segunda-feira, 30 de maio de 2011

Dia das maes.....o que teve?!!!!

Entao, essa semana, estava eu correndo pra fazer janta, ja que o parque nosso de todos os dias tem atrasado o esquema da cozinha de vez em quando, e estou ouvindo bebela falando sem parar, o que é normal né.
Pensei que era musiquinha nova, paro eu pra escutar e olha so que coisa fofa.......era o poema de dia das maes!!!!!! Ok, acho u O do borogodo essas datas, nao tenho saco, acho um porre ao quadrado ficar dando feliz dia do nao sei o que pros outros, essa obrigaçao tira meu tesao, mas ouvir poema  nao tem preço!!!!!
O que teve??? Minha princesa declamando poema me emocionando ao maximo!


Aqui menos timida..........


O poema se chama "Pequena mamae" e diz em portugues algo mais ou menos assim:
Pequena mamae, hoje é o seu dia/sua festa;
Papai me disse quando voce nao estava;
Tenha aqui flores pra coroar sua cabeça;
Um bouquet pra por no seu coraçao;
pequena mamae, te amo!

Teve tambem meu Mathieu trazendo uma plantinha que ele mesmo plantou e ja coloquei no meu banheiro pra enfeitar!!
Ainda minha bebela trazendo meus outros presentinhos, a forma da maozinha dela e um broche onde acho que sou eu, versao ruiva tah, desenhada!!!
Teve muitos beijos, muitos eu te amo e dancinha dos dois tentando imitar o clip do PIWI, canal infantil!






Jardin d'acclimatation!

Sabado rolou "orkontro", galera reunida da MBF (mamaes brasileiras na França) e da Brasileiros na França........a galera escolheu o  Jardin d'acclimatation , um parque lindissimo e cheio de atraçoes com uma area de pic nic bem legal!



Mathieu ja esteve por la ano passado com a escola pra visitar a fazendinha mas nao se lembrou!
Ja na entrada expliquei que eles dois foram, mas que o passeio era meu, que talvez nao daria pra leva-los a atraçao nenhuma, que alias, sao pagas!

Mathieu esta eletrico que so, nem 5 minutos no parque, enquanto eu dava "bonjour" à todo mundo, ele faz a primeira cagada do dia!
Viu uma bola "hello kitty" dando sopa, enfiou o pé se achando no Maracanã e pronto, la se foi a mesma pro meio do lago onde rola um barquinho onde voce pode fazer um tour.
Percebi uma agitaçao, alguns homens se embrenhando no mato à beira do lago e percebi o drama, nem digo o climao que ficou, ok......4 euros uma bola daquela, mas ainda assim é chato né! Por fim conseguiram recuperar a bola mas o povo acabou se mudando dali hahahahhahaha!

Olha ai o povo se lascando pra procurar bola!!!


De resto, passei o dia procurando meus filhos em grupos alheios......essa simpatia e sociabilidade exarcebada deles me cansa!
Primeiro, cade Mathieu???? Foi otimo colocar ele de boné vermelho........depois de um look 360°, acho ele num grupo de pessoas jogando xadrez........envio Ciça pro resgate, e eis que ela decide ficar ali tambem! Se conseguiram jogar com as crianças em volta falando, duvido ! Tanto que fecharam o tabuleiro hahahahhahahaha



Depois é a vez de Ciça......cadê minha barbie? To caçando de longe e nada, ja estava à pensar que ela foi pro outro lado com os meninos quando acho ela sentada no meio de tres mulçumanas e o resto da familia falando sem parar! Elas estavam se divertindo com as historias dela........e bora voltar pro nosso canto!

Daqui a pouco, avisto Mathieu mais longe numa festinha infantil! Penetrao desde cedo, ohh ceus! Filou bolinha de sabao, ganhou bracelete de balas.......a vergonha so nao foi maxima pois a mae do aniversariante aproveitou a intrusao dele pra pedir a pà de bolo emprestada e um isqueiro!

Voces devem estar se perguntando se nao tinham crianças conosco né........tinha sim, mas eles nao se conformam com pouco, tem que fazer a social tipo politicos com o parque inteiro!

Falei ate a lingua cair, comi tres pedaçoes de bolo e eles se divertiram muito apesar de nao terem rodado no parque, na hora de ir embora, quando Chris chegou pra nos buscar com Alex, rolou protesto.......eles reclamaram de nao ter feito o passeio de trem, ok.......entendo mas o dia era MEU! Prometi repeteco com eles mas so nos mesmos pra eles aproveitarem todas as atraçoes......assim aproveito pra tirar mais fotos pra Vovo Sara que nao vai se contentar com essas poucas que tirei!
Finalizamos o dia com McDonald's, afinal, depois de um dia todo em pé caçando a dupla no meio dos outros, a ultima coisa que queria era ir pro fogao ou esperar Chris pilotar o mesmo!
Outras fotos do orkontro, a maioria furtada do Raul Godoy!

A molekada! Sentido horario, Alex, Lucas, Mathieu, Enzo e Theo!

Uma das tres mesas que ocupamos!!

Ja que nao tinha Alex, pude babar um pouco com a Maelys.....eu estou de listras segurando ela pelos bracinhos!

So na fofoca!

Na entrada do parque.

Eles adoraram...........o visual é realmente lindo!


Enfiando a cara nas batatas chips!


Ciça passou metade da tarde correndo atras dos pombos!

O bolo que eu levei e comi tres pedaços hehehehe! Ciça se acabou no da Nane, esse ao lado de chocolate......quatro pedaços!



quinta-feira, 26 de maio de 2011

Esperando justiça, caso Joanna Marcenal!!!

E o caso infelizmente caindo no esquecimento......sao tantas crueldades acontecendo com nossas crianças, problemas politicos, movimentaçoes interessantes como o mamaço e a Joanna ficando pra tras....nao pode! Nao podemos deixar a Cristiane sem apoio.....o que aconteceu com ela, pode acontecer com qualquer uma de nos, ter a guarda retirada sem visitaçao, uma decisao arbitraria devido à posiçao desse monstro na sociedade, acontece TODOS OS DIAS!!!!!!!! E é por isso que nao podemos nos calar......se houve justiça no caso da Isabella Nardoni, foipela comoçao social, pelo apoio da populaçao brasileira que nao deixou o caso afundar no esquecimento.
Tem como nao se emocionar, sentir impotencia ou desespero ao ouvir a Cristiane e envolvidos falando nesses videos?!!


Continuemos apoiando e torcendo pra que essa familia nao so consiga se reerguer, ter forças pra superar essa tragedia mas que tenham justiça em nome de mais uma criança vitima de TORTURA e do nosso sistema judiciario COMPRADO!!!! Vergonha da justiça do Rio de Janeiro!!! Vergonha TOTAL!!!!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Cardapio de festa infantil alternativo!

Eu sou a rainha do salgadinho, posso comer uma quantidade enorme em questao de segundos, em uma festa brasileira, eu trato logo de sorrir largamente pros garçons assegurando varias passadas na minha mesa.....ok, foi um confesso vergonhoso mas ta ai, so pra mostrar que eu nao sou chatonilda, radical e nem to querendo fazer uma festa sem graça, mas hoje em dia, com a boa alimentaçao sempre sendo falada, a obesidade estampada em varias materias, acho que vale a pena repensar alguns habitos, dentre eles nosso cardapio de festas e se nao modificar totalmente, ao menos equilibrar.......acho que nao é mais necessario em todas as festas infantis termos so opçoes de comidas pra quem como eu, adora um lixo gastronomico!

Ultimamente, com a mulherada bem mais preocupada com a alimentaçao infantil, acho chato deixarmos essas crianças de lado propondo apenas o trivial e esquecendo que muitos hoje em dia nao curtem......alias, os meus tirando o bolinho de bacalhau, nao curtem salgadinhos! Olha que decepçao!!!

Em julho estou programando o aniv do Alex e Ciça, minha ideia é um grande picnic no parque que eles adoram e ja estou pesquisando um cardapio bacana mas que seja mais democratico, que tenha as porcarias que gosto sim mas tambem opçoes tao gostosas quanto e bem mais saudaveis.

Quando a gente fala em festa sem salgadinho ou docinhos, muita gente franze rosto achando que o cardapio sera intragavel......po gente, que preconceito! Tem tanta coisa gostosa que foge desse padrao, se tem algo que adoro é  ver receitinhas vegetarianas, sao otimos complementos saudaveis e gostosos......nao curto muito essas substituiçoes com soja mas o que nao faltam sao receitas que agradam qualquer tipo de paladar!

Algumas que eu particularmente estou tentada a fazer sao:

Dip de legumes frescos:

Aqui sempre vi muito em churrascos, festinhas ou ate jantar na casa de amigos legumes frescos cortados em tirinhas, como cenoura, pepino, tomates cereja e ate couve flor.....a maioria com um molho pra acompanhar, que podem ser comprados prontos ou nao.
Eu curto muito o Tzatziki, é uma receita grega deliciosa que tbm fica otimo com pao (adoro no pao arabe!).
A receita leva iogurte natural, pepino picadinho ou ralado e alho, tudo bem temperadinho.

Outra delicia é o Homus (hummus tahine), aquela pasta de grao de bico deliciosa que tbm acompanha bem pao arabe e os mesmos legumes frescos.........

Outra opçao facil é de mini quiche ou tartelettes......ontem na Sueli ela preparou pro niver da Pris um de frango com queijo que estava divino, sao otimos quentinhos ou ate frio, uma vez adiquirida a receita da massa (aqui tbm vende pronta e ja em forma de tartelette!) é so criar o recheio da sua preferencia e por no forno!  Espinafre com queijo, alho poro,frango com champignon, um creme de cenoura (tipo uma receitinha de soufle) ou de milho tambem acompanha bem!



Aqui rola a facilidade de encontrarmos qualquer tipo de massa pronta, folhada, pra tortas e quiches, é bem pratico.....ja usamos a "brisee" pra fazer pastel de forno e ficou uma delicia, é so cortar com um copo, rechear (fizemos de camarao), fechar como um risole, passar a gema e por no forno no papel manteiga pra nao agarrar!



Alguem se lembra do taboule? pois é.....aqui ja vi servido em "verrines", aqueles copinhos de vidro (ou plastico) com colherinhas, é super facil de fazer!! Mathieu que é enjoado pacas as vezes come. Pode rolar uma misturinha com salmao defumado, pedaços de tomate, cenoura ralada, atum fresco, é so usar a criatividade e fazer as camadas, mas o tradicional tambem  é otimo! Aqui eu compro pronto, é so hidratar e ja vem ate temperado, depois é misturar os ingredientes à gosto tipo tomates, azeitonas......outro dia fiz em salada com beterraba e ficou deliciosa, mas ok, beterraba em festa infantil ja é apelaçao! Fica a dica pra um jantar como entrada ou salada!



Nessa segunda foto eles usaram camarao e kani (surimi) picadinhos!

Eu estou pensando em fazer algumas mini tartelettes, risole, coxinha, hummus e tzatziki com legumes frescos e pao........se eu estivesse em casa onde rola a facilidade de conservar no fresco, uma otima opçao doce seria espetinhos de frutas, alem de lindos, é atrativo, Mathieu sei que so come morangos e kiwi, mas Ciça come qualquer uma.......pra quem tem fonte de chocolate , é outra opçao mais açucarada!
Tambem da pra derreter em banho maria e servir numa tijelinha acompanhando, pra decorar a mesa, as opçoes sao enormes tambem, é so esperar num melao cortado ou melancia..........



A primeira vista, as pessoas vao achar que isso tudo nao tem NADA a ver com comida pra festa infantil
mas dependendo da maneira de servir, usando a criatividade, garanto que eles se interessarao, da pra fazer uma mesa bem bacana.....
So esclarecendo que as fotos nao sao minhas, todas pegas da net pra ilustrar, mas vou postar aqui no fim algumas receitinhas que apareceram ali em cima!

Tziatzki

250 gramas de iogurte natural ou grego de preferencia,
1 pepino bem lavado sem casca e sem aquele miolo, pode ser cortadinho em cubinhos miudos ou raspado,
2 cabeças de alho espremidas,
Azeite de acordo com a consistencia desejada,
Sal, pimenta moida e vinagre...

A receita classica pede que o iogurte seja "escorrido" num pano, pra tirar aquele liquido do fundo e ficarmos so com a parte consistente, mas aqui tem receitas onde usam "fromage frais" que é um queijo fresco e tambem fica gostosinho....o pepino eles tambem pressam num pano pra tirar bem a humidade, pra ele ficar mais sequinho, pode salgar um pouquinho antes do procedimento.
Misturar num recipiente o alho, pepino e iogurte.
Ir despejando bem devagar o azeite e mexer ate obter a consistencia preferencial, eu gosto dele mais firme, grossinho......ele escorre menos pra comer com os legumes! Em geral, da menos que 5 colheres de sopa de azeite.......misturar bem, temperar com sal e pimenta à gosto, uma gota de vinagre e pronto! Conservar na geladeira.


Hummos Tahine (Humos)

1/2 kilo de grao de bico bem cozido,
2 a 3 colheres de tahine (pasta de gergelim)
2 limoes espremidos
3 dentes de alho
sal
agua do cozimento do grao de bico


Bater no liquidificador o grao de bico, o alho, limao, tahine e acrescentar aos poucos a agua do cozimento ate dar o ponto de pasta, terminar ajustando o sal à gosto.
Ha quem goste de jogar azeite por cima, por alho torradinho.....ai é à gosto do fregues!


Pate brisée (massa pra tartelette)

Essa massa é facil, eu nao sei quanto rende em tartelette pois sempre uso na forma grande, que alias, tbm é opçao pra um bufet!

300 gramas de farinha de trigo,
150 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente,
8 centilitros (cl) de agua
pitada de sal

No caso da massa ser utilizada em tortinhas doces, é so juntar tres colheres de sopa de açucar!

Num recipiente misturar a farinha, pitada de sal (e açucar, se for doce), a manteiga usando as pontas dos dedos e por fim a agua......depois de formar uma bola de massa bem homogenia, enrolar num filme plastico e deixar descansar 30 minutos na geladeira.
Por fim é so abrir a massa num pouco de farinha pra nao agarrar e cobrir a forma, se for em forminhas, é ir cortando e amassando, uma vez na forma, dê espetadas com um garfo, evita dela subir......outra dica é passar manteira e enfarinhar as forminhas pra nao agarrar, eu gosto de usar papel manteira na forma grande, é mais pratico!

Assar no forno com a garniçao de preferencia, forno pre aquecido à 180°.......o tempo vai variar se a torta é grande, se sao tartelettes.....é bom ficar de olho, é so deixar a massa dourar!

 Enfim, ta ai uma pequena mostra de que é possivel bolar um cardapio diferente que seja mais saudavel e agrade todo mundo, sei que se aparecer um ortorexico aqui, vai ter crise ao ler farinha e açucar no meio da palavra saudavel, mas ja aviso que eu sou meio campo......o objetivo sao receitas praticas com ingredientes faceis de achar e que talvez nao sejam 100% saudaveis mas uma opçao melhor aos nossos salgadinhos fritos ou enroladinhos de salsicha!









domingo, 15 de maio de 2011

Infancia sem riscos?

 Se tem um local onde é um verdadeiro laboratorio infanto materno (isso existe?) é parque....voce vê de um tudo e se for observador, tira dali tese pra tudo!
Com o bom tempo aparecendo, ultimamente temos passado um minimo de duas horas diarias no nosso parque, eu digo nosso porque o trio ja conhece cada palmo dali,  conhecem tambem a maioria dos frequentadores e ja tem habitos que mostram o quanto sao veteranos no local hehehehe!
Algo que eu sempre percebi foi a falta de capacidade da maioria em se por no lugar das crianças e cortarem o barato sem logica alguma, seja por medo dos filhos se machucarem ou por medo de seus filhos serem "mal educados" na opiniao de outros pais podadores.

Algo que sempre deu o que falar é subir o escorrego pelo lado ao contrario, gente......existe conquista maior pra criança ao ver que finalmente ela tem força suficiente no braço pra subir do lado contrario , ainda que com sapato escorregadio oi meia (dificuldade adicional pra subir o nivel!) ?
   Cara, eu me lembro direitinho o quanto era bacana no Clube fazer esse tipo de coisa, alias, as vezes a turma invertia o percurso instaurando que tinhamos que subir pelo escorrego e descer pela barra de ferro que naquelas antigas casinhas de madeira, ficava ao lado da escada!

Os meus sobem sim pelo lado contrario, ja aprenderam a nao barrar divertimento de quem esta afim de descer mas uma vez vazio, la vao eles desafiar as regras e se divertir e nessas horas, quando vejo uma criança menor ou um novato no parque tentando,  vejo tambem os pais afobados em brigar dizendo que escorrego é pra descer sempre em um so sentido! (OI? quem disse isso? é lei?)
Pombas, por que cortar a criatividade infantil? Por que nao deixar que eles se entendam entre eles? Sera que essas pessoas nao tiveram infancia? Nao se lembram do quanto é gostoso correr pequenos riscos e ter sempre pequenas vitorias?
Ate o absurdo de ver criança ganhando palmada por isso ja vi, e o engraçado sao os olhares de reprovaçao por eu e alguns outros pais permitirmos as crianças de brincar como queiram! Jogam indiretas mas como veem que nao surte efeito, saem descontentes achando que o "nivel" do parque nao é tao bom, que é frequentado por pequenos baderneiros!

Essa semana rolou um novo episodio, um grupo de veteranos decidiram rodar um balanço todo num sentido e depois à cinco, se pendurarem rodando na velocidade quando o balanço voltava à posiçao normal.......cara, adorei! Nunca tinha pensado nisso ate porque na minha época os balanços eram diferentes, ai sentados ao meu lado, uma mulher com um bebe num wrap, seus pais e a filha da idade de Ciça,  a mulher dizia  "Por que permitem as crianças de brincar assim? Vao se machucar!!! Que coisa boba"..........e os pais da moça  nada diziam, a filha dela foi observar de perto, ela soltou um grito e mandou o pai  dela ir buscar a neta , o pai nao foi, ela se levantou e tirou a menina dali........as crianças continuaram a brincar ate que uma delas teve a ideia de organizar melhor , cada um teria a sua vez de rodar sozinho, assim a velocidade e impacto seria maior.....achei fofo, a menina pos todos em fila que aceitaram prontamente e assim foram fazendo, um a um, e a mulher ainda comentando que nao via graça nisso, que balanço nao era pra isso e que era um absurdo as crianças monopolizarem um dos balanços com essa brincadeira estupida, caramba!!!!  Por que estupida? Estavam se divertindo ué.....alias, tem outro balanço e ainda que tivesse um so, a finalidade do instrumento é diversao, ainda que a diversao fosse olhar o balanço balançar sozinho, sem criança, o objetivo seria atingindo, nao esquecendo que eram 7 crianças brincando com UM instrumento ao mesmo tempo! Onde que sete crianças iriam se balançar de maneira tradicional ao mesmo tempo? Nao é bacana vê-los dividindo? Se esperassem cada um sua vez na maneira de balançar tradicionalmente, que alias, depende de um adulto pra empurrar, seria bem mais longo!

No fim, entendi o problema, assim como ja vi varias outras vezes, ela nao queria a filha dela correndo riscos, se misturando, tendo ideias ou trazendo problemas, ja que criança criativa é preciso ser observada e a nossa intervençao é bem maior do que quando a criança é um robo que aceita  toas as normas sem questionar.
 O medo era a filha querer brincar, tomar um empurrao, fazer o que pra ela esta errado......e no fim ser criticada pelos outros da mesma maneira a qual ela estava a criticar aquelas crianças em voz alta pra que outras maes ouvissem e tomassem " A atitude"!

Alias, essa questao do risco é algo que me preocupa, alias, preocupa à todos nos, mas a minha preocupaçao nao é com o risco em si, é com a criança que nao testa seus limites, nao experimenta.......ano passado Mathieu olhava maravilhado as crianças mais velhas que conseguiam escalar e subir no topo do brinquedo, ele sabia que nao era capaz, nao tentava, mas observava muito desejando um dia fazer igual.
Essa primavera ele se lançou, se sentindo seguro, foi tentando, observando e conseguiu! Eu preferi nao olhar a escalada, acho que traz azar, me lembro de que quando era criança, aquelas professias do tipo "voce vai cair dai hein!" seguidas daquele olhar totalmente desejoso de que voce caisse, so pra poderem dizer "nao falei!" me irritava por demais, era incrivel, quando nao era observada, tudo dava certo, mas era um adulto se aproximar pra me secar que com aquele mau agouro trazia o tombo e a reflexao idiota!
Entao, nao olhei.......mas nao pude deixar de olhar quando ele sentado no topo abriu os braços e gritou " Je suis papai do ceeeeeeeeuuuuuuuuu"........fazendo alusao ao Cristo Redentor hahahhahahhaha, nao é o maximo! Ok, ele poderia ter caido dali, mas quer saber, um braço quebrado valeria a emoçao e a sensaçao de ter obtido exito, na vida as vezes temos que nos jogar e correr o risco, ser cauteloso é bom, mas na medida!
 Outro dia ele experimentou o tubo, tambem escalou e a mesma coisa, se vangloriou de que agora, faz parte do time dos grandes, mas quase soltei os bofes pra fora ao ver ele pensando em pular ou nao quase dois metros de altura ao inves de "desescalar", ainda brinquei com Chris dizendo que a vontade era de pegar ele no colo e nao deixar pular, ja que as vezes da aquele tranco no pé que doi pelo impacto, mas nao fui......deixei ele decidir e ele escolheu o risco, saltou com aquela cara de assustado mas o sorriso da vitoria logo estampou o rostinho dele contente pelo feito!
  Pois é, eu acho importante encorajarmos ao inves de dizermos que eles nao vao conseguir por que quem garante? Ele nao conseguiu? Entao........e assim continuo vendo as maes nervosas porque seus filhos de tres anos subiram numa corda onde a altura do primeiro nivel nao faz nem 30 cm do chao, e podem acreditar, ja vi uma deitada ali embaixo esperando a queda do filho, a cena foi tao patetica que se nao tivesse Chris de testemunha, eu iria achar que foi sonho ou miragem!
 Eu sempre me pergunto como deve ter sido a infancia dessas pessoas, sera que eles tiveram? Sera que se recordam? Eu me lembro de cada sensaçao, de cada desapontamento e olha que minha memoria é uma merda, mas pra mim é tao importante passar adiante às crianças tudo de bom que vivi,  e justamente dar as oportunidades que eu gostaria de ter tido e nao tive pelos medos e contra sensos de mamae e das minhas tias, se machucar era quase proibido.....ai pergunto, como aprender sem errar? Sem se lançar? Vai ver é por isso que muita gente nao aprendeu.........agora é tarde né!
O fofo é que ate Alex ja esta tendo noçao dos seus limites, outro dia ele desceu no escorrego sem me esperar, geralmente eu dou as maos pra ele diminuindo a velocidade da escorregada, porque ele so vai no escorrego  dos grandes, ele mesmo vendo que era muito rapido, agora quando desce sozinho aprendeu a se virar e ir de barriga.....nao é o maximo ver eles encontrando soluçoes? Com minha intervençao, ele nunca encontraria alternativa, nao saberia que sem minha ajuda o impacto é diferente!
 Confiar nos nossos filhos, deixa-los correr riscos proprios da idade e apoia-los é importantissimo nao so para a nossa relaçao de pais e filhos mas tambem pra construçao de pessoas seguras de si!
 Fica ai a dica, antes de proibir alguma coisa, tente se lembrar de como voce faria na sua infancia, e caso voce faça parte do time dos medrosos que teve pais podadores , deixe seu filhote partir pro time dos corajosos que tem pais doidos ou desleixados hahahhahaha, brinks!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Horarios da escola podem influenciar no sono?

Hum......eu acho que sim!
Eu sempre fui resistente à palavra rotina , era de causar desconforto, medo, nao curtia de jeito nenhum, alias, quando engravidei, esse era meu maior medo......tem coisa mais gostosa do que uma ideia de ultima hora a qual voce pode concretizar sem problemas? Ok, com filhos é mais complicado, quando possivel né, e é o preço da maternidade, nao podemos ser mae levando  a mesma vidinha despretensiosa de antes, apesar de eu quebrar de vez em quando essas regras e me permitir sim algo fora da rotina pra mudar e apimentar a vida!
 Eu tinha verdadeiro horror quando chegava domingo e as cinco da tarde via todo mundo levantando acampamento de festas ou da casa da minha avò porque no outro dia tinha que acordar cedo. Quantas festas ou programaçoes perdemos porque dia de semana nem uma vez ao ano ?!! Com isso, fui crescendo mega resistente à essa coisa de rotina, alias, achava que isso era coisa de velho, de gente chata......ai ai, ainda bem que a gente muda com o passar dos anos!
 Eu e Chris levavamos uma vida totalmente desregrada ate pela questao do trabalho dele, nao tinhamos horario pra nada e Mathieu nasceu nesse meio, ok, depois dele passamos a ter obrigaçoes, como a de se alimentar como todo mundo em varias refeiçoes, ja que nos tomavamos café e depois so "jantavamos" à meia noite!
Mathieu era super easy going, bebe perfeito, nao chorava, nao reclamava e se inseriu direitinho nessa vida louca, ele dormia onze, meia noite, teve vezes que ate uma da manha e acordava meio dia, uma hora da tarde.......ok, é péssimo, ele nao tinha horario das refeiçoes como deveria, nao aproveitava da questao importantissima do hormonio do crescimento que age nas primeiras horas do inicio da noite, mas eu tambem nao sabia de nada disso e essa loucura permitia Chris de assumir totalmente a paternidade.
 A Solene, que hoje é madrinha da Ciça sempre torcia o nariz, me perguntava como é que a gente dava conta, como teriamos um tempo so nosso se ele dormia meia noite , como tinhamos disposiçao, e eu sempre dizia que dava pra fazer de um tudo (nao vou dizer que é mentira, mas hoje aproveito TRES vezes mais!), e ela ressaltando a importancia da rotina.....na casa dela era e ainda é tudo no cronometro, uma organizaçao total que a permite cuidar dos tres filhos, de mais duas crianças (ela é assistente maternal), dar conta da casa, do marido, das compras e ainda descansar, tricotar e fazer bricolagem  e jardinagem em casa!

Quando Ciça nasceu, Mathieu entrou na escola.....aqui escola é sempre na parte da manha, à tarde, so se fizer parte do integral. Nessa época eu tive que mudar com tudo, agora ele teria hora exata pra almoço, banho e  acordar.
   Nao vou mentir, fiquei com muito medo! Nao de nao dar conta, mas de perder a espontaneidade da vida, de ficar chata, velha e careta como as pessoas que eu conhecia.
Gente, que mundo novo.......lembro que Chris estava em tournee viajando, Ciça baby e eu entrei de cabeçao na tal rotina, Mathieu acordava as sete e quinze, vestia, dava cafe da manha, me vestia, por ultimo arrumava Ciça (era obrigada a acorda-la) e dali levava ele pra escola.
 Ele entrava oito e vinte e saia onze e meia.......ok, é um periodo curto, eu poderia leva-lo de uma e meia as quatro e meia, depois de almoçar em casa, mas nao era obrigatorio e se fosse pra fazer siesta na escola, que fizesse em casa.
Mathieu apesar de sempre ter tido um sono bom, dormia muito tarde devido ao mal habito instalado quando bebe.......foi bem complicado fazer ele largar esse habito, mas consegui, e pude constatar pela primeira vez os pontos super positivos dessa mudança na minha rotina, é......hoje ja nao sinto mal estar em dizer que sigo uma rotina!
 A primeira foi a facilidade da siesta, antes, acordando meio dia, obviamente ele dormia so as cinco, seis da tarde......acordava uma hora depois e so voltava pra cama madrugada à dentro, depois tudo mudou! Acordando cedo, brincando na escola, ele chegava em casa ja cansado, almoçava e ia pra cama num piscar de olhos, acordava antes das tres, brincava e no mais tardar oito e meia, estava novamente indo pra cama!
Me lembro da primeira vez que Chris chegou depois de duas semanas e pouco fora e as nove da noite me encontrou sentada no sofa vendo TV e a casa no maior silencio, ele assustado foi logo perguntando pelas crianças....ué, estao onde sempre deveriam estar, na cama!
À partir dai, entendi bem a questao da Solene de ter um tempo meu, é verdade que eu tinha no meio da madrugada, mas nada se compara com a quantidade que tenho hoje e o melhor aproveitamento desse tempo, ja me acostumei, quando da nove e meia e eles ainda estao acordados, ja fico mal humorada, tirando época de ferias onde sem obrigaçao de acordar cedo eu dou uma relaxada!

Entao, depois desse livro contando mais ou menos a minha mudança, eu quero chegar no ponto do melhor horario da escolinha e a questao do sono! Sim, a chata aqui tem toda uma tese sobre isso.....

Sempre notei que no meio das varias maes que sofrem com o sono (ou a falta de) dos filhos, rola uma similitude na questao da escolinha, muitos ja estao com dois/tres anos, ja vao meio periodo à escolinha e ainda assim nao tem rotina.......pois é, eu acho que descobri o por que, é a tal da escolinha à tarde!

Olha, isso aqui é conselho, nao é regra maxima nao, mas é quase uma matematica! Criança precisa de horario correto pra comer bem e dormir bem, rola uma cadencia de atividades no dia que uma vez instauradas, dificil nao trazer um sono bom.

Vejamos as diferenças nas duas rotinas:

Criança/bebe estudando de manha:  A criança acorda cedo, vai pra escolinha, brinca e gasta bastante energia, volta pra casa, almoça, banho gostoso, faz aquela siesta, acorda cheio de gas, brinca seja em casa ou num parque, janta, banho e cama!
 Quais os momentos em que voce mae poderia aproveitar? Nessas poucas horinhas de manha em que ele nao esta, no horario da siesta à tarde e isso tudo sabendo que as nove horas voce estara livre novamente.......ta vendo ai como é importante a organizaçao pra aproveitar bem o tempo?!!! Da ate pra fazer sessao cinema com maridao!

Criança/bebe que estuda à tarde: Geralmente, elas acordam um pouco mais tarde, entre oito, nove horas, mas se acordam cedo, é ate pior porque saca so, elas brincam em casa, se arrumam, almoçam e vao pra escolinha, uma vez la, ficam divididas entre dormir, o que seria o apropriado e brincar. A maioria escolhe brincar, alguns dormem mas pouco, quando saem as cinco da tarde, geralmente dormem no carro, senao ao chegar em casa, acordam uma hora depois de mau humor, jantam, tomam banho e ai começa a batalha.....energia acumulada, sono de mà qualidade, efeito vulcao, pais desesperados porque passaram o dia na correria e no fim do dia, ainda tem batalha de sono.....vao dormir bem depois das dez.
Quais os momentos em que voce mae poderia aproveitar? Bom, de manha ,contando que eles estao ainda em casa e juntando a preparaçao pra ir pra escola que acaba ficando bem mais longa, nada ou muito pouco......ai chega a tarde, voce tem de meio dia e meio às cinco, ok......é um tempo consideravel mas esse é o UNICO tempo que voce tera pra dar conta de resolver as questoes da casa e  as suas questoes , fora  organizar janta.......quando a criança chega, agitada porque nao teve sono de qualidade, acaba nao te deixando fazer nada com sossego, ai é a correria que todas nos conhecemos bem e depois, quando voce poderia estar na frente da TV vendo seu programa favorito no prime time, voce ainda  esta descabelada, cansada implorando pro seu filho dormir logo e voce ter enfim poucas horas suas, se ainda tiver disposiçao!

 Entao? Viu a diferença? Ok, deve ter casos sim de crianças que aceitam bem essa rotina da escolinha à tarde, mas EU ainda acredito que acordar cedo, faz toda a diferença na vida de uma criança, ainda que exista aquele papo moderno de que fulano ou ciclano so rendem em tal ou tal horario!

Aqui eu tenho visto essa diferença com Alexandre, ele fara dois anos em julho e nao, nao vai pra escolinha e nem creche, so entrara com tres anos em 2012, mas eu noto uma super diferença em quando acordo ele as sete e meia, SAIO com ele de manha pra levar os mais velhos pra escola, compramos nosso pao, damos uma volta na cidade, voltamos pra casa, ele brinca e quando vou buscar Ciça as onze e meia, ele acaba dormindo no carrinho na volta do percurso......ok, o almoço dele é atrasado, ja que ele so acorda as duas horas (olha o tanto de sono!!!).
 Bichinho almoça, brinca, as quatro e meia vamos buscar Mathieu e agora com o calor da primavera, ficamos no parque ate as seis, seis e meia......ele chega em casa, janta, brinca, toma banho e DORME!
Nao acorda as tres da manha pra querer brincar e nem fica acordando o tempo todo pra mamar......enfim matei a xarada!

Entao, se eu tivesse um conselho à dar pra maes que vao colocar seus filhotes meio periodo em escolinhas ou creches (lembrando que a MINHA preferencia é ficar em casa pelo menos o primeiro ano, e se possivel os tres anos), eu diria pras maes repensarem a falsa comodidade e colocarem seus filhos na parte da manha.....à primeira vista a gente acha que passa rapido demais e ficamos sem tempo pra nada, mas nao é verdade, fora que outra coisa que percebi ja com Mathieu bebe, é que criança descansada, da sossego! Entao ainda que acordados, as chances de conseguir fazer uma janta em paz ou ate ler um livro, sao bem maiores!

A luta agora é contra o sol que insiste em brilhar ate oito e pouca da noite.......

domingo, 8 de maio de 2011

Abduzido!

Oi, se alguem ai que conheceu o Mathieu, aquele menino docil, gentil, mega obediente de olhos grandes e expressivos, que fala fazendo gestos e gagueja de vez em quando o ver por ai, avisa que a mae dele o procura urgente!




 Serio, alguem carregou meu menino......no lugar tem um outro que esta desobediente ao extremo e com a cabecinha na lua! Ok, ele sempre curtiu "viajar".......Mathieu sempre teve ligaçao com essa coisa de planetas, satelites, ja me disse ate que uma vez grande, morara na lua......mas pombas, ele JA esta com a cabeça por la  e faz tempo! Uma desatençao impressionante, nada tem importancia......o mundo esta acabando? E ele com isso!

Ja fazem duas semanas que me confrontei com a desobediencia extrema, nao é em momentos perigosos ou importantes, sao coisas pequenas mas que fazem uma MEGA diferença no meu dia......arrumar brinquedos? Ele inventa todo o tipo de desculpa quando da atençao ao assunto, senao, na maior cara de pau ele me olha como se fosse surdo! Alias, a boa desculpa é "Estou olhando e brincando com Alexandre, nao posso mae!"

Na ultima terça, na saida da escola perguntei como foi seu dia, pela primeira vez ele respondeu "mais ou menos", teve muito dever pra fazer e disse que foi longo, que ficou na classe da Madame Meziane enquanto os amigos estavam na recreaçao, eu de inicio, leoa que sou, fiquei puta ! Perguntei inumeras vezes como aconteceu pra nao ser injusta com a prof mas ele percebeu que eu iria falar com ela e disse que foi uma brincadeira, que nada aconteceu!
De noite, conversando com Chris, mandei a pegadinha "Mathieu, quem ficou contigo na hora do castigo enquanto seus amigos estavam na recreaçao?", ele vendo TV respondeu "Madame Meziane" hahahahhahaha, pronto, a confirmaçao!
Pensei bem e decidi deixar pra la, esperar uma proxima vez pra conversar com a prof , nao queria chegar acusando sem ter certeza absoluta apesar de no fundo, achar que ele nao estava mentindo.
  Ao abrir o caderno de correspondencia, vi um bilhete da prof querendo conversar comigo, gostei! Boa oportunidade de trocarmos ideia e eu tentar entender o que esta rolando!
   Sexta batemos um papo junto com ele e ela me explicou o que tem ocorrido, Mathieu ultimamente, ainda que sentando sozinho, vira pra tras, conversa com todos (isso me lembra alguem hahahhahaha), viaja na maionese e enquanto todos os colegas ja terminaram o dever, ele mal começou! Nesse dia, a prof ja cansada da situaçao, colocou ele pra terminar durante a recreaçao na classe ao lado com outra prof, quando Madame Meziane ( a outra prof)  perguntou pra ele por que ele nao conseguiu terminar à tempo, a resposta  foi "Tinha uma mosca me atrapalhando, voando perto de mim".............a mulher achou que ele estava de sacanagem, e posso compreender, porque as vezes tenho minhas duvidas se é ingenuidade demais ou se é gaiatisse, e brigou com ele dizendo que ele precisa ser mais serio!
   Enfim, descobri que o comportamento em classe é praticamente o mesmo que tem rolado em casa, a prof disse que ele continua gentil, é um bom menino, mas fala demais e nao faz deveres na hora certa, se distrai grande parte do tempo, vive no mundo da lua! .........sera fase? Espero porque sinceramente, nao estava preparada para uma mudança dessas, de um menino exemplar  ele virou um "surdinho".
Tah, eu deveria ate agradecer que em seis anos ele nunca me deu problemas mas caramba, me acostumei mal!  Acho que talvez, isso seja um  pedido de atençao maior, nao vejo outro motivo, verdade que na correria que tem sido nosso dia a dia, com Chris trabalhando muito, nao temos tido um tempo so nosso, ele tambem nao mais saiu sozinho com o pai pra ir no mercado ou dar uma volta, sempre tem Ciça e Alex junto!
A conversa com a prof parece ter feito ele entender que algo vai mal, ele ja teve uma melhora de 30%  nesses dois dias mas eu quero mais!
Decidi pegar firme com ele nos deveres de casa, estava relaxando pois nessa idade nao é obrigatorio e eu achava demais ele ter atividades em classe e em casa depois de um dia inteiro na escola mas por outro lado, talvez esse momento com ele traga disciplina e possa treina-lo a ter momentos de concentraçao, talvez ele pegue a manha de ser mais rapido nas atividades.
Mais uma vez, isso tudo serviu de liçao pra mostrar que criança pode ate nao mentir, mas nem sempre consegue contar os fatos de maneira exata, que antes de sair soltando fogo em cima da prof, é bom se acalmar e conversar! Se eu tivesse me deixado levar pelo discurso de sofredor dele e chegasse enfiando o pé na jaca, iria complicar o avanço dele ja que pra isso, eu e a prof precisamos trabalhar em conjunto e criando animosidade entre a gente, esse trabalho nao seria possivel!
 Enfim, depois de um tempo com mudanças aplicadas, volto pra dizer se funcionou.......espero que sim, quero meu Charlie * de volta!




* Desde que a Cris me deu o DVD do Charlie e Lola, ambas vemos Mathieu e Ciça como tais........incrivel a semelhança! Alias, tem ai algum episodio onde o Charlie perde o rumo???