terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Sans aucun doute.....vizinhos é coisa do capeta!

    


Quando cheguei aqui na França, adorava um programa da TF1 que se chamava "Sans aucun doute", a traduçao livre é "Sem nenhuma duvida".
Programa consistia num apresentador bacana e sua trupe de advogados resolvendo problemas pro publico, alguns de serviços pagos nao prestados, imoveis comprados mas com prejuizo e um tema que me atraia muito, guerra entre vizinhos!

Ate entao, nunca tinha parado pra pensar que esse tipo de coisa existia, ficava assustada e impressionada com a proporçao que a coisa tomava na vida das pessoas......nao entendia!
Teve caso de carro quebrado, jardim estragado e ate de cocô passado na parede da casa do vizinho, tudo por conta de desavenças.

Nunca imaginei que um dia iria passar por situaçao semelhante, pra mim é tao tranquilo voce nao pisar na bola e nao dar corda......ate que ainda em Champigny, tivemos problemas com um vizinho louco que ouvia barulho ate quando nao estavamos. Ali a coisa foi breve, ele se mudou e nos tambem saimos logo depois vindo pra Villiers.

Nos moramos no primeiro andar. Quando cheguei, achei que era tranquilo........so tinha Mathieu, conseguia controlar bem, saiamos muito justamente por ter apenas ele e sempre pensei no sossego dos vizinhos.

Naquela época, os mesmos vizinhos de baixo quase todo fim de semana e as vezes aleatoriamente pela semana, ligavam uma musica techno super alta, mas o desagradavel era o baixo da musica que fazia tremer o ape. NUNCA reclamei! Por que? Porque se na casa dele o vizinho nao poderia fazer musica, iria fazer aonde? Nao iria? Pois é.....to errada, sou uma anta e hoje morro de odio por conta disso, deveria ter reclamado e dado um foda-se pro "pisicologico" (à la Morena_ Salve Jorge!) do vizinho!

Tempo foi passando, veio Ciça.....noites de choro, o techno e eu nada!
Veio Alexandre e a politica a mesma.......quinhentas vezes por dia, eu, Juliana a louca gritando "Olha o pééééééééé!!!" _____  " Gente, os vizinhos!!!!". 

E o inverno que ja é uma merda, começou a ficar pior ainda. O que fazer com tres crianças dentro de um apartamento por 5 meses no minimo????

Durante o verao é parque diariamente......mas no inverno as opçoes sao limitadas e ficamos muito em casa.

Ha um ano e meio, a vizinha teve o primeiro bebe dela.....eu tonta, ate ajuda ofereci.

Depois de uns meses, veio a primeira reclamaçao.....as crianças estavam brincando de "gatinho" engatinhando no chao e realmente faz barulho. Eu na hora me desculpei, disse pra ela subir quando sentisse o barulho forte e tals porque eu mesma nem sempre estava vigilante.
Mas à partir dai, comecei a ficar neurotica. NADA pode, dançar, correr......em momento nenhum, dia nenhum.
Tres crianças brincando faz algum tipo de barulho, nao adianta né.......é, que nao brinquem!
Neurose instalada, eu sempre me desculpando quando tinha visitas, sempre perguntando sobre o barulho e o tempo passando!

Ai, no meio disso tudo, rolou um fato interessante. Nos alugamos o ape por um cabinet, mas na época conhecemos o filho da dona....ele fazia parte da gestao. Hoje é so o escritorio. Ha uns dois anos, a irma desse cara, entao herdeira tambem do imovel, se mudou pra ca.

Ela mora no corredor do vizinho e eles tiveram problemas. Eles a acusaram de bater porta de entrada, de esquentar carro na janela deles e outras coisas. A mulher nao deixou barato, num dia onde ele tinha ligado a musica alta, ela chamou a policia.  Ele ficou MUITO puto, eram 13 horas e ele nem entendeu porque a policia veio, mas decidiu reunir antigos moradores pedindo que escrevessem uma carta dizendo que o barulho dele , ou seja, a MUSICA, nao incomodava!

CLARO que os otarios aqui concordaram, claaaaaaro que Chris fez a carta dizendo que cada um com seu barulho.....que eramos tolerantes! Né? Somos mesmo? Quem? ODIO nivel maximo!


O tempo passou mais um pouco, Alex cada vez mais dificil, mudanças, e ele  numa mania terrivel de bater pé......ok, pra ele é super estressante porque ele ja é uma criança diferente e passa o dia inteiro escutando que NADA pode. Conclusao? O muleke bate o pé o tempo todo, quer bater boneco no movel boa parte do dia......mais eu falo, mais ele faz.

Começou o mega problema. Vizinha um dia bateu as onze da manha (é sempre nesse horario!) reclamando que as crianças estavam correndo! Eu estava tentando descansar pq Alex acorda cedo, e quando digo cedo, é CINCO da manha! Entao eu acompanho a ferinha pra sala, fico de olho pra ele  nao fazer barulho ate umas dez horas e depois volto pra cama porque tambem sou gente!

E a coisa foi ficando pior.....eu falando o dia inteiro neles, as crianças cansadas, minha voz sumindo no fim do dia, Chris nervoso pq estava dividido entre as crianças e o sossego dos vizinhos, um INFERNO!

Eu demorei pra perceber que o que eu estava fazendo nao existe, eu estou impedindo meus filhos de viverem, de brincarem.....pago mil contos de aluguel pra que eles passem os dias SENTADOS em algum canto, pra falar mil vezes nos vizinhos caso eles comecem a brincar de se pegar entre eles.
Rezo pra Alexandre entrar nos horarios de sono, nao por mim.......mas pelo estresse dos vizinhos. Enfim, eu vivo de acordo com os vizinhos!

E as reclamaçoes continuaram.......porque o que eles querem, é IMPOSSIVEL!
Outro dia fui filmar meus filhos dançando (estavamos de ferias, liberei UMA musica!) à tarde e no video a primeira coisa que escutamos é Chris se lembrando dos vizinhos........porra, isso é vida?

Dia 31 de dez, eu na cama, as crianças brincando, cochilei e acordei com a campainha quase meio dia.......era a vizinha reclamando de barulho! PORRA, ferias, feriado, MEIO DIA e ela reclamando das crianças estarem correndo! DUAS semanas de chuva, ia enfia-los aonde?

Foi a gota d'agua. Comecei a ficar com raiva porque TODO o esforço que faço, é em vao......eu passo o dia tentando evitar, cortando o natural das crianças pra ouvir reclamaçao ainda assim!


Dias depois, é o marido dela que sobe.......foi dizer pro Mathieu correr quando for pro parque.
Sabado passado, convidei dois amiguinhos do Mathieu pra virem brincar entre 14 heures e 18heures.
Estava enrolando biscoito quando a mulher tocou novamente......nao aguentei!
Dessa vez ela me escutou, disse que estamos tentando nos mudar, que o que ela quer é impossivel, que estou doente (passei tres semanas tossindo a noite toda, um troço estranhissimo!) sem voz, que Alexandre esta cada vez mais nervoso, que as crianças so falam em se mudar, em nao ter vizinhos......breve, que a situaçao esta insustentavel, é inverno e sim, Alex faz barulho e eu tomo banho, cozinho, tenho o que fazer, nao posso passar o dia com ele no colo, e ele nem iria querer!

A bunita so ficava dizendo "éééé, eu entendo.......é, entendo....." PORRA, se entende, entao pra que sobe?

Enfim, nao subiram mais, e eu decidi tambem que agora durante o dia eles farao sim barulho e FODA-SE!  To querendo cair fora daqui MAS enquanto nao sair, vai ser assim.
Eles se aproveitam do fato de sermos tranquilos, porque eles nao tem motivo algum pra reclamar......da mesma forma que moro num primeiro andar com tres crianças e preciso controlar, ELES moram noRDC e precisam aceitar o barulho dos outros. Quer sossego? Va pro mato!
E sao espertinhos......nao podem reclamar com o cabinet porque tiveram problemas com a proprietaria, nao podem acionar policia porque estou no meu direito entao ficam nessa pressao.

Enfim, esse é meu inferno diario.....espero que dure pouco e vizinhos? NUNCA MAIS!
Agora o dia em que cascar daqui, vai ser uma semana de samba na cabeça deles pra deixarem de ser besta!
Outra liçao é que eu e Chris precisamos deixar de sermos idiotas.......a gente tolera de um tudo pela boa convivencia e ta ai, como dizia minha avò, quem muito abaixa, o cu aparece!

2 comentários:

Elvira disse...

Nossa, que horror!!!
Concordo com você: isso não é vida.
Eu moro no 1º andar e só reclamo de barulho de vizinho se for algo muito irritante e depois das 23h (aqui no prédio o silencia é após às 22h) Se já estiver deitada e for durante a madrugada (na andar de cima acho que tam uma "república") às vezes nem levanto pois tenho pregiça de sair da cama e acho que não vale a pena.
No ano passado, os meninos de cima costumavam andar de skate no corredor. Nunca reclamei, só depois das 23h.

Espero que as coisas melhorem e deixe as crianças se divertirem à vontade.

Bjs.
Elvira

Elisangela disse...

Parabéns pelo novo visual do blog! Ano novo, cara nova!