quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Eu durmo numa cama gigante!

Bom, que somos adeptos da cama compartilhada e do dormitorio acho que a maioria ja sabe né.......pois é, mudanças rolaram e pra melhor, muito melhor!

Ha uns dois anos, uma vez deitados na cama do dormitorio, alias, eram duas camas de casal, uma ao lado da outra, Chris e eu depois de brincar com as crianças, fazendo planos ,pensamos no quanto seria bacana uma cama que coubesse nos cinco, sem divisorias, sem problemas de espaço.....uma cama gigante!
Nossa, aquilo parecia tao distante, Alex era baby e agora sendo cinco, Chris foi obrigado a ir dormir no nosso quarto sozinho, mas a vontade era de dormirmos todos juntos, tanto que de vez em quando, a gente se apertava um pouquinho e assim faziamos!

Aqui na França, como em varios outros cantos rola um grande problema de espaço, as casas e apartamentos sao pequenos, tudo tem que ser estudado dentro de casa e a lei maior é a de ganhar espaço......com o boom imobiliario e a crise que chegou de vez, os preços estao la no alto, sem previsao de abaixar e assim nos encontramos num ape nao tao pequeno mas tambem nada grande pra acomodar uma familia de 5 pessoas.

Ano passado a falta de espaço começou a me incomodar muito, era Mathieu sem escrivania pra fazer seus deveres e atividades, era eu sem lugar pra guardar absolutamente nada, duas bikes dentro de casa no meio do caminho........basta! Ja que nao vamos nos mudar ao menos por enquanto, salvo um bilhete da loto premiado,queriamos soluçoes ja!

Mais uma vez, entramos no dormitorio/quarto das kids e começamos a caçar soluçoes praticas, talvez uma bicama? nao da, temos Alex sobrando e nao teria como dormir com eles, a opçao de desfazermos a cama compartilhada tambem nao nos satisfaz.
Eu nao compraria nunca cama de solteiro, acho desperdicio.......entao talvez, uma mezanine dessas prontas com cama de casal......mas e Alex? Continuaria sobrando né! Ficamos um bom tempo quebrando a cabeça ate que Chris, o iluminado, soltou "Bom seria construir uma mezzanine, assim levantariamos as duas camas de casal, construiriamos uma gigante onde caberia nos cinco e ganhariamos toda a surface do quarto embaixo pra fazer mesinhas pras crianças, guardar brinquedos........genial!
Mas onde achariamos isso? Depois dessa ideia, eu (e ele tambem!) nao queriamos mais ouvir nada, queriamos essa opçao, uma cama gigante suspensa,nada do que viamos parecia servir!
Caçamos em tudo quanto é site, opçoes ja prontas nao existia, ao menos nao do tamanho que procuravamos, vimos uma estrutura metalica otima, mas que teria que vir da Espanha e pesava nao sei quantas toneladas, ou seja, desabaria o predio......merde, merde, merdeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!

Por fim, Chris decidiu que teriamos que por maos à obra! As vezes parecia simples, outras uma complicaçao mas vamos em frente porque somos cabeça dura e nao aceitamos derrota!

Chris lembrou do Alex, namorado da Natalia, filha da Sueli, minha sogra numero dois! Ele é super talentoso para essas paradas, o cara é fera, ele trabalha com telhados, especializado nasqueles antigos e complexos, mas esta acostumado à fazer de tudo um pouco e o que pra gente parece uma complicaçao, pra ele é apenas um LEGO gigante, uma diversao!

Logo de primeira ele curtiu a ideia, ficou de achar a madeira pra gente com um conhecido, so precisaria das medidas e de um desenho pra dar uma ideia.....desenhar é com Chris né, entao tranquilo!
Desenho feito, madeira adiquirida, faltava apenas tempo......Alex trabalhando muito, Chris mais ainda e a mezanine apenas no papel!

Mês de novembro ja pela metade e vem a confirmaçao de que mamae e Lipe iriam vir passar dois meses e meio com a gente, nao daria mais pra esperar.........começou a corrida contra o tempo!
Tempo frio e chuvoso, muito vento, muito telhado descolando, logo muito trampo pro Alex.......por fim, conseguimos marcar tudo e no dia em que mamae chegaria, nos montariamos a mezanine!

A montagem foi simples e rapida, Alex realmente fez tudo como um jogo infantil, ele ja tinha testado no quintal do meu sogro entao ja sabia exatamente como proceder, impressionante!

Dois dias depois, Chris montou a escada e com o antigo berço do Mathieu, confeccionamos uma porta de barragem pro Alexandre nao ficar subindo!
A primeira regra é essa, ali é apenas pra dormir, nada de ficarem brincando, pulando e se empurrando, nao da pra esquecer que apesar do cercado, a estrutura esta à 1.50m do solo e um tombo dali pode machucar!
De inicio ficamos preocupados mas as crianças ja se acostumaram, as vezes ate sobem pra ler, brincarem um pouco mas todos cuidadosos, Alex é outro que sobe e desce as escadas numa desenvoltura de dar inveja, enquanto eu fico me agarrando em tudo com medo de cair, ele faz pela metade do tempo tranquilinho!

A primeira noite foi magica, bom demais voltarmos à dormir todos juntinhos.......e assim vem sendo desde o fim do ano passado! Aos poucos fomos arrumando alguns detalhes, Chris fez as escrivanias das crianças, tivemos que iluminar ali embaixo, tentar reorganizar brinquedos......mas ainda falta muita coisa, ja que os planos futuros é de tirar de vez o guarda roupa daquele quarto pra ganhar mais luz e espaço!
Para as crianças a mudança foi significativa, o primeiro ponto é que agora nao tem mais lero lero, nao da pra dormirem no sofa de bobeira porque pra levarmos os maiores no colo e subir a escadinha, é impossivel......logo eles nao enrolam mais pra ir pra cama com receio de dormirem sozinhos no sofa!

Outra mudança foi a qualidade do sono, pararam de se mexer a noite toda, ja estava faltando espaço na cama de casal dos dois e eles se batendo, acordavam!
Agora a melhor.......eles estao finalmente aproveitando o quarto deles, ja brincam por la, Alex entao ja passa metade do dia la dentro diminuindo ainda mais o tempo dele ouvindo uma TV ligada na sala e brincando frente à ela!
Ontem, ao estudarmos a retirada do movel, nos demos conta de que tudo o que esta ali embaixo, antes estava na sala! Se antes eu queria sair correndo daqui, agora eu quero mais é aproveitar meu apartamento com esse ganho de espaço consideravel!
Ah, detalhe, a mezanine é nossa "forever", ainda que me mude, a levarei com certeza,é so desmontar e montar novamente!
Achei a ideia sensacional, servira muito quando as crianças decidirem dormir juntos, ainda que cada um com seu quarto, tambem servira pra quando recebermos visitas......acho que nao viverei mais sem!

Vamos às fotos?!!!!!

Aqui embaixo tinhamos duas camas de casal que ocupava boa parte do quarto!







Se olharem bem, tem duas pranchas engavetadas na estrutura com o autorama do Mathieu ja pre montado, é so tirar dali e montar o looping, foi uma maneira de guardar o troço montado e termos menos trabalho na hora de brincar!





Um pedaço da cama.......ficou dificil conseguir fotografa-la inteira!


A escada e a portinha de segurança feita com o antigo berço que estava jogado em cima do armario!





E é isso, agora dormimos numa cama gigante! Uma ideia à principio meio doida mas que deu super certo!