho realizado? Quase........eu sempre dizia que sonho mesmo seria um dia ver fofinho comendo vagens como se fosse batata frita, como fofinha sempre fez!
Semana passada, fofinho me surpreendeu novamente.....primeiro pediu salada, so as folhas, nada de queijo, tomate......folhas e molho vinagrete! servi sem muito crer e ele esvaziou o prato! Coraçao disparou........agora teria que aumentar a quantidade porque fofinho tambem come salada!
Desde la, cada dia é uma surpresa diferente......mas antes de ontem foi o àpice! Pedi fofinho pra me ajudar a cortar as pontinhas da vagem....ele disse que iria comer, e eu incredula.....fiz de forma deliciosa, passada na manteiga com champignons e alho.
Uma vez na mesa, fofinho pede sua parte......coloco tres, ele pede MAIS.....coraçao despara, ele come.....pede MAIS.....e voila! Depois de ANOS tentando, eis que ele agora é meu concorrente direto, além de Ciça no consumo de legumes, hoje dobro a quantidade e nao sobra NADA!

A historia de fofinho poderia ser facilmente a historia de qualquer garotinho que tem EXEMPLO, que sempre viu a familia consumir alimentos saudaveis com prazer, hoje ele experimenta tudo, sabe que tem direito de nao gostar de certas coisas, como ele nao gosta de champignon, mas que pra dizer que nao gosta, ele precisa experimentar!
Alex esta da mesma forma, legumes? So em sopas......mas nao me rendo nao! Usarei a mesma tecnica e espero o mesmo resultado!
Importante persistir sem forçar!

Olha ai meu ajudando de cozinha!!

Um comentário:

K∂riиє* Smith. disse...

O Breno também foi mais ou menos assim, com a diferença de que eu trabalhava fora e quem cuidava e alimentava ele era a babá, então ele comia por respeito a ela, mas sempre reclamando, hoje em dia brócolis ele ainda não come sem reclamar, mas frutas e o resto dos legumes, não tenho mais problema, espero que a Chloe siga pelo mesmo caminho....