sexta-feira, 20 de abril de 2012

Segurança pra falar sobre insegurança ? é confiança!

Ultimamente a criançada aqui agarrou no DVD do musical "Magicien D'OZ",eles ganharam o DVD ja tem um ou dois anos mas eram novinhos, na época nao viram nem 10minutos, nao tinham maturidade pra entender e obviamente nao se interessaram.
Como enjoaram o Charlie et la chocolaterie com Johnny Deep, acharam logo outro pra rodar sem parar no aparelho.
O horario que eles mais curtem é quando voltam da escola cansados, e o tipo de DVD que tem colado aqui sao musicais (quem tiver ideias, agradeço!).
O do Charlie e a chocolateria pegou por esse motivo, pelas musicas e pelo visto, o Magicien D'Oz tambem.
Esse é uma peça de teatro musical, o cenario é fofo e as musicas tambem, mas e o que isso tem a ver com insegurança e confiança? Explico!
Mathieu ontem enquanto eu e Chris acompanhavamos ele durante o banho, veio dizer que ele estava com um pouquinho de medo, que ele adora o DVD mas no inicio tem uma cena onde aparece no palco a sombra das pernas da bruxa, e que por mais que ele tente tirar isso da cabeça, ele nao consegue.
Nao é a primeira vez que ele fala sobre isso, ou sobre um receio dele.....Chris ficou la conversando com ele enquanto fui colocar Alex na cama e na volta, estavamos conversando sobre medo e ele me disse que gosta que eu durma com ele nesse momento, que ele dorme tranquilo sabendo que estou por perto, prometi dormir com ele enquanto ele tiver necessidade e ele foi pra cama, sozinho!
Como todo dia à noite, rola um papo na cozinha, Chris fuma seu cigarro tranquilo e eu bebo um café ou me entupo de chocolate e ontem ele comentou um fato bacana, Mathieu se sente seguro pra falar sobre seus medos e seus problemas conosco, ou seja, confia na gente!
Ele lembrou que na época dele, ja bem mais velho, ele tbm tinha medo mas nao ousava falar pros pais, que isso era visto como palhaçada de criança, como infantilidade o qual voce nao precisa dar atençao porque "passa".....lembrou de quantas vezes ele foi dormir com medo e sem ter com quem conversar ou se abrir.
Ja eu, conseguia dizer pra mamae que tinha medo e ate era atendida, tanto que por muitos anos ja depois de velha, nao dormia sozinha, mas tambem nao conseguia falar abertamente de qual era meu medo, e isso Mathieu fala sem problemas.
Por que? Acho que pelo fato dele nunca ter sido ignorado, de ter tido atençao e apoio a cada vez em que pediu ajuda e veio nos contar um medo ou um problema.
Outro fato que acho legal é ele continuar assistindo o DVD, ele adora as musicas, canta varias, sabe as falas de cabeça e se diverte com Ciça interpretando os personagens masculinos enquanto ela interpreta Dotty, mas nao desiste......ele tem medo? Tem.....fica com as pernas da bruxa na cabeça? Ate fica, mas ele encara de frente!
Depois de muito papo na cozinha, Chris e eu fomos dormir felizes, pela segurança e confiança que Mathieu demonstra ter e por ver resultado no nosso trabalho em parceria!
Entao é isso, minimizar os medos infantis à bobagens pode minar a relaçao de confiança e ao inves de dissipar o medo, alimenta-lo. Importante a criança se sentir entendida, ver que tem espaço pra conversa! As pessoas vivem falando na importancia do dialogo dentro da educaçao mas geralmente pecam em dois pontos, em pensar que esse dialogo é monologo, onde o pai fala e a criança escuta respondendo amém à tudo, e as vezes em começar a dialogar de verdade quando eles ja estao pre adoles (e com problemas acumulados) porque criança nao tem voz, nao tem opiniao, nao tem coisa interessante pra dizer! Nao custa lembrar que a relaçao de confiança começa ainda na primeira infancia, enquanto sao bebes e SEMPRE atendidos e que isso se estende.....aqui em casa eles tem acesso livre e sempre terao, coraçao aberto!
A musica preferida deles e a minha tambem!

Nenhum comentário: