quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Alfabetizaçao e dinamismo!

Mudou o diretor da Dauer e com isso novos projetos apareceram, o ano mal começou e ja estou adorando, tanto que voltei aqui!

Esse ano os pais do CP (alfabetizaçao) foram convidados à assistirem uma manha na escola, nao na classe de seus filhos mas na vizinha, oportunidade para sabermos como se passa a manha dos nossos pequenos , à tarde em complemento, uma reuniao falando sobre a alfabetizaçao e a melhor maneira de ajudarmos nossos filhos nessa nova etapa.

Começamos a manha no patio com eles, Ciça ficou decepcionada, achamos que eu assistiria a classe dela mas pra nao distrair muito as crianças e para evitar que alguns fiquem timidos, eles preveram o lance de trocarmos as classes.
 Eu estudei em escola tradicional, alias, como a maioria da minha geraçao e de maneira alguma vou postar em forma de critica, sou mega grata pelo meu ensino, essa nao é nem de longe a minha intençao, mas é verdade de que ontem so pensava em como essa criançada é sortuda. Tambem deixo claro que as coisas aqui mudam as vezes de uma escola pra outra, depende muito da direçao embora as diretrizes da Educaçao nacional sejam praticamente iguais.

Criançada entrando na salinha, todos em seus lugares, dois alunos correm pra um quatro feito de imãs onde eles trocam a data com dia da semana, mês......voltam pra suas carteiras e a prof vai ao quadro. Eles tem um caderno agenda onde anotam o que vai rolar de importante no dia, esporte, piscina, aniverssario de algum colega......ontem eles anotaram a nossa visita, a prof escreve e eles copiam.

Rapidamente ela pede pra abrirem um outro caderno e faz um ditado silabico, nao dura mais que quinze minutos, a professora sempre em pé desfilando entre os alunos, ajudando, consertando.
Mudança de atividade ainda no mesmo tema, eles abrem outro caderno e agora é uma sessao de leitura das mesmas silabas trabalhadas nesse momento de acordo com uma historia.......cada aluno tem a oportunidade de ler uma, quando  nao conseguem, encorajamento, as vezes ela pergunta a outro colega. Detalhe, a cada pergunta é uma chuva de alunos com mao levantada, boa parte deles querem responder!
Em vinte minutos, mudança novamente de atividade, todos se ajuntando num cantinho da sala onde rola debate e leitura. Detalhe da organizaçao, ela chama por fileiras, a criançada vem sentar de boa se acomodando, sem afobamento, sem desordem.
Ela faz uma recapitulaçao da historia a qual eles tem trabalhado, pede pra eles tentarem resumir,  é importante eles aprenderem a contar a historia com inicio, meio e fim.
Depois da historia recapitulada, uma maneira bem legal de praticar interpretaçao, ela lança frases, eles levantam  braço e dizem se é verdadeira ou falsa.
Uma vez terminado, eles se levantam mais uma vez em ordem indo para seus respectivos lugares,  Mais um ditado de umas quatro silabas e o sinal bate. Um colega pergunta se ele pode levar a bola pro patio, afirmativa e eles saem felizes. Dois alunos que sao chefes se preocupam em segurar as portas enormes do corredor pros outros passarem e assim vao pra recreaçao !

Achei super positivo, aqui eles nao usam mais aquele B + A= BA e acabou, ate porque na lingua francesa  muitas letras  mudam de som ou nao sao ditas, entao eles trabalham com silabas chave, decoram algumas, usam do instinto e fonetica pra desbloquear outros e sempre com uma historia ao fundo, onde eles lembram da silaba de acordo com palavras chaves afichadas num outro mural em classe.
Outro detalhe, a professora nunca passa mais de 20 minutos numa mesma atividade, adorei esse dinamismo, eles nao tem tempo de ficar de saco cheio e se o aluno nao conseguiu de uma forma, nao tem importancia, talvez  conseguira de outra, ela trabalha a mesma coisa de maneiras diferentes onde cada um podera se adequar, nao fica aquela coisa massante.

No fim, eles proporam uma visita à escola, eu ja conheço entao voltei pra casa. No fim da tarde estava previsto uma reuniao entre pais, professores e o diretor , inicialmente eu nao iria, mas Karen veio quebrar o galho de passar uma horinha com o trio e decidi ir.

O tema era o mesmo, eles queriam ouvir as duvidas dos pais, falar sobre o metodo que usam pra alfabetizar, encorajar os pais à confiarem nas profs e nos seus filhos, explicar pra nunca passarem mais de 15min num dever de casa ou numa verificaçao pra nao desestimularem as crianças e por ai vai. Tivemos espaço pra falarmos sobre a experiencia da manha, foi um debate bem legal.
Por enquanto estou super satisfeita, essa mudança de diretor foi otima, ele prioriza a participaçao dos pais, a importancia de um trabalho conjunto em favor da criançada.

Foi super legal ver o quanto a maioria parece estar feliz ali dentro, na minha época era pequeno o grupo que curtia participar, a maioria rezava pra nao ser notado, nao ser chamado, alguns profs criticavam quandocometiamos erros, nao tinha essa questao do encorajamento bem acentuado. A liberdade no seio da escola tbm era limitado, aqui tem muitas regras, é tudo bem calculado com a diferença de que no patio, eles sao realmente livres, correm, jogam bola, pulam corda, elastico.......tudo que na minha época era proibido, rolava aquele medo de nos machucarmos, dos pais culparem a escola e por ai vai, aqui é outra visao.
Sai de la com saudades, saudades de quebrar  regras, de amigos, professores queridos e me perguntando como seria se eu tivesse tido essa mesma oportunidade, espero que eles um dia se deem conta do quao sao sortudos!
A direçao prometeu mais duas reunioes do tipo ao longo do ano escolar, fora outras propostas, vou postando por aqui!


Essas fotos foram as poucas que pude tirar  por la, mas que demonstram a participaçao ativa dos alunos mesmo na decoraçao da escola.......o mosaico la em cima foi feito em 92 por alunos simbolizando os direitos das crianças! Ao longo da mureta, tem inumeras flores feitas de mosaico e pintura por outras crianças, nao consegui fotografar mas ao fundo do patio, perto do gol, tem um muro com pinturas geometricas tambem!

Nenhum comentário: