terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Mais uma vez, o politicamente correto!

To sumida de novo, pois é......mas faltou tempo, cabeça, vontade, inverno chegando, dias cinzas, muitas atividades, escola, obrigaçoes e inclui algumas outras, como toda quarta feira convidar um amiguinho das crianças pra lanchar e vir brincar aqui (e consequentemente fazer bolo, arrumar ape, atividades.....) e inscrevi Mathieu enfim numa iniciaçao do Catecismo! Tambem estamos em periodo de organizaçao pro natal, festas e bazares de fim de ano........e eu so quero dormir!

Ultimamente o desanimo bateu forte, fim de ano sempre rola uma enxurada de màs noticias mas esse ano, alguns assuntos em voga me tocam em especial, a questao das palmadas e violencia domestica, o racismo manifestado em todas as formas possiveis, o abismo social cada vez maior sendo escancarado nesse periodo onde o unico verbo pronunciado e executado é comprar!
Voce abre um jornal de grande circulaçao na net e esta la, que apesar de campanhas e reflexoes que a votaçao da lei contra palmadas trouxe, a maioria ainda é à favor de castigos fisicos, nas colunas de comentarios rola tanta ignorancia, ai voce se confronta com a miseria emocional, a preguiça de raciocinar......eu nao aguento mais ser ler essa droga de "Essa geraçao esta assim porque nunca apanhou!"------ Pô, cê jura que parou pra pensar nessa merda que esta repetindo por ai porque leu em algum lugar e achou que tinha efeito e coerencia?
O facebook é uma festa, de inicio era bacana cada um publicando correntes, seus gostos pessoais, tirinhas humoristicas, mas virou palco de guerra......ok, se ficasse apenas nos conceitos, se rolasse um nivel bacana de debate, mas nao.....acusam as pessoas de terem orkutizado o mesmo, mas galera, é a cabeça de voces que ja esta orkutizada faz tempo! Antes de repassar qualquer coisa, vamos prestar atençao, ver se nao vai ferir uma minoria, se é informaçao, se tem preconceito travestido de humor.......juro que nao arranca pedaço, pensar cansa mas o resultado é gratificante!
Ai porque 50 fulanos esta passando uma tirinha com um boneco cagado altamente sem graça (nao procurem, mero exemplo ok!) a pessoa vai la e clica no compartilhar, porque né, o IN é ter algo que dê muitos "curtir", ainda que na base da ignorancia e de pre conceitos!

Se voce conseguiu ler ate agora e nao me odiar, deve estar me achando chata, mal humorada (yes, de vez em quando eu sou!), ou pros machistas, to dormindo de jeans.......e pros descontentes que tentam argumentar, vem a reclamaçao com "Blablabla politicamente correto, blablabla porque ta na moda, blablabla wiskas sache, blablabla politicamente correta e perfeita!".
Olha, eu sempre achei, ainda mais pelos principios que ouvimos na infancia, ainda que ao crescer eu perceba que os pais sao os primeiros hipocritas a aparecer na nossa vida, que temos que ser "corretos", legais, respeitadores, educados, gentis, nao bater, emprestar, blablabla........isso é ser correto? Nao é isso que ensinam? Entao porque diabos uma vez adulta eu tenho que errar, errar e errar achando que posso porque ja tenho idade? Por que insistir em algo que sei que nao dara bons frutos so pra nao parecer "politicamente correto"? Por que a palavra correto entrou num termo pejorativo? Qual é a merda do problema em querer se melhorar? Eu tenho que gostar de plantar e colher merda na minha vida? Entao, por que a maioria da sociedade é preconceituosa, eu tenho que ser pra ser bem vista/aceita ou fundir no meio da galera? Ahh pera la!
Eu estou educando tres crianças,tentando dar o meu melhor pra chegar ali no facebook e achar que chamar torcedores do time adversario de favelados e mulambos nao é nada demais?
Engraçado, Benabar acabou de lançar uma musica sobre o tema......e adorei,nao a melodia em si, acho que ele ja fez melhor mas a letra, e como ele diz "Je suis politiquement correcte et je t'emmerde!"

5 comentários:

Nine disse...

Amei! Amei!
Tem vezes que quero escrever coisas assim, mas ficam na minha mente e quando alguém escreve, ai, que alívio!
Beijos,
Nine

Juliana Beaup disse...

Nine, de vez em quando eu tbm fico refletindo isso no meu banho ou enquanto lavo louça mas ta ai, pra nao abandonar o blog e tentar extravasar dessa vez acabei escredendo! bjao

Milena F. disse...

Nessa época do ano é verdade que "os nervos estão à flor da pele", e semana passada tive até mesmo uma discussão com uma colega, pois comentei que não gostava de natal pois quase ninguém mais sabe o sentido dessa época, todo mundo só pensa em comprar, comprar e comprar, e pior ainda, comprar um presente muitas vezes para alguém que se detesta, mas que "as boas maneiras" exigem presentear! Não sei se o islamismo comemora alguma coisa nessa época do ano, mas até mesmo os muçulmanos aqui de Paris comemoram o Natal! Comemorar entre aspas, pois pelo que entendi trocam presentem e reunem a família e os amigos...
Se o natal é só gastar dinheiro, não gosto de natal...

Maria disse...

Mas Ju, o blog nao se deve abandonar, creio que o face é como uma cafeteria( donde o que algumas vezes por o que importa sao os" curtir" )e o blog como a casa da gente ( donde colocar as coisas do jeito de cada um). "Enfim que na abundancia de palavras abundancia de pecados". Porém exite o mérito da convivencia social online rápida donde as respostas a um " tô p da vida" sao quase imediatas. Felicidades por sua maternidade con 3.

Silmara disse...

Oi Juliana, vi alguns posts seus na comu "casad@ com francês" e de lah descobri seu blog; muito engraçado que to lendo isso logo depois de fazer um comentario super sarcastico num post (corrente) ridiculo que li no face de alguém desmeretizando açoes/campanhas anti-racistas. to aqui bufando de raiva e concordo com tudo o q vc disse! bjo!