segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Voce deixa???? e por que nao???

Toda vez que falamos sobre passeios escolares pela PR a maioria é terminantemente contra, nao, nao e NAO!
Verdade que nem sempre a realidade de cada uma ajuda, nem toda escolinha e organizada e por ai vai, MAS tambem nao sei o que me faria deixar meus filhos numa instituiçao que eu confio "pela metade".

Outro ponto que percebi é o medo da responsabilidade, tipo ter em maos filhos dos outros nem é frio na barriga, é congelamento Brastemp....eu bem me lembro que cresci ouvindo isso de mamae e de minhas tias, mas percebi dois pontos, falta de saco travestida de medo (desculpinha basica) e o efeito "espelho", quem caça culpados em toda situaçao e come o figado dos presumidos, tem medo de se ver sendo comido vivo, tanto que esse "medo" tambem é citado em topicos sobre festinhas infantis onde os pais nao acompanham os pequenos.

Nao vou ficar criticando escolha alheia nao, ate porque, feeling as vezes salva muita gente, mas vou falar um pouquinho do lado super bacana dos passeios escolares que muita gente nao conhece e afirma nao fazer falta pro seu pequeno.

No inicio do ano, junto à uma infinidade de papeis à preencher, recebemos um imenso questionario sobre saidas escolares, onde voce detalha tudo sobre a criança, vai do nome do médico de familia à atestaçao do seguro que cobre eventuais problemas passando por muitos numeros de telefone pra voce ser achado a qualquer momento!
Ali voce autoriza seu filho à participar das saidas promovidas pela escola e à ser exposto à fotos no seio da escola.
A questao das fotos é algo bem legal, toda atividade ou saida é fotografada pela professora e exposta num cadernao que no fim do ano as crianças trazem pra casa e guardamos de recordaçao, as fotos sao escaneadas em A4 mas a maioria é bem nitida.

Aqui sao muitos passeios ao longo do ano, muitos de graça bancados pela coperativa escolar, que sao doaçoes que nos pais de alunos fazemos duas vezes por ano, e outros bancados parcialmente, onde rola contribuiçao de no maximo 3 euros!
Esse esquema permite que crianças de familias menos favorecidas tambem participem pois deixa bem mais barato cada saida ao longo do ano, ponto pro beneficio coletivo!
Sao muitas idas à mediateca onde rola animaçoes das bibliotecarias, contos, insentivo à leitura e à inscriçao da criança, à ludoteca, onde eles aprendem à jogar jogos de tabuleiro, cartas e outros com objetivo de ensinar à dar a vez, perder, esperar....sessoes no cinema (o da cidade oferece uma de graça à cada turmaescolar da cidade uma vez por ano), espetaculo infantil na sala de teatro da cidade, idas à floresta pra repararem nas mudanças da estaçao operando na paisagem, colheita de nozes, champignon....enfim, sao muitas opçoes que complementam o que é falado na salinha.

Geralmente essas saidas sao organizadas da seguinte forma, a prof manda recado uma semana antes pedindo autorizaçao e ajuda de pais disponiveis pra acompanhar, geralmente é um adulto pra quatro crianças (de 2 anos e 8 meses em diante), se nao tiver quantidade adequada de adultos,o passeio é anulado, mas nunca aconteceu.....eu ja fui algumas vezes e Chris tambem!
Quando cheguei aqui,ficava boba de ver as crianças pequeninas andando em filas de dois em dois, maosinhas dadas ao coleguinha pelas ruas sem problemas, nunca vi um correr, fugir, desobedecer..... é muito legal!
Muitos pais tem medo da "obediencia", do filho sair correndo, posso afirmar que criança longe dos pais e em coletivo se comporta de forma beeeeem diferente e mais disciplinados!

Pro Mathieu foram tres passeios super marcantes, a visita ao corpo de bombeiros onde eles conheceram a "caserne" e viram um pouquinho do dia à dia e das instalaçoes, uma visita ao atelier KAPLA (Chris foi junto!) onde eles foram brincar com esse brinquedo simples (sao barrinhas de madeira) e ver imensas construçoes feitas com o mesmo e por fim a ida à Paris onde teve subida na Torre e passeio de Bateau Mouche, pena que no primario as saidas nao sao fotografadas.
Ja Ciça elegeu como preferidas a ida à fazenda, onde ela deu mamadeira pros cabritinhos e viu diversos animais e a floresta onde ela colheu castanhas, folhas de outono e outras coisinhas pra fazer um mural bacana.

Muitas pessoas acham bobagem, mas diz ai, quantos pais tem saco pra saidas "pedagogicas" com seus fihos? Quantos trocam uma ida ao shopping + praça de alimentaçao por um pic nic num parque municipal? Eu ja vi muita gente reclamando que em suas cidades nao tem NADA de interessante, ok, ate acredito que em muitas falta sim estrutura pratica, mas tambem tenho certeza de que com criatividade,a escola ou ate os pais por iniciativa propria tem como promover essas "atividades" simples, afinal, qualquer buraco urbano tem um pedacinho de natureza ou cultura....mas é aquele comodismo cultural pratico, quem passa uma hora no carro pra se fechar em shopping, geralmente reclama de fazer meia hora pra mostrar uma cachoeira ao filho!

Outro ponto lembrado pela Renata Cristina (prof e amiga virtual) é que esses passeios para alunos da rede publica as vezes sao a unica oportunidade de lazer cultural, me lembro de uma tia que por diversas vezes levou turmas da rede municipal no forte de Niteroi com parada na praia, nao parece grande coisa, mas foi depois disso que com consternaçao me dei conta de que ainda que estejamos a 40km da praia (No Rio, claro!), muitas dessas crianças nunca tinham visto o mar!

Enfim, eu sou totalmente à favor dos passeios escolares, se nao tenho confiança na escola pra tal, nao deixo meu filho nem meio periodo que seja por la.....acho que da pra pais e professores/direçao entrar em acordo e organizar juntos atividades bem legais que so tem à acrescentar à criançada!

Ontem escaneei algumas fotos, a qualidade nao é otima mas mostra alguns passeios ja feitos por Mat e Ciça com a Charles Perreault!

Nessa temos Mathieu e sua turminha da grand section no atelier KAPLA!

Aqui foi Ciça ano passado, na petite section coma turma no "Jardin d'acclimatation" em Paris, teve atelier com tema "boticario", pic nic e visita à fazendinha.




Aqui foi Mathieu na ludoteca da cidade...
Ciça e a turminha ano passado na Foresta Marmousets


Ciça esta no penultimo quadradinho, é a primeira do trio de capa de chuva branca!


Algumas fotos das noisettes e castanhas que colheram, de folhagens....simbolos do outono!


Aprendendo a indentificar cogumelos venenosos.....


Aqui foi nas vinhas da cidade no parque do Bois Saint Denis, onde aprenderam sobre estraçao do suco, colheita.....


Turminha do Mathieu....




Colheita e degustaçao de uvas.....


Aqui Mathieu foi com a turma num apiario.....aprenderam sobre produçao do mel, ganharam um pedacinho de favo pra cada um degustar em casa e fizeram um "bolo de mel".....

Viram so? Sao coisas simples mas super interessantes....bem mais bacana aprender ao vivo que pelos tais "canais educativos" ou outras ferramentas tecnologicas......proximo post falarei mais sobre as atividades feitas dentro de sala de aula no periodo do maternal! Até....

domingo, 18 de setembro de 2011

Agora é coisa séria......acabou a brincadeira!

Volta às aulas, eu querendo mandar bem nos posts mas estou com um teclado sem teclas e borrachinhas....chega a dar ulcera!
Se antes eu ficava imaginando uma forma de redigir algo que despertasse a atençao do leitor, agora eu calculo tudo isso numa formula reduzida onde eu precise menos da letra A, do L e da barra de espaço.....e fica tudo uma merda!

Por outro lado, se nao escrevo quando assunto esta fresco, depois fica sem graça, sem liga.
Se faltar letra ou concordancia, me desculpem mas é tudo culpa do Alexandre.


As aulas ja começaram, muitas novidades, mudanças,tempo de conhecer as novas profs, assimilar e se habituar.
Pra Ciça esta tranquilo, as unicas mudanças sao o horario integral onde ela come na cantina diariamente e o fato de na quinta feira ter uma outra prof comandando a sala, ja Mathieu tem tido dificuldades em ver que tudo mudou.

Todos os dias na saida fazemos o percurso da volta comentando o dia deles, Ciça sempre diz que fez pintura, massa de modelar e Mathieu diz que ainda nao fez nada disso hehehehe, eu fico com pena mas na sexta disse a ele que agora dificilmente ele fara! Acabou a moleza!!!

Sabado foi a reuniao de ambos, como nao tenho o dom da clonagem ou da onipresença, escolhi ir apenas na da escola do Mathieu, sabia que teria novidades importantes , fora que como mae peste que sou, queria sacar se posso me unir às profs (ele tambem tem duas!) ou se em caso de problema mando logo muniçao pesada.

De cara gostei das duas, honestidade é comigo e achei otimo elas nao so mostrarem serviço mas tambem dividir certas dificuldades e problemas pedindo nossa ajuda, um exemplo é a questao da leitura...ela nao tera tempo pra fazer todos os alunos lerem em voz alta na frequencia que deveria, entao nos pediu pra repassarmos a leitura com eles de vez em quando.

O programa esse ano é pesado, enquanto ela dizia tudo o que Mathieu tera que aprender, eu so tinha vontade de gritar " Deixem meu filho ser criança e brincar em paz!!!".
Ok, nao é tortura, infelizmente é necessario mas eu me pergunto ate que ponto! Outro dia estava lendo uma discussao interessante onde alguem sugeriu uma enxugada no programa que permitisse as crianças de aprenderem com calma e apenas o que é realmente necessario.....concordo! Tentam faze-los decorar ou "assimilar" o maximo num curto tempo mas sera que isso nao impede deles terem uma base realmente solida? Se a preocupaçao nos primeiros anos fossem apenas leitura e contas simples, o resto viria com mais facilidade depois?

Enfim, eles vao continuar pegando firme no frances, teremos no minimo quatro conjugaçoes verbais à decorar, ops! - aprender....aquela coisa de buscar sujeito e afins da frase, em matematica contar ate mil, somar, subtrair e multiplicar....duas aulinhas de ingles por semana, noçoes regionais pra geografia, higiene e alimentaçao em ciencias.....no fim é tanta coisa que da medo!

Eu sei que ele vai aprender, mas meu medo é a desmotivaçao quando ele afrontar a realidade do trablho duro, nao sei se ele tem maturidade pra tanto e vendo pelos colegas dele que convivemos,a maioria esta na mesma situaçao!

Uma outra mudança sera a nota de comportamento....esse ano nao tem mais, terao conselhos semanais de acordo com o tempo onde o aluno pedira permissao pra adiquirir uma "faixa" e os proprios colegas votarao em cima do comportamento dentro e fora da sala,a professora tem poder de veto e sao tres faixas, amarela, laranja e verde.....cada uma indica um posto na sala de aula, tipo chefe da sala, ajudante ... nao "decorei" as tres hahhahaha!

Ja vi que eu que nao curto dever de casa vou penar, eles tem sim pequenas tarefas mas como leitora assidua, confesso que vou me atirar no poço se Mathieu completar 15 anos lendo como uma maquina, sem entonaçao, sem assimilar o que lê.....entao decidi me aplicar e aproveitar que ele adora leitura e que temos uma biblioteca ao lado de casa pra insentivar e ler com ele em voz alta, alias, pra mim vai ser bem produtivo porque vou ter a oportunidade de enfim decorar conjugaçoes verbais com precisao, ja que eu falo bem , conjugo a maioria certo meio à frases mas se pedir pra conjugar na lata sem nada, eu nao consigo !

No fim da reuniao, reparando na sala de aula, tive a ideia de tirar fotos para mostrar à voces como é uma salinha de primario por aqui, e levando em conta que em dias de aula pais nao sao permitidos rondando dentro da escola, fora que estou sempre com Alex impaciente e Ciça fofuxa, pedi permissao à prof que achou curioso e aceitou de imediato e fiz com o celular mesmo.....a qualidade deixa à desejar, ainda mais que a salinha ainda tinha pais em fila querendo um breve tete à tete com a prof e tive que fazer malabarismos para corta-los....mas ja da pra ter noçao!

Ahh, lembrando que eu farei um comprativo com à minha bagagem escolar no Brasil, nos temos inumeras escolas com pedagogias diferentes e ate no ensino publico rolam diferenças.....fora que terminei o primario ha mais de 20 anos, tempo suficiente pra muita coisa mudar!
A primeira diferença que notei foi a mesa atras, e nao na frente dos alunos, prof vai à frente praa ensinar mas estando atras, ela observa todos sem ser observada, astucioso!





Ali da pra ver uma mini biblioteca e o computador da sala, ela explicou que a informatica sera usada mas pouco, eu adorei......Mathieu ja sabe usar PC e sinceramente, nao vejo vantagem nenhuma, ferramente total desnecessaria na idade dele!


Meu primario todo tinhamos paineis lindos dentro da sala, fazia parte do magisterio as profs serem caprichosas e talvez rolasse ate competiçao velada do tipo qual era a classe mais bonita....na maioria das vezes eram paineis sobre questoes e festas culturais, estaçoes do ano, me lembro que voltava das ferias de julho doida pra ver as novidades e a mudança de decoraçao, tbm tinhamos desenhos lindos no quadro negro semanalmente dependendo da professora....aqui é diferente, a maioria ds salas sao enfeitadas ao longo do ano com o proprio trabalho das crianças, senao, tudo é muito funcional....ao longo da sala temos o alfabeto inteiro, numeros, noçao de esquerda e direita, mapas, um grafico do tempo abaixo do quadro que vai da pre-historia ate os dias de hoje, quadros com a divisao dos grupos e um outro sobre a aquisiçao das tais faixas coloridas mostrando quem é o chefe atual.









Achei esse detalhe fofo....um pequeno cartaz com o nome dos alunos que usam oculos na turma...olha Mathieu ai!












Nesse aqui rola um lembrete pras crianças se lembrarem qual é o caderno de rascunho, matematica, frances...tudo por cor!





Uma mostra do trablho feito com as crianças enfeitando o corredor!





Um pedacinho do patio!









Enfim, um pouquinho da Leon Dauer......edificio do seculo 19 que era pensionato de jovens meninas, foi requisitado em 1914 pelo estado maior e regimento de militares franceses durante a invasao da regiao em torno do Marne, retornando apenas em 1926 como instituiçao educacional, onde deram o nome do prefeito da época, Leon Dauer.

Achei um site muito legal que mostra o patrimonio frances e nele tem varios pontos aqui em Villiers....alias, conta a historia da cidade!

http://fr.topic-topos.com/ecole-leon-dauer-detail-villiers-sur-marne

http://fr.topic-topos.com/villiers-sur-marne

Voila! Vou ver se consigo permissao no maternal da Ciça pra fazer o mesmo e por aqui!

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Cara nova!!!!

Ha tempos que estava querendo mudar a cara do blog.....Alex nao tinha nem seis meses quando tirei a outra foto, Ciça ainda com cara de baby.......inumeras tentativas de tirar uma foto dos tres juntos, mas começo a achar que aquela foi unica, esse tipo de coisa que so ocorre uma vez na vida!
Inexplicavel....sempre tem um virando, quando Alex olha, Mathieu sai de olhos fechados.....nao da!
Eu sou nula em montagens e afins mas tentei a sorte, tah......gostei porque meus filhos sao lindos e nao tem como achar feio, mas nao sei se minha sede por mudanças vai parar por ai........mas pelo menos mudei e essas sao as carinhas mais que atuais dos meus filhotes!
Espero que gostem.....e dêem dicas! bjos