sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Evoluçao do Alex no maternal!!

Yes, estou cada vez mais ausente mas esse ano esta tudo muito diferente, a entrada do Alex no maternal e o aparecimento de amigas/colegas que me tomam bem mais tempo do que eu esperava nao me deixa muito tempo pra vadiar na net.

 Ao longo desse mês, Alex aprendeu a cantar , ja senta de vez em quando pra ouvir e falar junto enquanto a prof conta historias, esta falando bem mais, ja olha pra cara de algumas pessoas, inclusive da prof quando chamado, tem feito pequenos percursos à pé, tem se deixado tocar com facilidade por pessoas nao estranhas mas de fora, estabeleceu um "lien" de carinho e confiança com a prof e assistente, tem chorado quando visitas vao embora pq agora ele aproveita pra valer as pessoas que conhecem, como a madrinha dele e Nan.......acho que por enquanto, so essas!

Ele demonstra gostar da escola, nos dias que nao tem aula, ele pega os sapatos e vai pra porta dizendo "école!!", mas uma vez por la, apesar de entrar sem resistencia, ele fica perdido.
Ainda requer muita atençao da prof e assistente e durante as brincadeiras no pàtio, so fica bem se uma delas presente o tenha em suas maos!
Ahh, uma grande mudança é ele fazer carinho nas duas........ele teve sorte, ambas gostam de abraçar e dar colo à criançada e ele aproveita plenamente disso!

Foi sugerido pela prof um encontro com Madame Dion, a Psicologa da escola.
Bom, o ultimo encontro que tivemos, onde o assunto ainda era Mathieu, foi bem complicado, eu gravida do Alex com Ciça no colo, 5 pessoas (prof da época, diretor, a psi e mais duas assistentes!) na sala me intimidando, tentei entrar no combate, nao perdi mas sai de la com raiva!
O diretor desde entao me evita, sempre respeituoso mas nao puxa assunto comigo nao.
Liguei, marquei e hoje de manha conversamos bastante! Por incrivel que pareça, foi agradavel!
Quanta diferença faz uma postura firme.......a mulher parecia OUTRA!!! Me deu razao em praticamente tudo, nao teve coragem de pedir pra eu desmamar e ainda apoiou um desmame gradual pra nao ferir Alex, achou otimo eu estar sempre disponivel (vulgo, em casa) pras crianças.....tudo muito diferente!
Sim, eu sei que ela nao curte attaching , que tem suas criticas e preconceito mas pelo menos nao me encheu o saco com isso.
Outra diferença, na época do Mathieu ela so sabia falar em PROBLEMA, o discurso mudou e ela repetiu varias vezes que nao, ela nao acha que Alex tenha um problema mas que a dificuldade dele em coletividade TALVEZ venha do fato dele ter esse ambiente muito acolhedor em casa em vista da maioria, mas que tbm nao faz grandes diferenças porque muitas outras crianças choram e nao se adaptam por varios motivos.
Tentou apenas UMA dramatizaçao querendo dizer que ele nao tinha tonicidade porque se jogou no chao, cortei de imediato e ela sem graça se retificou.
Obvio que nao perdi a oportunidade de enfiar em meio a conversa A frase! " è, Mathieu vai muito bem.......de menino problematico que nao falava e nao curtia se socializar foi um dos primeiros da classe a ler!"------- acho que nesse momento ela esta caçando o historico dele pra ver de perto hehehehe!
Enfim, chegamos no acordo de que mal nao fara pegar um RDV com o centro, como rola espera, se no fim de outubro nao precisarmos, é so anular mas que se ate la Alex continuar com dificuldades, nao custa nada passar algumas vezes na outra psicologa para alguns testes!
A prof ficou contente com a minha "ouverture d'esprit" de aceitar de boa esse RDV, pra ela e pra assistente tem sido muito complicado nao somente se ocupar do Alex mas vê-lo perdido em alguns momentos onde ele sofre querendo estar em casa ou comigo.
Enfim, esta sendo mais facil do que imaginei.......e vou colocando aqui a evoluçao do meu bichinho!
Pra quem esta aqui pela França, vai ai algumas dicas nesse meio escolar!

Primeiro, Segurança......gente, a postura faz TODA a diferença e eu ja tirei essa prova por varias vezes.Nao se deixar intimidar é muito importante, mostrar que nao é ignorante e que nao vai aceitar qualquer coisa .

Segundo, parceria!! Em ambiente escolar as coisas so caminham se rolar uma parceria......eu tenho certeza de que Alex ira se adaptar, poderia gritar que ele nao tem problemas e nao aceitar nem o RDV com madame Dion, muito menos o encaminhamento MAS isso tudo demonstra que EU estou fazendo minha parte, eles curtem MUITO isso e la na frente, se eu quiser virar o jogo, terei facilidade e todas as cartas na mao pra COBRAR.......nao adianta atacar logo de primeira, quando mostramos resistencia, o dialogo nao estabelece, eles criam pre conceitos, somos estrangeiros e ai TUDO desanda! Quem sai prejudicado? A criança!

Terceiro, dominio da lingua.......isso tambem muda TUDO, esta ligado diretamente ao item primeiro, da segurança. Muito mais dificil intimidar quem domina o idioma e se expressar de forma correta aqui conta muito, infelizmente porque sei que nem todo mundo chega aqui num nivel bacana de frances, mas se esforçem porque vale à pena!

Nenhum comentário: