quarta-feira, 27 de junho de 2012

Mimando professoras!

Mais um ano escolar chega ao fim, criançada passando de ano com mérito, otimos resultados (por enquanto hohoho) na avaliaçao, Mat que parou de prestar atençao na mosca, brincar com material e se mostrou super capaz nao relaxando com o cansaço de fim de ano, Ciça que adquiriu um monte de coisinhas novas e ainda na luta com a auto confiança........ele passando pro CE2 e ela pro ultimo ano de maternal!

Mais uma vez, tive muita sorte com a equipe que trabalhou com os dois.
Quando vi as duas profs de Mathieu, gostei de cara......ambas jovens mas com bastante gas e PACIENCIA.
Ja as da Ciça, no primeiro contato eu pensei "Jesus, morreram e esqueceram de enterrar......nao vao dar conta nao!" TOMA.....um puta preconceito, elas sao sim "devagar" quase parando, a assistente ja é de idade mas fizeram um trabalho maravilhoso e Ciça ADORA as duas. Alias, nesse maternal por duas vezes paguei meu preconceito e tive otimas surpresas.
Setembro é Alex que entra e tirando umas tres profs, ja conheço todas, ja sei como trabalham e gosto de todas elas.

Engraçado que quando era aluna tambem rolava isso, as vezes achava de cara um prof super bacana e no meio do ano o mestre virava um bruxo, ja outras, geralmente de personalidade forte, eu achava que ia me dar mal e no fim do ano chorava de saudades! Eu curtia as mais energicas, agitadas, que geralmente nao davam mole e nao soltava elogio facil......era tipo uma questao de honra conseguir um elogio da prof tal, quem nao se lembra da querida Leila de português? foram varios outros, nem sempre energicos, como o Mario Attia, que com todo esforço nao conseguiu me fazer curtir quimica, mas que me cativou como um avô querido! È, o cara aturou mamae e depois foi meu prof tambem........coisas de Iguaçuano!

Mamae trabalhou no magisterio por 16 anos, era prof de historia.
Eu adorava fim de ano, embora ela ganhasse presentinhos ao longo do ano e muitos papeis de carta, no fim do ano chovia caixas de bombom. Eu tinha uma coleçao imensa de papel de carta e  a maioria ganho pelas alunas hahhahahahha............algumas eu conhecia, achava fofo o carinho que muitas tinham por mamae.
Ano passado eu me dei conta ja no ultimo dia de aula que nao tinha comprado NADA pras profs da Ciça e Mathieu,so me toquei ao chegar na porta e ver varias crianças com flores e embalagens nas maos!
 Justo ano passado que foi super importante pros dois.....tinha tanto a agradecer a prof do Mathieu por tê-lo alfabetizado, e as de Ciça, duas Laurence que ja tinham mostrado grande capacidade com Mathieu mas que foram extremamente amaveis com Ciça!!! Me senti super mal!
Nao acho que seja uma obrigaçao, que devemos esses mimos....mas por outro lado, é genuina a minha admiraçao pela maioria dos profs e eu sou sim reconhecedora do trabalho fantastico que fazem com meus filhos.
Foi muito emocionante ver Mathieu lendo suas primeiras palavras, é fofo demais ver Ciça ja escrevendo seu nome, reconhecendo o de alguns amiguinhos, reconhecendo formas....ao longo do ano da pra ver nitidamente a evoluçao deles, e o carinho que eles acabam sentindo por seus professores.

Esse ano nao esqueci, sao cinco profs ao todo,  Ciça tem Danielle, que da aula nas segundas, terças e sextas, tem Muriel que esta com ela nas quintas e Michelle, a assistente ! Ja Mathieu tem Madame Le Bouch nas segundas, terças e quintas, Madame Castan nas sextas.

Percebi que aqui, muitos pais mandam lembrancinhas, muitas flores, caixas de bombom......algumas arriscam outros presentinhos.
Eu decidi comprar Mugs na Maison du monde e encher de chocolate......nao sai caro, é um presente que tem serventia e chocolate a maioria curte, senao da pra proximos!
Cada Mug desses custou 3.50 euros.......um pacote de Kit Kat mini, de kinder chocobon e de Michoko foram suficientes pra encher as cinco xicaras.
Fica a ideia pra quem como eu ficava perdidinha querendo dar algo diferente de flores mas nao sabia o que!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Abrindo oficialmente o periodo das festas!

No primeiro aniversario do Mathieu, realizei que aniversario no inverno é meio trabalhoso e sem graça pro padrao Juliana de qualidade em termos festivos, ai fiquei imaginando, quando tiver o proximo, vou torcer pra nascer no verao.
Imaginava festas em jardim (de quem? hahahhaa), em parques, em qualquer céu aberto com muito sol e calor!
Veio Ciça em Julho, uhuuuuuuu, Alex idem.........comemorei! So que no quarto  ano da Ciça, entendi que nascer no verao tbm nao é garantia, e as vezes PIOR, porque em periodo de ferias, isso aqui fica desertico e bye bye convidados!

Ano passado programei o niver dela pra Agosto, se nao me engano, queria que minhas cunhadas estivessem aqui, pensei no calor, no parque, na decoraçao pra no fim ter apenas UM convidado! Ela nao ficou decepcionada nao, brincamos, minhas cunhadas fizeram A festa com ela, Ines e Gael e tudo foi perfeito pra uma garotinha de 4 anos!

Esse ano, prevendo isso tudo, decidi fazer agora em junho, assim teria todas as amiguinhas dela e ainda ficaria livre no mês das ferias tendo como comprometimento um bolo no dia D.
Escolhi sabado dia 23, penultimo fim de semana antes das ferias, se nao me engano, data que a Karen estaria por aqui, parecia perfeito!
Fiz os convites, comecei a entregar nos corredores da maternal ate que Ciça de ultima hora decide convidar Leonor, mais uma, menos uma nao tem diferença, entao la vamos nos!
Entrego o convite pra mae dela, ela corre pra olhar a data e diz "Zuuuuut, mas é justo no dia da festa da Leo!!!!!!".........................morri! Ai pra completar, vem a mae da Lisa e diz que recebeu o convite pelas maos do marido mas que nao pode confirmar porque ja tinha confirmado a presença da filha pro niver da Leo!
Que fazer? que dizer? Em menos de dois minutos decidi mudar a data, entao a da Ciça fica pro domingo 24! Alivio....meu e da mae da Leo, ja que temos as mesmas convidadas! Weekend festivo pra criançada!

Quanto a organizaçao da festa, esse ano decidi fazer sem personagens......fui na HEMA, uma loja no centro comercial Rosny2 que adoro e comprei quase tudo num tema florido.
Vai rolar bolas e algumas porcariadas baratinhas que achei por la.
O bolo eu ja mudei de ideia N vezes e espero nao mudar novamente daqui ate sabado, decidi fazer cups cobertos de pate à sucre, algo bem parecido com a nossa pasta americana!
Tambem previ dois tipos de atelier diferente pra meninada, confecçao de mascaras e pintura em quadros com carimbos.

È isso, to sumida sim porque planejar niver tendo duas horas de parque diariamente esta me matando, mas deixo aqui a dica pra quem quer fazer um niver pra criançada gastando pouco, ou ate fazer um lanchinho pro dia à dia com amiguinhos, na HEMA tem tudo, ate coisas pra saquinho de surpresa como doces e pequenas prendas!


E simbora pra bateria de festas. Vai ter essa com amiguinhos, bolo em casa, aniverssario do Alexandre na Su, talvez uma terceira comemoraçao pra Ciça la tambem.......dois meses comemorando!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Vao se as madeixas, fica a cabeça!

Fim de semana agitadinho......começou com brocante, batucada na janela, sorvetinho  e parque!
No parque, encontramos os amigos de sempre, criançada brincando e aquela dificuldade de dizer adeus.....Mathieu e Jules querendo prolongar a brincadeira, Jules nos convidando pra "àpéro" na casa dele, a mae sem graça dizendo "um outro dia" , eu querendo mandar um "au revoir"........ e eis que rola um convite pra Mathieu ir entao pra la na tarde do dia seguinte! All right.......mas como nao sabia se era so convite à brasileira, preferi deixar no ar.
Domingo, tomo meu café conferindo as news no face e vejo Céline confirmando o convite.....Mathieu ficou feliz, Ciça ja querendo se convidar, ate que tive a ideia, Mathieu ficaria la pra brincar com Jules e de troca eu traria Heloise pra brincar com Ciça!

Chegamos la, criançada euforica....trocamos de filhotes e vim pra casa!
Preparei lanche pras meninas, teve de um tudo, Chips, morango, azeitonas........maior mistureba, elas iam pedindo e eu de garçonete servindo, tudo na maior tranquilidade com o DVD do "Era uma vez" passando.
De vez em quando rolava umas gargalhadas vindas da tenda, eu ia bater olho e tudo na normalidade. Ciça me pede uma tesoura (ALERTA MAXIMO!) pra cortar um fio da Minnie, eu dou e ja conhecendo a filha que tenho, digo pra tomar cuidado e nao sonhar em cortar cabelos, pq ela ja fez isso varias vezes. O que eu nao tinha me ligado é que as vezes esse tipo de aviso acaba sendo uma IDEIA, algo do tipo "Se joga, fia!".

A meninada sai da tenda, me pedem mais azeitonas, eu trago, tiro fotos das duas e nao percebo NADA......acho que foi ai que Ciça se encorajou a continuar, pq se a otaria da mae dela nao viu nada, é porque o corte nao foi suficiente, né?!!!



Depois das fotos, vim dar atençao pra Alex que estava ranheta sem conseguir dormir......ahhh, entre tempo, pedi a tesoura de volta, mas esqueci que ela tinha outra no bureau dela junto com os lapis de cor.
Estou com Alex no peito tentando faze-lo dormir, vejo as duas rindo correndo pro banheiro, porta bate como sempre e decido ir atras.....;banheiro geralmente é lugar de besteira né, molhadeira, sabonete liquido despejando........minha surpresa foi enorme ao chegar la e dar de cara com as duas rindo e Ciça na frente do espelho conferindo o resultado! A reaçao? foi rir.......de nervoso, de graça, de tudo!
Cabelos espalhados pelo tapete, agarrados na roupa e eu sem saber o que dizer, no fim disse à amiguinha de Ciça que a mae dela ia dar um esporro em nos tres (como se eu fosse criança!), porque né......CADE A MAE DESSA MENINA?
Descobri cabelo na tenda, no chao do banheiro, no lixo, no ralo da pia.....como Ciça tem cabelo, alias, TINHA! Guardei uma mechona no Ziploc pra prosperidade! A sorte foi que Ciça so cortou (nao sei se foi ela ou a Helô!)  apenas uma mechinha da Heloise.......detonar, so o cabelo dela!
Agora ela diz que esta metade menina, metade menino......."To bonita, mae?"
Eu achei uma graça, preferia o ANTES mas agora ja era......ja cortou, é esperar crescer! Chris tbm achou fofo, concorda que ela fica linda de qualquer jeito!
Hoje de manha quando ele chegou, antes de ir pra escola ela foi mostrar toda orgulhosa o feito, alias, ela esta realmente se achando linda, disse que cortou pra ver como ficava, que queria fazer como uma  coiffeuse.
Hoje é segunda, vou ter que denichar outro salao porque  a minha cabelereira (agora ja tenho uma pra chamar de minha!) so trabalha amanha.
Olha a gracinha ai :



Enfim, é isso....metade das madeixas se foram, algumas outras irao mais tarde mas o rostinho lindo continuara ali! Problema agora vai ser as maes das amiguinhas liberarem suas filhas pra uma tarde aqui no hospicio Beaup na festinha de niver da Ciça, imagina o medao de entregarem suas filhas cabeludas e encontrarem semi carecas?