quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Les Minijusticiers!!!

Geralmente a gente escreve pra marretar desenhos animados e programas televisivos né........pois é, mas hoje venho falar sobre um desenho bacana que meus filhos adoram e eu tambem nao perco um, "Les Minijusticiers"!
Todos os dias de manha ao vestir as crianças e dar o cafe da manha, eu deixo a TV ligada (bons habitos? a gente vê por aqui né!) e antigamente eu sofria com a Dora exploradora......suplicio total! Pela graça do bom Deus, alguem que me ama mudou a programaçao colocando os minijusticeiros.
De inicio, vendo rapidamente eu achei absurdo......caramba, como assim crianças sacaneando abertamente as outras? Mas como o troço passa todos os dias e varias vezes por dia em outros canais, acabei por assistir episodios inteiros e entender que a dinamica é jutamente contraria à isso!

A origem é um livro de "bande- dessinée" ( tipo tirinhas cômicas) desenhado por ZEP onde a scenarista é Hélène Bruller e como a maioria dos cartoons que fazem sucesso, virou desenho animado!
O assunto nao poderia ser mais atual, bullying! As historinhas se passam entre um grupo de "crianças" (ok, sao animais estranhos representando crianças de uns 10 anos!)onde cada um tem um super defeito que atrai o bullying gerando um complexo.....uma vez a criança complexada, ela adquire um super poder derivado desse "defeito" e passa a vingar de certa forma seus colegas mostrando o outro lado da moeda, no momento em que o colegas conseguem se por no lugar do complexado e pedem desculpas, o super poder desaparece e o personagem manda uma menssagem bacana de superaçao!

Acho fofo, nao dura mais de 8 minutos cada um e os assuntos sao super variados! Dificil nao se ver em nenhum deles.....nao sei se tem em portugues mas vai ai um episodio pra dar uma ideia!



Nesse episodio, a "vitima" é a super "pé frio"......ela é azarada e sempre que esta por perto dos amigos, algo da errado! Ela fica chateada com a recusa dos amigos em aceita-la pra pescar e adquire o poder de azarar os outros.....vai pescar com outro amigo que a aceita e decide arruinar a pesca dos antigos colegas, mostrando que ela nao tem culpa de ser como é, nao faz de proposito e que é ruim ser rotulado de pé frio.....no fim, os colegas compreendem a situaçao dela e pedem desculpas, o super poder desaparece e todos comem juntos!

Vira e mexe eu uso o desenho pra pincelar algumas situaçoes com Mathieu que ja tem mais acesso à esse tipo de situaçao discutindo no que ele faria, se ele acha certo......enfim, é bem legal!
Pena que no Youtube nao tem meus episodios preferidos, um em que o menino fala cospindo e outro em que a menina querendo chamar atençao fica horrorosa do tipo "mulher fruta"! Fica a dica pra quem cute desenho com os filhotes!

2 comentários:

Anônimo disse...

Sabia que Zep e Hélène Bruller são marido emulher? Tenho as BDs dela e elas são OTIMAS! Tudo do universo bem feminino e em uma delas e conta como "conquistou" Zep.
Recomendo para adultos!
Luisa

Juliana Beaup disse...

Luisa, nao sabia! So soube dos autores porque fui no google hahahaha, eu curto BDs e vou procurar mais sobre......valeu pela dica! bjocas