sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Evoluçao do Alex no maternal!!

Yes, estou cada vez mais ausente mas esse ano esta tudo muito diferente, a entrada do Alex no maternal e o aparecimento de amigas/colegas que me tomam bem mais tempo do que eu esperava nao me deixa muito tempo pra vadiar na net.

 Ao longo desse mês, Alex aprendeu a cantar , ja senta de vez em quando pra ouvir e falar junto enquanto a prof conta historias, esta falando bem mais, ja olha pra cara de algumas pessoas, inclusive da prof quando chamado, tem feito pequenos percursos à pé, tem se deixado tocar com facilidade por pessoas nao estranhas mas de fora, estabeleceu um "lien" de carinho e confiança com a prof e assistente, tem chorado quando visitas vao embora pq agora ele aproveita pra valer as pessoas que conhecem, como a madrinha dele e Nan.......acho que por enquanto, so essas!

Ele demonstra gostar da escola, nos dias que nao tem aula, ele pega os sapatos e vai pra porta dizendo "école!!", mas uma vez por la, apesar de entrar sem resistencia, ele fica perdido.
Ainda requer muita atençao da prof e assistente e durante as brincadeiras no pàtio, so fica bem se uma delas presente o tenha em suas maos!
Ahh, uma grande mudança é ele fazer carinho nas duas........ele teve sorte, ambas gostam de abraçar e dar colo à criançada e ele aproveita plenamente disso!

Foi sugerido pela prof um encontro com Madame Dion, a Psicologa da escola.
Bom, o ultimo encontro que tivemos, onde o assunto ainda era Mathieu, foi bem complicado, eu gravida do Alex com Ciça no colo, 5 pessoas (prof da época, diretor, a psi e mais duas assistentes!) na sala me intimidando, tentei entrar no combate, nao perdi mas sai de la com raiva!
O diretor desde entao me evita, sempre respeituoso mas nao puxa assunto comigo nao.
Liguei, marquei e hoje de manha conversamos bastante! Por incrivel que pareça, foi agradavel!
Quanta diferença faz uma postura firme.......a mulher parecia OUTRA!!! Me deu razao em praticamente tudo, nao teve coragem de pedir pra eu desmamar e ainda apoiou um desmame gradual pra nao ferir Alex, achou otimo eu estar sempre disponivel (vulgo, em casa) pras crianças.....tudo muito diferente!
Sim, eu sei que ela nao curte attaching , que tem suas criticas e preconceito mas pelo menos nao me encheu o saco com isso.
Outra diferença, na época do Mathieu ela so sabia falar em PROBLEMA, o discurso mudou e ela repetiu varias vezes que nao, ela nao acha que Alex tenha um problema mas que a dificuldade dele em coletividade TALVEZ venha do fato dele ter esse ambiente muito acolhedor em casa em vista da maioria, mas que tbm nao faz grandes diferenças porque muitas outras crianças choram e nao se adaptam por varios motivos.
Tentou apenas UMA dramatizaçao querendo dizer que ele nao tinha tonicidade porque se jogou no chao, cortei de imediato e ela sem graça se retificou.
Obvio que nao perdi a oportunidade de enfiar em meio a conversa A frase! " è, Mathieu vai muito bem.......de menino problematico que nao falava e nao curtia se socializar foi um dos primeiros da classe a ler!"------- acho que nesse momento ela esta caçando o historico dele pra ver de perto hehehehe!
Enfim, chegamos no acordo de que mal nao fara pegar um RDV com o centro, como rola espera, se no fim de outubro nao precisarmos, é so anular mas que se ate la Alex continuar com dificuldades, nao custa nada passar algumas vezes na outra psicologa para alguns testes!
A prof ficou contente com a minha "ouverture d'esprit" de aceitar de boa esse RDV, pra ela e pra assistente tem sido muito complicado nao somente se ocupar do Alex mas vê-lo perdido em alguns momentos onde ele sofre querendo estar em casa ou comigo.
Enfim, esta sendo mais facil do que imaginei.......e vou colocando aqui a evoluçao do meu bichinho!
Pra quem esta aqui pela França, vai ai algumas dicas nesse meio escolar!

Primeiro, Segurança......gente, a postura faz TODA a diferença e eu ja tirei essa prova por varias vezes.Nao se deixar intimidar é muito importante, mostrar que nao é ignorante e que nao vai aceitar qualquer coisa .

Segundo, parceria!! Em ambiente escolar as coisas so caminham se rolar uma parceria......eu tenho certeza de que Alex ira se adaptar, poderia gritar que ele nao tem problemas e nao aceitar nem o RDV com madame Dion, muito menos o encaminhamento MAS isso tudo demonstra que EU estou fazendo minha parte, eles curtem MUITO isso e la na frente, se eu quiser virar o jogo, terei facilidade e todas as cartas na mao pra COBRAR.......nao adianta atacar logo de primeira, quando mostramos resistencia, o dialogo nao estabelece, eles criam pre conceitos, somos estrangeiros e ai TUDO desanda! Quem sai prejudicado? A criança!

Terceiro, dominio da lingua.......isso tambem muda TUDO, esta ligado diretamente ao item primeiro, da segurança. Muito mais dificil intimidar quem domina o idioma e se expressar de forma correta aqui conta muito, infelizmente porque sei que nem todo mundo chega aqui num nivel bacana de frances, mas se esforçem porque vale à pena!

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Rentrée Scolaire........à volta as aulas!!!

No fim de junho, ja em meio à vibe de ferias, rolou um fato onde resumindo achei uma menininha na rua e passei uns 30min procurando seus responsaveis, soube que a irma adolescente que deveria estar com ela a abandonou ao parque para pelo que entendi ir pra casa com um "colega".
Enfim, Ciça me disse que a menininha era da sala ao lado e na segunda feira fui ate la conversar com a prof dela, pq na ocasiao nao a entreguei nas maos de seus responsaveis mas na de vizinhos adolescentes que a bem conheciam e a levariam la em cima pro seu apartamento.
Foi assim que tive o prazer de conhecer Carine, a prof da menininha perdida/achada!

Eu ja conheço todos os profs da Charles Perrault de vista e maioria foram profs de Mat e Ciça, mas Carine eu so conhecia de corredor e sempre tive otima impressao.
Quando me dei conta de que Alex entraria esse ano, pensei....por que nao ser aluno da Carine? Ela tem cara de ser carinhosa, compreensiva, sei la....sabe quando bate? Pois é, me encantei! Entrou na minha listinha imensa de pedidos no fim da noite Carine como prof do Alex!

Esse ano como disse no post anterior, viajamos de ferias......nao programamos NADA pra rentrée, Mathieu sem lista, eu sem nem ter a confirmaçao oficial de que Alex iria pra Perrault e nao outra maternal e voltamos um dia antes do inicio das aulas! Tempo de comprar o minimo e de passar na porta da escola pra ver horarios e turmas.
Chris é que foi, anotou tudo e chegando em casa a primeira pergunta foi, "Quem é a prof do Mathieu?? O time de Laurences?????"---- Non, uma tal de Carine!!
Preciso dizer o quanto agradeci à Deus? Depois fiquei pensando, vai com calma Juliana.....vai que voce caia do cavalo e a prof nao seja nada disso?!!!!

Entao, primeiro dia nos nos dividimos, Chris levou Mathieu que entraria 8:30 e eu fiquei de levar Ciça e Alex, ja que entrariam respectivamente 8:30 e 9:00 na mesma maternal.
Chegando la, subimos com Ciça e entramos na sala para que eu pudesse preencher uma ficha, nesse momento Alex entrou feliz, sentou-se e começou a brincar.....preenchi, hora de sair da salinha e escandalo! Bom sinal, sera???
Enquanto descia as escadas, o telefone toca, era Chris.....ele tinha subido, eu descido e nao nos vimos!
Ele veio à nosso encontro na porta da salinha do Alex e o mesmo se jogando no chao, queria entrar de qualquer jeito e ainda faltavam dez min.
Bateu nervoso e vontade de rir, crianças sentadinhas esperando, outras ja chorando pq nao queriam entrar e Alex quase esmurrando a porta.
Eis que a porta dos desesperados se abre, a multidao entra, Alex dispara pra brincar com o parking e carros, Chris filma, tira uma foto e a prof faz a introduçao!
Como era primeiro dia, eles so ficariam uma horinha....conversamos com Alexandre, demos tchau e ele nem tchum, saimos e sorte que Chris estava junto porque eu estava uma pilha!
A prof ainda trocou palavras conosco e a unica coisa que consegui dizer foi "Oi, ele ainda nao esta desfraldado, fala pouco pq é bilingue (hahahaa desculpinha hein!) e é altamente selvagem, boa sorte!".......ela riu, disse que daria tudo certo e nos partimos!
Meia hora depois, voltamos e ja na porta da sala ouvia UMA criança chorando chamando pela sua "maman"........ era Alexandre! Ele intercalou choro com brincadeiras mas em momentos onde rolava regras ele nao curtiu. Quando o peguei no colo, foi uma lenha pra tirar um carrinho das maos dele e pasmem, pra sair dali.....ele queria que nos todos ficassemos!
Veio o trajeto inteiro chorando.
Hoje foi o segundo dia de aula (lembrando que quarta aqui nao tem aula!) e eu fiquei apreenssiva, ja que teve um dia vago depois do primeiro dia e pelo fato do Chris nao estar aqui.
Deixamos Mathieu, chegamos no maternal, entramos com Ciça, ele chorou querendo entrar na sala dela, chegamos na dele e o choro cessou, entrou e foi direto pro parking de carros.
Conversei, dei beijos, disse que estava indo e ele nem ai.....sai, falei com a prof e ja no fim do corredor ouvi ele chorando e me chamando! Como é ruim sair e deixar ele ali dquele jeito, mas se voltasse, seria mais complicado!
Aproveitei muito bem minhas horinhas livres, bateu 11:20 e corri pra busca-lo.
Ja na pota ouvi choros, encontrei com Danielle, a ex prof de Ciça que é da salinha ao lado e ela me disse que ele chorou......coraçao apertado, multidao, eu doida pra vê-lo dentro da salinha antes que ele me visse e surpresa.......ABRACADO com Patricia, a assistente! Alias, esse é um dos pontos mara da dupla Carine/Patricia, elas nao so acalentam mas abraçam e pegam no colo! Entrei, dei peito, conversei e ele calmo o tempo todo!
Pelo o que elas falaram, ele chorou, bateu com a cabeça no chao quando contrariado, assustou as duas mas tbm brincou e passou o tempo estendendo braços pra Patricia pra ficar com ela! Saimos e ele voltou feliz e tranquilo pra casa!
Nesses dias vi mudanças, esforço maior pra falar, interaçao maior com os irmaos.......esta sendo bem mais facil do que imaginei!
Nao tenho muitos coments pra falar da rentree da Ciça e Mat porque ambos ja sao maiores, habituados e esse ano nao traz grandes novidades pra nenhum dos dois! Eles adoraram reencontrar amigos, falar sobre ferias, brincar.......estao felizes!
E é isso..........uma nova etapa pros Beaup, daqui pra frente sao os tres escolarizados e eu com um tempinho so meu, ainda que curto!

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Ferias......enfim, todos juntos!

Eu demorei pra entender a importancia que a galera aqui da pras ferias, acho que ja falei que o ano inteiro é programado em vista disso pra maioria das familias, é ralaçao durante dez meses pensando apenas nos dois meses quentes do ano e nao sair de ferias aqui é algo deprimente, à ponto de muitas organizaçoes colaborarem oferecendo ferias em colonia à crianças de baixa renda senao algumas oferecem ate pra familias.

Na maioria dos anos nos iamos pro Brasil, sempre pintou essa duvida,férias por la ou por aqui, as passagens eram um pouco mais baratas e as vezes compensava ir pra la ver a familia à viajar por aqui mas isso acabou, em cinco, fica 5 vezes mais barato viajar por aqui mesmo.
Sempre tinha o detalhe que Chris ficava trabalhando e eu ia sozinha com as crianças.......enfim, pra eles nao configurava ferias, nao nos moldes daqui, afinal eles iam pra minha casa, pro meu canto que de certa forma tambem é deles e a sensaçao de que nunca tinhamos tido ferias era presente!

Esse ano, pegando carona nos beneficios que uma tournee traz e no detalhe da mudança da minha cunhada pra Bordeaux, decidimos passar uma semana fora la por perto, depois de umas rodadas pela net decidimos pela ultima semana de Agosto, ate pela questao das datas do Chris e escolhemos Lacanau Ocean.
Mariane e Noelig ja conhecem bem o lugar e moram a 40min de la.
Continuamos rodando a net e achamos o Airotel, um camping que parecia ser bem legal e bem localizado.
Escolha feita, rolou os preparativos.......o esquema nao é de hotel mas de mobil home à camping simples, nos ficamos com a primeira opçao, entao nesse caso voce leva bastante coisa,  roupa de cama e banho, produtos de limpeza e de mercado , ja que optamos tbm por fazer parte das refeiçoes "em casa".
O resto eles tem, a cozinha é mais completa do que a minha.

Dessa vez nao fiz malas, usei minhas caixas de plastico rigidas da IKEA, uma onde dividi minhas coisas e as do Mat, uma pra Ciça e Alex, uma de roupa de cama e banho e uma pro Chris e algumas tralhas.
Tambem deixamos pra fazer compras na regiao, os mercadinhos do centro vila sao mais caros, assim como os do camping mas em Saint Medard tem Leclerc enorme e maravilhoso com preço normal, no maximo levamos daqui leite, achocolatado, coisas pra lanche e sanduba no caso de bater fome no carro.
Tirando Alex, que é caseiro e prefere sim ficar em casa, curtimos bastante......o lugar é lindo, muitas ciclovias e bem arborizado, é recanto de surfistas e bem mais tranquilo que a Cote d'azur ou o Mediterraneo.
Encontro com o mar é sempre uma delicia à parte, Mathieu e Ciça ficaram facinados, sao praianos mesmo, ate prancha de body ganharam!
Ahh, a viagem de carro foi tranquila, na ida decidimos sair daqui as tres da manha, o lado bom foi eles dormirem boa parte da viagem, a falta de fluxo no transito e tempo fresco mas as ultimas tres horas foram muito cansativas pro Chris.
Na volta partimos de Bordeaux as 19 horas, beeeem melhor! eles so dormiram no fim mas ao menos nao bagunçou tanto o relogio biologico deles e duas da manha estavamos em casa!
Como meu pc esta meio bichado e sao muitas fotos, deixo aqui o link do face, album aberto entao creio que a visibilidade é facil!

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151062525373063.436660.684273062&type=3

Criançada aprovou e estao planejando repeteco, dessa vez eles voltaram cheios de novidades e doidos pra encontrarem com os amigos e falarem das ferias, experiencia marcante com certeza e o fato de termos ido todos juntos, e ainda encontramos Mariane e Noelig foram mais legal ainda!

Voltamos!!!! Sera?????

Dificil recomeçar depois de um tempo longe daqui, a questao é que ate pensem em largar essa coisa de blog....tive que reorgnizar as ideias e me lembrar que um dos objetivos nao era apenas informativo, como no inicio mas tambem registrar algumas passagens das crianças, que seria bacana eles lerem ou ao menos ter algo mais solido que a minha memoria pra contar no futuro e por esse motivo vou continuar, ainda que passa tempos sem escrever!

Nesse meio tempo faltou saco, vontade, criatividade, tema......faltou tusdo e escrever por escrever nao da!
Enfim, tivemos vairas experiencias bacanas e ainda confusa nao sei se ponho tudo aqui, se divido em posts......sera inferno astral? aproximaçao dos 30? (faço 29 mês que vem!!).

Esse ano pela primeira vez tiramos ferias juntos, todos juntos.......ahhh vou contar sim em outro canto! Enfim.......voltamos!