segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

È normal?

Ok, uns vao me achar metidona, sabichona afinal é facil dizer isso tudo com tres filhos à tira colo e nao com apenas um bebe de alguns dias ou meses (e pra algumas ,anos) nos braços, outras vao me chamar de prepotente quando lerem que nem com o primeiro filho eu passei por isso, é normal?

Vira e mexe abro topicos de maes super estressadas com duvidas mil e sempre terminada com a mesma questao, se o "problema" (se é que ele existe) é ou nao normal.....ora, o que é anormal?
Daonde vem essa preocupaçao em estar dentro da normalidade? Alias, porque pensar que seu caso especifico NUNCA é normal? Porque sim, as vezes, depois de 10 posts de maes dizendo que o coco verde amarelado com cheiro de abacate vencido é normal a mae insiste em dizer que naoooooo, esse é diferente, é caso pra pediatra, e em alguns casos, quando com bebes se aproximando no primeiro aniverssario, quando a pressao por andar e pasmem, por falar é imensa, algumas tem um prazer quase morbido em ouvir que nao, nao é normal! Fora os ups desesperados pra ouvir um caso escabroso......

Por que essa coisa de comparar as crianças com os outros? Tanta angustia pra nada, a criança nao se toca que tem que atender as espectativas de gente estranha nao, elas querem apenas se desenvolver.
Anormal sao coisas raras, coisas que sao taaaaaaao escabrosas que a gente ouve falar numa rodinha de amigas de dez em dez anos......se acontece vez ou outra com crianças, nao é anormal!

Vamos a listinha das mais citadas! papel e caneta na mao gente!

*Acordar zilhoes de vezes ate um ano e meio (as vezes dois anos até)  é normal, ate la sao dentes nascendo, picos de crescimento, angustia da separaçao, as vezes muitas mudanças, dificuldade em se acostumar com o ambiente (pra babies RN), insegurança (campeao!) e por rarissimas vezes, a fome, essa que é tida como a primeira da lista, e ai, da-lhe mamadeira pra aplacar o que nao existe.....e sim, eles mamam porque querendo sucçao, pouco importa se ela é com ou sem nutriçao!

*Cocô verde, amarelo, marrom, lilas, azul....é tudo normal! Se fede, nao fede, fede muito......NORMAL! Jura que voces ficam analizando o presente depois de uma troca de fraldas? Alias, voces analizam tbm os seus? Porque se fizerem, vao ver que dependendo da alimentaçao o monstro muda de figura, e com babies a coisa é igual, sendo amamentados ou NAO, tudo questao da variedade de alimentaçao e acima de tudo absorçao do que precisam!
O importante é apenas atentar pra prisao de ventre em casos de LA, e muiiiiiito cuidado com essa questao de interpretar tudo como prisao de ventre, bebes amamentados podem ficar ate sete (uns dizem dez) dias sem defecar, ja os com LA uns tres dias.....e nao meçam a coisa pelos gases nao, gente, se todo mundo peida, porque seria diferente com os bebes?

*Alias, vamos falar sobre gases separado ....mais facil né!
Todo mundo peida, uns escondidos, outros nao......criança é igual, com ou sem cheiro e isso nao quer dizer gases, se ela esta justamente expulsando os tais, na maioria dos casos, o choro e desconforto tem outra raiz, guardem seus luftais escondidissimos no armario, por mais que o sistema digestivo seja imaturo, eles nao tem gases all the time, e uma simples massagem seguido de colinho alivia bem mais do que o luftal!

*Sim, tambem é normal o bebe querer peito o tempo todo.......saiu dali faz 10 minutos e ja esta querendo o tete de volta.....claro! Quer maior conforto? Fazer o que naquele berço estranho longe da mamae? Lembre-se que peito é bem mais do que nutriçao, a sucçao é uma necessidade do bebe e aconchego  idem....muitas caem na armadilha achando que é FOME, e ai, da-lhe NAN no bebe....isso sim é anormal! Ele vai mamar? Claro.....quer sugar, ainda que seja pra dar aquela golfada e ficar bem enjoado depois.....por isso, peito em  livre demanda, senao, mamadeiras na hora e na quantidade indicada + colo, isso sim é normal! Mas se ele por si so regulou desde cedo a mamada de tal em tal horas, ok, tambem é normal!

* Alias, sim......é normal apesar de milagroso um bebe dormir inicialmente a noite toda (tipo 5 horas seguidas!), é preciso acorda-lo? Depende de como rola a rotina diaria, se ele mama bastante durante o dia, tem umas cinco trocas de fraldas de xixi, esta ganhando peso e nao apresenta choro.....é normal, pode deixa-lo dormir.....MAS se ele nasceu com chances de hipoglicemia devido ao peso elevado, se dorme muito durante o dia, nao ganha peso e tem pouco xixi, é bom acordar e dar peito ou a mamadeira de tres em tres horas!

*Ele nao engatinha nem pra pegar um pedaçao de banana no outro lado da sala, ai meu Deus!!!! Calmaaaaaaa......é importante sim a criança engatinhar, faz parte do processo e em alguns RAROS casos, a pediatra o encaminha pro fisio pra ensina-lo a engatinhar, MAS em alguns outros  casos a criança nao sente necessidade e passa a marcha 3 indo direto pros passinhos!
Por isso que é importante cortar o andador, alem de desaconselhado por motivos de desenvolvimento neuromotor , pelo grande numero de acidentes, pelo risco das pernas arcadas e do bebe andando na ponta do pé, ele tambem pode atrapalhar o processo do engatinhar.
O melhor remedio é CHAO, bebes precisam de chao pra se desenvolver, se voce deixa ele no chao ou tapetinho brincando e ainda assim ele nao engatinhou, calma......com o sentar é a mesma historia!

* Sempre o mesmo cenario, festinha de um ano, familia inteira cobrando de voce e voce com cara de pizza porque o seu filho ainda nao anda, é normal?  CLARO!
Ainda quea filha da sobrinha da vizinha tenha andado com 9 meses, palmas pra ela, problema dela.......por que o constrangimento do seu filho nao andar? Isso nada tem a ver com inteligencia, voce nao tem que provar nada à ninguem e muito menos ele, cada criança tem seu tempo, vontade, necessidade....nao tem porque acelerar as coisas, ficar com vergonha, nervosa......tem crianças que so andam com um ano e meio e sim, sao normais!
Começa a ficar preocupante quando isso depassa os 18 meses e ela nem sinal de querer se levantar.
Geralmente, algumas crianças demoram a andar pela interferencia dos pais, superproteçao, aquele grito quando ela da o primeiro tombo e a deixa insegura, alias, pais inseguros, crianças inseguras.....a regra é clara!
Se voce a cerca o tempo todo, se no primeiro sinal de desequilibrio voce ja esta la à postos segurando, é obvio que a criança insegura nao vai querer andar......sim, é normal cair, é normal bater com a cabeça e tombos da altura deles proprios nao sao perigosos, perigo é cair de uma mesa, cadeira, berço.

*Baby entrando no sexto mês, voce entusiasmada com a introduçao alimentar, querendo dar tudo no mesmo dia e o baby nao aceitando NADA, é normal? é......alguns adiquirem rapido o reflexo de deglutiçao, fora o gosto por comer, outros nao, ate um ano o leite, seja materno ou nao, é o carro chefe da alimentaçao.....alias, no segundo ano do baby ele ainda compoe 40% da alimentaçao!
Um alimento de cada vez, texturas diferentes, uns gostam de sopa, outros preferem comida seca no estilo finger food.....sucos sao desnecessarios, caloria vazia, biscoitinhos idem....importante é almoço.....janta la pro oitavo mês e frutas intercaladas.

*O colo, ahhhhh o colo......."olha esse menino é mau acostumado hein"......" tira logo esse VICIO (ohhh gastura, vicio é coisa ruim, que prejudica gente!) senao depois voce vai sofrer hein"......." vai ficar dependente demais".........Para tudo! Alguem ai ja viu criança de sete anos pedindo colo? Se ja, carencia detected! Ja viram criança ser independente? Alias, voces ja pararam pra pensar o que é independencia? Autonomia é outra coisa, e ohhhhh, é coisa pra toddlers, crianças à partir de uns dois anos e meio, tres anos ok!
Dar colo é bom gente, cansa? Pode ser, as vezes o pedido vem em momentos complicados, mas bebes carentes sao bem mais complicados de lidar, geralmente sao esses que inseguros colam nos pais ate tarde......tem bebes que nao curtem colo, mas a MAIORIA precisa, adora, quer e pede! Podem dar sem dò, pra PQP a faxina,  vai pra frente da TV com o bebe no colinho.......passa tao rapido, sim, chegara o dia em que voce dira "Fulano, senta aqui com a mamae" e ele correndo dira  "Depois mae, pera ai".........

* Enfim, tudo é normal.....o comportamento humano tem muitas facetas e diferenças apesar da mesma base e inicialmente da mesma demanda! Gritar, fazer birra, nao querer se vestir, chorar no banho, enfiar a mao no coco, nao querer desfraldar porque VOCE decidiu, nao comer quando VOCE quer (sim, eles sentem fome e inapetencia como nos!), nao estar com sede quando VOCE estima......nao querer ir embora do parque, TUDO é normal!

A chave do mistério é  a observaçao, antes de se precipitar e arrancar metade dos cabelos, fique calma e observe......a gente aprende bem mais observando do que tentando adivinhar com o pediatra de interlocutor aflito do outro lado da linha! Qualquer livrinho é fichinha ao lado da observaçao da mae.......eu por exemplo deixo pediatras de cabelo em pé quando digo que nao meço mais temperatura, so no olho e na mao ja sei quando eles passam do 39 e é caso grave......eles insistem com o termometro, mas EU nao preciso mais, o rosto, halito, comportamento e ate a temperatura em si deixa isso bem claro!
Nasci com essa clarividencia? NAOOOOOOO aprendi observando, ja usei muito o termometro auricular e ainda uso pra confirmar que a febre passou dos 39°.......e voce pode fazer igual, é so ter confiança em si!
E sim, insegurança tambem é normal ok, sou chata pacas mas nao intolerante.........

domingo, 9 de janeiro de 2011

Expectativas e Galettes........

Todo mundo sabe, ou deveria saber, que colocar expectativas em cima dos filhos so pode dar em merda.
Eu cresci vendo e ouvindo isso, ja li ate os olhos cair em varios artigos bacaninhas mas como toda mae que se preze, vacilei !
Ontem, sabado quase chuvoso, eu sem saber o que fazer com crianças que tem ido pra cama as onze da noite (SOCORROOOOOO), resolvi passar a tarde fazendo a galette (o bolo de reis tradicional daqui) e  confeccionando coroas, iriamos passar o tempo juntinhos e eles fariam algo de novo.
Sai da cama mais cedo, dei banho nos dois pra sairem apresentaveis nas fotos , arrumei um pouco do ape, adiantei as coisas na cozinha e nesse exato momento, vejo uma caixa de Playmobil sendo dispejada no tapete......NAOOOO!
Esperei meia horinha, aproveitei pra fazer Alex dormir (pombas, ate nisso estava dando tudo certo!) e pedi ao Mathieu  gentilmente pra arrumar o playmobil, sem arrumaçao ele nao poderia me ajudar a fazer a galette......qual foi a resposta? "Bah, nao quero fazer galette nao mae!".........Han? quer sim, eu ja arrumei tudo....vem, é so juntar o playmobil rapidinho......"Ah nao, nao quero arrumar agora nao"...........
Fiquei puta, que nem criança......é isso, quem manda contar com a boa vontade de uma criança de 6 anos? Perguntou ANTES se ele queria ir pra cozinha contigo?NAO, entao toma!

Por fim, como toda criança reclamona fiquei de mal e disse que nao faria mais a galette (mentiroooosa!), ele deu de ombros e ficou no sofa curtindo a preguicinha dele herdada da mae.
Ciça, como nao é boba pela primeira vez arrumou a sala sozinha, ok, demorou o dobro do tempo que Mathieu leva mas mostrou que sabe direitinho o lugar de cada brinquedo e que sabe organizar!
Nesse meio tempo, fui de cara fechada maldizendo o fato de ter saido da cama cedo e ter adiantado tudo pra nada à cozinha preparar sozinha a tal da galette, porque né.....depois de imagina-la, ja estava com as lombrigas dançando por um pedacinho.
Fiz a galette sozinha, pus no forno e la veio Mathieu....."Mae, vou poder comer um pedaço?.....na verdade, eu ate faria a galette com voce, mas arrumar os playmobil eu nao queria nao.....me desculpa?".............Claro que fizemos as pazes e como o dia nao estava perdido, resolvi confeccionar as coroas com eles.
Nesse momento, Chris chegou e me salvou, eu como sou nula em desenho, o maximo que eles teriam seria um troço com tres pontas bem rudimentar todo colorido mas.....como ele é o cara, eles tiveram direito à coroa de verdade no melhor estilo rocòcò.
Algumas fotos da farra!












Ja estou com novas ideias pro sabado que vem mas dessa vez sem cobranças e sem expectativas.......

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Resumao das festas de fim de ano!

Enquanto todo mundo encheu seus blogs com as fotos de natal e ano novo, eu, a figura diferente (preguiçosa) fiquei enrolado e postei outras bobagens ate perceber que nao tem graça de falar no natal quando a galera dai ja esta na vibe de carnaval!

Esse natal foi bem bacana, como disse em outro post, Mathieu ja tem mais conciencia , eles aproveitaram bastante e eu e Chris tbm curtimos!
Ja nos dias que antecederam tivemos a Virginie e Inês aqui em casa, a prima do Sul que sobe à Paris pra festejar conosco! Foi uma folia generalizada durante toda a semana........prova de fogo pros vizinhos que aturaram os quatro correndo e gritando o dia todo.
Dia 24 carregamos o carro e à sete na peugeout partimos em meio à neve rumo ao Merger......levamos quase o dobro do tempo pra fazer o percurso, em alguns Villages parecia cidade fantasma, apenas nosso carro se aventurando e deslizando pela Campanha.....as crianças euforicas cantando e doidas pro encontro com o papai noel!
A mesa da Su como sempre, impecavel.........Mathieu se enfiou na mesinha dos aperitivos e engoliu uma quantidade espantosa de bolinhos de bacalhau APESAR da cebola e da salsinha, nao é um safado? Em casa reclama, na Sueli, come com gosto!
Passamos à mesa quase à meia noite.......nao vou descrever a comilança toda porque demora demais, a coisa aqui rola em etapas, basta dizer que a criançada ja estava agoniada, Ciça e Alex durmiram nesse momento, enquanto papai noel se preparava pra descer!

So um PS enorme, comi tender depois de sete anos sem.....e como comi, thanks god, obrigado Su!

Voltando:

Mathieu ficou super feliz, conversou, tirou fotos, se acha O amigo do papai noel.
Sueli bem que tentou acordar Ciça, ela chegou a abrir os olhos, tiramos uma foto e ela desmaiou de sono novamente!
A folia acabou bem tarde......eu subi as 4 mas ainda tivemos os corajosos de fim de noite na sala ate tarde (ou cedo?)!
Dia 25 o combinado era almoçar na Sophie........acordamos na maior dificuldade, vestimos a criançada, instalamos todas no carro e demos partida......a pista era "verglas" puro, verdadeira pista de patinaçao, ao chegar no fim da estradinha pra subir a pista, o carro deslizou e fez a meia volta sozinho!
Liguei pra minha sogra dizendo que nao dava pra ir, ela desapontada disse que nos esperava pra mais tarde entao......Chris resolveu tentar uma segunda vez e com um pouco de esforço conseguimos subir a pista.
Mais uma vez, o dobro do tempo pra chegar na casa dela, muitas estradas fechadas, mas chegamos!
Comilança parte dois, a criançada ainda abrindo os presentes que papai noel tambem deixou por la e no fim da tarde partimos!
Passamos uma semana de cao, as crianças euforicas sem ter o que fazer dormindo as duas da matina na maior dificuldade e eis que chega enfim o reveillon!
Mais uma vez, ate sair de casa com o trio é aquela afobaçao, uma bolsa de brinquedos pra distrair os monstrinhos, a malinha com roupa pra passar o dia e meu vestido verao colorido pra virada, fraldas, cobertores extras porque seriamos quase 30 a dormir pelo Merger.....e la vamos nos!
Mais uma vez a mesa impecavel em tons de amarelo , muita descontraçao na cozinha, coisinhas gostosas pra beliscar e eis que numa passagem de Chris por la eu disse "Doce, aproveita que vai fumar e pega as coisas no carro pra por logo la no quarto"..........passa doce com os brinquedos, cobertores......."Doce, pegou a malinha no carro?"......."Que malinha Ju? Nao tinha nenhuma nao, e olha que em casa eu perguntei a ti varias vezes se so tinha aquilo no corredor pra por no carro"..........minutos de silencio...."Ju, ainda da tempo.....quer que eu volte em casa pra pegar?"........"Deixa pra la doce!"..........
Conclusao, ainda bem que me desliguei de vez das superstiçoes brasucas porque senao teria um meio enfarto!
Avisei à Ciça e Mathieu que estava fora de questao entornar suco na roupa senao ficariam pelados, graças aos milhares de netos, Su tinha estoque de fraldas la em cima e assim passei meu ano novo de "marinheira".....quem sabe pra atrair viagens mil esse ano?
Passada a decepçao, crianças brincando (fazendo zona né), rolou a comilança de sempre e dessa vez consegui cumprir a resoluçao do natal, dancei muito (ainda que cansada e esbaforida a cada pausa), consegui uma foto com cada membro da familia (mas nenhuma dos cinco juntos, nao tem jeito!) e me acabei nas sobremesas! Alias, a maioria brasileira, tirando o "Pan d'oro" que o Pietro trouxe de presente da Italia  pra familia e da Creme anglaise que o Chris fez pra acompanhar, me acabei no manjar especial da Su e na mousse de maracuja!
Dia seguinte, enterro dos ossos como sempre, mais kgs ganhos, as crianças aproveitando o espaço e a falta de vizinhos pra correr, gritar e pular.........mais um ano se passou!
Agora é torcer pra nao nevar muito, aguentar com paciencia e coragem esse restao de inverno que ainda nos falta e sonhar muiiiiiiiiito com o proximo verao!
Algumas poucas fotos so pra deixar o post mais bonitinho!