segunda-feira, 14 de maio de 2012

"Bastava um olhar......."





Sempre que rola papo sobre filhos e educaçao, falamos sobre limites, falta de e a frase que mais ouço, ainda mais de quem ja cruzou a quarentena é "Nossa, naquela época bastava um olhar de mamae pra eu gelar/parar/obedecer......" e muitas das vezes, ouço tambem o similar de maes mais velhas, que ja tem filhos pre adole ou adole dizendo a mesma coisa, que basta elas olharem pra paralizar o meliante.
Nao, comigo nao da certo nao.......alias, nunca deu e pelos dois sensos, um olhar desses nunca me pos medo, sempre fui atrevida e esperta demais pra encarar, tinha noçao exata dos limites de quem tentava me intimidar com um olhar, afinal, prestar contas à Jorge Murillo ninguem desejava.
Tambem nao da certo com meus filhos, quando falo isso o olhar das pessoas é engraçadissimo, algumas passam do olhar duro, que "intimida" e poe medo em seus rebentos para aquele olhar de surpresa tipo Regina Duarte em algumas cenas, onde ela se perde com olhao esbugalhado.......pois é, aqui, nao funciona!



"Ué, como assim? Quem manda nessa casa?"------ EU, mas e dai? Sabe por que isso aqui nao funciona? Porque meus filhos nao tem medo de mim, sim, eles sabem que nao vou sentar a mao, nao vou gritar (mentira, as vezes grito sim mas em outras situaçoes), nao vou tirar a pele da bunda de ninguem, nao vou quebrar nada, enfim, tirando a consequencia dos atos deles as quais ELES, crianças inteligentes que sao ja previam, nao tera nada de novo, nada de horroroso!
Acho que nem se eu fisesse aulas na melhor escola de dramaturgia um olhar desses funcionaria aqui em casa, nao da......nao tenho esse poder paralizante e intimidador e tambem nao quero ter, ate porque, eu nao ameaço, eu mando literalmente recados.....nao brinco com limites de ninguem, nem meu e nem dos outros.
Tambem nao tenho interesse em ver meus filhos aparentemente obedecendo por medo, ate porque, isso na primeira infancia onde a confiança é extremamente importante, seria justamente uma demonstraçao de que eles nao confiam em mim, nao me conhece, que tem medo das minhas atitudes, que duvidam da minha capacidade......to fora, deixo meu olhar de furia AK47 pros outros!

Nenhum comentário: